Cabo da Roca, como ir e o que fazer no ponto mais ocidental da Europa

A costa de Portugal possui muitos trechos com falésias e um deles é o Cabo da Roca. O enorme paredão rochoso avança sobre o mar a 140 metros de altura, sendo o ponto mais ocidental de Portugal e também da Europa. Eu também poderia dizer que é o lugar onde o vento faz a curva.

Mas prefiro citar o poeta Luís de Camões, que escreveu em Os Lusíadas, ser  local “onde a terra se acaba e começa o mar”. Como contei no post sobre CASCAIS, uma ideia bacana é esticar o passeio até o Cabo da Roca para ter a oportunidade de conhecer esse local tão importante historicamente, além da paisagem natural que é incrível.

Localizado dentro do Parque Natural de Sintra-Cascais, e a meio caminho entre as duas cidades, o Cabo da Roca atrai muitos visitantes em busca de belas paisagens naturais.

Historicamente, essa região de Portugal sempre foi muito valorizada e disputada. Até os fenícios, romanos e mouros passaram por ali na tentativa de ocupar o ponto mais ocidental da Europa.

Cabo da RocaCabo da RocaCabo da Roca

O que é o Cabo da Roca?

“Na geografia, um cabo é um acidente geográfico formado por uma massa de terra que se estende por um oceano ou mar que lhe está adjacente. Um cabo muitas vezes exerce influência sobre correntes costeiras e outras características oceanográficas de seu meio. Um cabo, portanto, é uma península estreita” (Fonte: Wikipedia).

O que ver no Cabo da Roca?

Além da paisagem magnífica e toda a imensidão do Oceano Atlântico, que nos remete imediatamente à história dos portugueses como grande navegadores e descobridores, no local há um farol de 1758 ainda em funcionamento (possui 22 metros de altura e sua luz possui alcance de 48 Km – fonte: Wikipedia), além de um cruzeiro e uma placa em homenagem a Luís de Camões que descreveu o local em seu poema Os Lusíadas, como já citamos.

Cabo da Roca Cabo da RocaCabo da Roca Cabo da Roca Cabo da Roca

♦♦♦ Vai viajar para a Europa? Não esqueça de fazer seu SEGURO DE VIAGEM. É obrigatório e de acordo com o Tratado de Schengen deve ter cobertura de no mínimo 30.000 euros. Faça sua COTAÇÃO aqui e viaje tranquilo.♦♦♦

Como chegar ao Cabo da Roca?

Ônibus -para chegar ao Cabo da Roca saindo de Cascais pegue o ônibus nº 403 no terminal que fica ao lado da estação de comboio de Cascais e em 20 a 30 minutos estará lá. O bilhete de ônibus custa € 6,60 ida e volta.

Cabo da Roca

Carro – na minha opinião essa é a melhor forma de explorar Portugal (pretendo repetir essa viagem de carro). De carro, é possível fazer Cascais, Cabo da Roca, Sintra e Azenhas do Mar de um jeito mais confortável. Há estacionamento gratuito, o trajeto dura 30 minutos e leva o mesmo tempo saindo tanto de Cascais como de Sintra. RESERVE AQUI SEU CARRO e comece sua viagem por PORTUGAL.

O passeio ao Cabo da Roca é rápido. Em no máximo uma hora você já viu tudo, já tirou muitas fotos e já está com vontade de ir embora (rsrs) por causa do vento.

Anota aí: casaco é imprescindível! No Cabo da Roca venta muito (e é um vento bem gelado que vem do mar). Visitei no verão, estava um lindo dia de sol e mesmo assim senti frio e precisei vestir o casaco.

Outra dica é ir de tênis pois o chão é escorregadio e íngreme e ninguém quer cair lá embaixo, não é mesmo?! E, a última dica é segurar firme a sua máquina ou celular pois vi uma turista que perdeu o celular com uma golfada de vento. Ela não estava esperando e, simplesmente, caiu…

Cabo da Roca

Dicas de outras cidades portuguesas?

LISBOA – Guia bairro a bairro

PORTO – dicas de hospedagem no Porto

SINTRA – passeio de 1 dia em Sintra: bate-e-volta a partir de Lisboa

CASCAISo que fazer – passeio de 1 dia a partir de Lisboa

ÉVORA – onde ficar hospedado

ÉVORA – o que fazer em Évora

GUIMARÃES – aqui nasceu Portugal!

AVEIRO

COIMBRA

2 comments on “Cabo da Roca, como ir e o que fazer no ponto mais ocidental da Europa

    • Olá Marcia. Obrigada por seu comentário. Portugal é realmente um país encantador. Se precisar de dicas sobre qualquer cidade entre em contato. Podemos te ajudar, ok? Abraços, Bianca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *