Do Arco do Triunfo ao Museu do Louvre

Sem dúvida, um dos dias mais aguardados pelos turistas em Paris é o dia de conhecer o Arco do Triunfo, a Avenida Champs-Élysées e o Museu do Louvre. E o melhor é saber que dá pra seguir um roteiro em linha reta por eles! Dica M-A-R-A para quem não fala francês, né?!

A sugestão é começar o dia indo ao Arco do Triunfo e deixar o Louvre para o final do dia, pois explorar bem o Museu pode levar muito tempo e, por isso, é bom que seja a última atividade do dia.

Arco do Triunfo Paris Na dúvida embarque (3) (Small)

O Arco do Triunfo de Paris, construído por ordem de Napoleão, e inspirado no Arco de Tito (Roma), possui em seu interior um museu que conta sobre sua história e construção. O mais interessante, no entanto, é subir as escadarias até o topo, para apreciar uma linda vista da cidade e das 12 avenidas que se iniciam a partir do arco, em formato de estrela. Além de muito bonita, a visão de Paris a apenas 50 metros de altura já emociona!

A privilegiada vista do Arco do Triunfo

arco do triunfo Paris Na dúvida embarque (3) (Small)

Em sua base está localizado o túmulo do soldado desconhecido, em homenagem a todos os soldados mortos na Primeira Guerra Mundial. Todos os dias, ao anoitecer, é acesa a “chama da memória”.

arco do triunfo Paris Na dúvida embarque (Small)

arco do triunfo paris Na dúvida embarque (2) (Small)

Para chegar ao Arco, vê-lo de longe e tirar fotos, as duas melhores estações de metrô são Argentine ou George V, mas para ir direto ao centro do arco é preciso passar por uma passagem subterrânea (já que não há como atravessar a rua até o Arco) ou utilizar a estação Charles de Gaulle Étoile.

O ingresso custa € 12,00 mas o Paris Museum Pass, do qual falamos em outro post, é aceito nessa atração.

Depois de aproveitar a vista da cidade a 50 metros de altura, é hora de descer e continuar o  passeio pela Champs-Élysées, a avenida mais charmosa do mundo, que será o lugar perfeito para seu almoço.

A avenida que também é considerada como a mais bela do mundo possui diversos restaurantes e cafés, desde os mais chiques ao mais simples, e as mais variadas lojas de grife, onde os turistas se esbaldam de tanto comprar. Calçadas largas e bem arborizadas garantem o agito durante todo o dia, até tarde da noite.

Aliás, deixe para fazer compras à noite, para não ter que carregar sacolas durante o dia, e aproveite para jantar em grande estilo na Champs-Élysées. Olha como ela é maravilhosa à noite… precisei compartilhar essa foto, que é uma das minhas preferidas.

arco do triunfo_paris_frança_ Na dúvida embarque

Depois do almoço, siga pela Avenida até o Museu de Belas Artes, instalado nos edifícios do Petit Palais e do Grand Palais, também construídos para a famosa Exposição Universal de 1900, assim como  a Torre Eiffel. No meu caso, como eu queria conhecer o Louvre, não entrei nesse museu, pois seria muita informação para um dia só. Deixei para uma próxima vez.

Logo em frente está a Place de La Concorde, uma praça pequena, mas com enorme importância histórica. No centro da praça está o famoso obelisco Luxor, mandado trazer do Egito, e colocado no exato local onde ficava a guilhotina que, durante o Reinado do Terror, decapitou o Rei Luis XVI, Maria Antonieta, Danton e Robespierre, e muitos e muitos outros. Nas extremidades da praça, duas belas fontes de água que representam o sucesso da navegação marítima e fluvial da França.

O curioso é que o obelisco está alinhado com o Arco do Triunfo e o Arco de la Défense, bem mais ao fundo, possível de ser visto em um dia com boa visibilidade.

place de la concorde Paris França Na dúvida embarque (1) (Small)

 O jardim que liga a Praça de la Concorde ao Museu do Louvre é o Jardin des Tuileries, onde antes havia um palácio que foi demolido. Hoje, o imenso jardim abriga cafés, esculturas ao ar livre, dois museus (o Musée de l’Orangerie e o Jeu de Paume) e o Arco do Carrossel, construído para celebrar as vitórias de Napoleão. Aproveite para descansar um pouco antes de entrar no Louvre, pois é preciso muita disposição viu?!

jardin des tuileries Paris Na dúvida embarque (Small)

Jardin des Tuileries Paris França Na dúvida embarque (Small)

E por falar nele… O Museu do Louvre fica localizado no Palácio do Louvre, que já serviu como forte, sede do governo e até residência da família real. Foi construído por etapas, ao longo de muitos séculos.

É um dos maiores museus do mundo e o que mais recebe visitantes. Possui um acervo completíssimo que vai desde arte egípcia, passando por arte grega, etrusca e romana e, pode acreditar: você ficara pelo menos umas 3 horas lá dentro se quiser, pelo menos, passar por todas as salas.

Claro que o Museu tem seus queridinhos, que são a Vênus de Milo,  a Monalisa, a cadeira onde Napoleão se auto-coroou, e a última carta escrita pela rainha Maria Antonieta,  antes de morrer na guilhotina mas, sobre o Louvre, fizemos um post completo, com todos os detalhes dessa atração.

Louvre Paris Na dúvida embarque (3) (Small)

Louvre Paris Na dúvida embarque (2) (Small)

Louvre Paris Na dúvida embarque (Small)

O ingresso para o museu custa € 15,00, mas vale lembrar que quem possui o Paris Museum Pass pode entrar na mesma atração várias vezes. Então, se não aguentar ver tudo no mesmo dia, não tem problema: volte depois.

Não sei vocês, mas em Paris todas as atrações me dão vontade de repetir, seja o Arco do Triunfo, a Champs-Élysées ou Louvre. Dia longo e proveitoso, que com certeza deixa saudades…

Para saber sobre outras atrações da capital francesa:

Paris

Torre Eiffel

Paris Museum Pass

Quartier Latin e Ilê de La Cité

Montmartre e a Basílica do Sacre Coeur

Vai viaja? Não esqueça de fazer seu Seguro Viagem!

Real Seguro Viagem seguro_viagem Na dúvida embarque_728x90

0 comments on “Do Arco do Triunfo ao Museu do Louvre

2 Pings/Trackbacks for "Do Arco do Triunfo ao Museu do Louvre"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *