Domingo de graça em Paris

Estava lembrando do domingo que tive a chance de passar em Paris, e foi um dia tão especial… Acordar cedo e passear pela cidade que ainda dormia, observar aquela calmaria própria do domingo, em que os parisienses não estão correndo para compromisso algum. Foi realmente um dia de graça! E pra começar em grande estilo, café da manhã em um vrai café.

Aí vocês podem perguntar: de graça no sentido de gratuito, gracioso ou uma benção?! Tudo isso! Sim, um domingo em Paris pode ser exatamente assim: abençoado, agradável e grátis! Vem com a gente e descubra!

Paris é sempre uma boa idéia

Começar o domingo indo a uma igreja agradecer pela oportunidade de estar em Paris e ter a possibilidade de assistir a uma missa é algo que poucos turistas fazem. Por que não? Já que a capital francesa tem algumas das construções mais lindas e famosas da Europa, como a Catedral de Notre-Dame, a Sainte Chapelle e a Basílica do Sacré-Coeur, aproveite para visitá-las durante a cerimonial dominical. Você pode escolher a igreja pela proximidade com seu hotel, ou pode ir até sua preferida ou a que fique mais próxima dos pontos turísticos que deseja conhecer em seguida.

Notre Dame de Paris_ Paris_Na dúvida embarque

Além dessas atrações, todos sabem que os franceses têm muito orgulho de sua história, eles amam as artes, têm vários dos melhores museus da Europa (e do mundo) e incentivam o acesso à cultura. Nesse sentido, e para ajudar a difundir ainda mais a cultura, diversos museus e galerias abrem suas portas e permitem o acesso de visitantes gratuitamente no primeiro domingo de cada mês (entre os meses de outubro e março, na maioria dos casos).

Museu D'Orsay_ Paris_ Na dúvida embarque

É claro que não dá para sair correndo de um museu a outro só porque é gratuito. Seria exaustivo e você não aproveitaria nada de verdade. Então, se estiver na cidade no primeiro domingo do mês, escolha dentre os mais caros o museu mais interessante, ou escolha dois museus próximos, e divirta-se! O Palácio de Versalhes, embora não seja em Paris, é o mais caro e, por isso, vale visitar no primeiro domingo, mas prepare-se para a multidão de turistas. Se não pretender sair de Paris o Museu do Louvre é a segunda opção, sem esquecer do Museu d’Orsay e do Museu Picasso.

Depois dessas atividades típicas de um domingo, o passeio pode continuar ao estilo de vida do parisiense, sempre agradável, como só eles conseguem fazer. E como são bons em transmitir essa idéia!

Seja passeando com o cachorro na beira do Sena, onde ficam localizados estandes de livros (outra paixão dos franceses), ou indo à praia artificial na beira do rio, nos meses de verão, passeando nas inúmeras praças e parques da cidade, assistindo a uma partida de Futebol do Paris Saint-Germain ou indo ao Mercado de Pulgas de Saint Ouen para garimpar algumas relíquias, Paris será sempre uma boa escolha.

Paris, rio Sena_ Na dúvida embarque

domindo em Paris_ parque e praça_Na dúvida embarque

E o que dizer dos restaurantes, dos cafés, das boulangeries, pâtisseries e casas de chá deliciosas para experimentar a comida francesa e o tão famoso café acompanhado de doces como o macaron, a tarte citron (torta de limão) e a éclair (bomba)? Hum… Oh là là…. já posso voltar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *