Dicas das melhores praias em Bali e onde ficar

É verdade que a Indonésia é conhecida por suas praias cujas belezas atraem turistas do mundo todo, sobretudo os australianos, que aproveitam a curta distância de apenas 6 horas de vôo para surfar em um lugar exótico. Mas como saber quais as melhores praias em Bali ou as que são mais badaladas entre os turistas? Nesse post eu apresento quatro praias que conheci, com dicas de quando ir, onde ficar hospedado e o que fazer em cada uma.

A melhor época para conhecer as praias em Bali é nos meses de julho, agosto, setembro e outubro, quando chove menos e as temperaturas são mais amenas.

Isso porque a Indonésia é o país com maior território sob a linha do Equador e isso significa que faz calor o ano inteiro. A média da temperatura gira em torno de 25ºC a 35ºC e o clima se parece bastante com o da região Norte do Brasil: quente e úmido.

Entre novembro e dezembro peguei muitos dias de chuva. Na maioria das vezes, durava uma ou duas horas; mas em Uluwatu foram dois dias inteiros de chuva incessante. Para não correr esse risco, a dica é ficar atento ao período da viagem.

Praias em Bali – Seminyak

Depois de Ubud, Seminyak foi o lugar que mais gostei em Bali, embora sejam cidades completamente diferentes. Enquanto Ubud é uma cidade na montanha, com templos e plantações de arroz, Seminyak é bastante internacional e preserva aquele clima de praia, descontraído e festivo. Restaurantes de cozinha internacional e resorts de alto luxo à beira da praia são um convite para sentar e ver a vida passar.

Seminyak Bali Indonesia (Small)

Além de aproveitar resorts e restaurantes e passear por suas calçadas estreitas, não deixe de assistir ao pôr-do-sol em Double Six Beach. Imperdível!

Aliás, das praias em Bali, Double Six foi a mais interessante e estruturada que visitei: os bares e restaurantes colocam mesas e puffs na areia e os turistas vão chegando para assistir ao por do sol, ao som de boa música e muitos frutos do mar. Cada restaurante possui um tipo de cardápio e de música. Só escolher.

Double six Beach, Seminyak (3) (Small)

Double Six Beach, Seminyak (5) (Small)

Fazer compras é outra atividade quase inevitável porque são tantos produtos interessantes e diferentes que dá vontade de levar tudo. As lojas de móveis e decoração  estão acostumadas com as compras dos turistas e até oferecem o serviço de transporte em container, por um preço não muito caro.

À noite, a dica é passear pela Jl. Kayu Ayarua, conhecida como “Eat Street“, e experimentar seus muitos restaurantes. É fácil encontrar todo tipo de cozinha: italiana, japonesa, chinesa e até grega!

Onde ficar hospedado em Seminyak

Quando comparado a outros destinos internacionais o valor da hospedagem em Bali sai bem mais em conta, o que é uma ótima oportunidade para desfrutar de hotéis maravilhosos.

Opção para quem quer ficar hospedado em um resort luxuoso, com piscina de borda infinita em frente à praia, é o The Seminyak Beah Resort & Spa. Hotel dos sonhos!

The Seminyak Beach Resort & Spa

Já uma opção bem mais econômica é o Seminyak Square Hotel, com uma ótima localização e perto de tudo: restaurantes, lojas e transporte na porta.

O meio termo é o Amadea Resort & Villas Seminyak Bali um resort luxuoso que preza pela localização e tem o melhor custo-benefício dos três. O hotel oferece um farto café da manhã e serviços de lavanderia e massagem, cobrados à parte. Fica localizado na “Eat street” — principal rua de restaurantes— e, como o nome sugere, o Amadea oferece dois tipos de hospedagem: quartos de hotel ou casas para até 8 pessoas, ideal para quem está viajando com a família ou com um grupo de amigos.

Amadea Resort Seminyak (2) (Small)

Praias em Bali – Kuta Beach

Se você está elaborando seu roteiro pela Indonésia, certamente já deve ter lido que Kuta é turística demais e não vale incluir no roteiro. Foi o que aconteceu quando planejava meu roteiro de quase 20 dias por Bali. É verdade que a antiga vila de pescadores se transformou em uma das cidades mais turísticas de Bali, mas nem por isso a cidade deixa de ser atrativa.

Resorts na beira da praia, bares descolados e restaurantes regados a frutos do mar (com bom preço) ainda garantem muita mordomia aos turistas mais exigentes.

Kuta é para quem gosta de surfar, fazer compras, frequentar bares animados e ir pra baladas, mas apesar de ser internacional demais, também é uma cidade capaz de surpreender. Foi em Kuta onde assisti a um dos rituais mais interessantes da viagem: uma cerimônia fúnebre, ao meio-dia, na praia (leia o relato no final do texto).

Por ser um destino de praia, logo pensamos em…. curtir a praia! Mas calma. Em Kuta a praia é mais conhecida entre os surfistas e não é das mais belas, sobretudo quando comparada a outras praias da Indonésia, como Kanawa Island, Pink Beach e as praias de Gili Islands e Lombok.

Kuta beach praias em Bali Kuta beach praia Bali (2) (Small) Kuta beach praias em Bali

Com areia escura e um pouco de lixo trazido pela maré, Kuta acaba decepcionando um pouco nesse aspecto mas, ainda assim, é possível frequentar a praia. No início de dezembro, quando estive lá, choveu bastante e acredito que a maré estava trazendo mais lixo do que de costume.

Interessante observar o muro construído no estilo da arquitetura balinesa em toda a extensão da praia, para evitar que o vento carregasse a areia para a rua. Eu achei que combinou, mas muita gente não gosta.

Kuta praias em Bali

E além da praia? Fazer compras é quase obrigatório em Kuta. Nas ruas  há lojas de todo tipo, das mais simples, que vendem souvenirs, até as mais sofisticadas. E Kuta Square é o point para achar qualquer produto. Além disso, o Beach Walk é um shopping bem moderninho onde é possível achar marcas americanas como Gap, Tommy, Victoria’s Secret entre tantas outras. Era pra lá que eu corria quando começava a chover.

Onde ficar hospedado em Kuta

Como toda cidade turística, opções de hospedagem não faltam: desde as mais baratinhas como albergues e bed and breakfast, até hotéis e resorts super exclusivos. Por estar viajando sozinha pela primeira vez na Ásia, me senti mais segura escolhendo um bom hotel e com localização imbatível.

O Mercure Kuta Bali fica bem em frente à Kuta Beach e tem um preço melhor quando comparado a hotéis próximos. As maiores vantagens são a localização (em frente à praia e na rua do BeachWalk shopping), a piscina no terraço e o fato de ter restaurante que serve as três refeições, embora só o café da manhã esteja incluído no valor da diária.

Bem ao lado do Mercure, fica a entrada para o Hard Rock Hotel Bali que é enorme e maravilhoso, tanto quanto o Alaya Resort Kuta, um pouco mais afastado, mas muito bem avaliado.

melhores praias em Bali

Uma vantagem de ficar em Kuta é economizar no quesito alimentação, já que existem restaurantes de fast food como Mc Donald’s e Burguer King espalhados na cidade. Enquanto em Seminyak , em geral, os restaurantes são melhores e mais caros.

Praias em Bali – Padang Padang e Uluwatu

A região de Uluwatu, no extremo sul de Bali, é famosa por ter algumas das melhores praias em Bali para surfar, mas também por causa do Templo de Uluwatu, de onde é possível assistir ao pôr-do-sol e à Dança Kekak, ou Dança do Fogo.

Além disso, a praia de Padang Padang que aparece no filme Comer, Rezar e Amar, é um lugar bem curioso. A praia é pequena e o acesso se dá por um templo hindu, onde habitam dezenas de macacos. É preciso descer uma escadaria íngreme e depois passar por um caminho bem estreito e escuro entre as rochas.

Padang Padang praias em Bali Indonesia

O ingresso custa Rp 10.000 e foi a única praia em que foi exigido pagamento.

Como contei no início do post, peguei dois dias inteiros de chuva nessas duas praias em Bali e não deu para aproveitar muito. Passei rapidinho na praia de Padang Padang e assim que cheguei ao Templo de Uluwatu caiu um temporal. Nada do famoso pôr-do-sol, mas pelo menos assisti à Dança do Fogo… ficou para a próxima viagem à Indonésia!

uluwatu-1-small

No segundo vídeo produzido sobre a Indonésia mostramos mais sobre o Templo de Uluwatu, os macacos que habitam a região e a dança Kekak. E tem mais sobre Bali: plantações de arroz, templos, pôr-do-sol em Double Six Beach e a famosa Legong Dance. Vai perder?

Onde ficar hospedado

Nessa região não há um centrinho organizado e turístico como em Kuta ou Seminyak. Os hotéis ficam distantes uns dos outros e há bem menos opções de restaurantes. Fique atento ao escolher a hospedagem para não ficar muito afastado das praias e restaurantes já que táxi é fundamental para ir a todo lado e quanto mais longe, mais se gasta com transporte. 

O Pink Coco Bali é próximo da praia de Padang Padagnd e ainda conta com um spa e um restaurante italiano bem ao lado. Outra opção na mesma localização e faixa de preço é o Lullaby Bungalows.

Pink Coco Bali

Essas são apenas quatro das melhores praias em Bali, mas há muitas outras para descobrir. Aliás, apesar de toda a fama, não posso deixar de informar que as melhores praias da Indonésia não estão em Bali.

É verdade! Outras ilhas como Kanawa Island, Pink Beach, Gili Island e Lombok estão se tornando os destinos mais desejados quando o assunto são praias paradisíacas, de areia clara e mar calmo e cristalino. Mas isso é assunto para um outro post… 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *