Damme: a tranqüilidade de uma cidadezinha rural e medieval

Para quem está em Bruges procurando opção de passeio nos arredores, a cidadezinha medieval de Damme é a escolha certa. O caminho até lá e a paz do lugar com certeza valem a visita, e um almoço! Primeiro você deve escolher como chegar lá: de bicicleta, pedalando às margens do canal, ou de barco, apreciando a atmosfera natural (sendo que este funciona apenas no verão).

Como fazer um bate-e-volta para Damme?

Quando fiz o passeio preferi o barco, mas agora posso dizer que o passeio de bicicleta deve ser bem proveitoso e talvez mais fácil do que chegar à embarcação. Além disso, Damme não é tão longe e em trinta minutos dá pra chegar pedalando. De um jeito ou de outro, o caminho é pela porta de acesso Dampnort, pelo lado direito do canal. É importante levar um mapa para não se perder.

Na cidade vale a pena caminhar sem compromisso, apreciando a tranquilidade do lugar. A cidade é bem pequena e, no início, até estranhei um pouco o silêncio e os poucos turistas, mas a gente se acostuma e passa a aproveitar o que a cidade tem de melhor: a paz! Lembro até hoje do barulho do vento agitando as folhas das árvores…

canal damme (Small)

É verdade que não tem tantos atrativos para conhecer, mas justamente o pouco que há faz valer a visita. Existe o prédio da Prefeitura, casinhas belgas superfofas, restaurantes, fazendas, uma igreja medieval, um cemitério e alguns moinhos pelo caminho. Bem, listando assim, vejo que nem é tão pouco. O que vale é entrar no clima e desconectar totalmente da agitação que costuma ditar o ritmo das viagens.

Damme Bélgica cidade medieval Na dúvida embarque (Small)

Damme Bélgica Na dúvida embarque (4) (Small)

Damme Bélgica Na dúvida embarque (5) (Small)

Damme Bélgica Na dúvida embarque (3) (Small)

Damme Bélgica Na dúvida embarque (2) (Small)

O restaurante mais famoso e bem avaliado é o Tante Marie (Tia Maria, em português), mas há vários outros pela cidade.

Damme Bélgica Na dúvida embarque (7) (Small)

Damme Bélgica Na dúvida embarque (8) (Small)

Nós escolhemos uma padaria muito simpática com pães e doces maravilhosos, bem em frente ao cais onde o barco aporta. Também servem pratos simples, geralmente massas, todos deliciosos!

Bem fácil de achar, e mais fácil ainda de se encantar, e quase perder a hora para a viagem de volta!

padaria em brugges (Small)

Damme Bélgica Na dúvida embarque (9) (Small)

As árvores que margeiam o canal e os moinhos transformam rapidamente a atmosfera e em poucos minutos você chega a esta área rural que já teve grande importância no passado e fica a poucos minutos da movimentada e secular Brugges.

Não deixe de visitar Damme pois, como sempre digo, conhecer cidades pequenas é a melhor forma de captar a essência de um país. E que país!

0 comments on “Damme: a tranqüilidade de uma cidadezinha rural e medieval

    2 Pings/Trackbacks for "Damme: a tranqüilidade de uma cidadezinha rural e medieval"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *