Eurostar: por que ir de trem, e não de avião

Por que usar o trem Eurostar? Uma das maiores vantagens de viajar pela Europa é, sem dúvida, poder fazer os deslocamentos entre as diversas cidades de trem — seja uma viagem econômica ou não, pois os trens europeus são o maior exemplo de respeito, organização e civilidade que conheço.

Além de pontualíssimos, ao bom e velho estilo inglês, andar de trem é uma experiência prática, rápida, segura e barata, quando comparada a outra formas — ainda que, recentemente, o Eurostar tinha voltado às notícias quando imigrantes tentaram com dificuldade e muitas vezes sem sucesso atravessar o Eurotúnel a pé, ou escondidos em vagões de carga, para chegar à Inglaterra. 

Pense no que poderia ser melhor do que o trem. Talvez o avião, dependendo do custo e da distância. No entanto, para realizar o trajeto entre Paris e Londres (ou vice-versa), a melhor opção é, sem dúvida, o trem Eurostar, muito embora as companhias aéreas low cost aparentemente ofereçam preços um pouco melhores (em torno de 38 Euros por trecho).

Com duração de viagem variando entre 2:16h a 2:37h — pontualidade britânica, lembra?! — e com preços a partir de 46,50 Euros, a experiência é daquelas que colocamos no rol de “especiais”, pois atravessar o Eurotúnel sob o Canal da Mancha só se tornou possível a partir de 1994, com a conclusão de uma das maiores e mais bem sucedidas obras de engenharia da Europa.

Eurostar, Saint Pancras station, Londres, Na dúvida embarque

Embora o Canal da Mancha seja a menor distância entre a Europa Continental e a ilha da Grã-Bretanha, o projeto de construção do túnel é bastante ousado, demandando enormes esforços da engenharia. O Eurotúnel possui 50 km de extensão e todos os trens que cruzam o canal são de grande velocidade, os chamados TGV (sigla francesa que significa Train de Grande Vitesse, ou trem de grande velocidade).

Abaixo listamos as principais vantagens de utilizar o Eurostar:

• Evitar os longos e caros deslocamentos até os aeroportos de Paris (Charles de Gaulle ou Orly) e Londres (Heathrow), pois com o Eurostar é possível chegar e sair de ambas as cidades utilizando o metrô (bem mais rápido e barato): em Londres pela estação de Saint Pancras, e em Paris pela estação Gare du Nord;

• Não é necessário chegar na estação de trem com mais do que 30 minutos de antecedência, enquanto para voos internacionais exige-se uma antecedência bem maior (pelo menos 2 horas) para fazer o check-in e despachar as malas;

• Viajando de trem é possível carregar mais bagagem do que voando, por exemplo, em uma companhia low cost, em que frequentemente há severas restrições quanto à quantidade de bagagem. Dependendo da classe escolhida, no Eurostar é possível viajar com até 4 malas.

• Aliás, viajando de trem não há necessidade de despachar as malas: ganha-se tempo e o risco de as bagagens serem extraviadas é bem menor;

• Crianças com menos de 4 anos de idade não pagam no Eurostar;

• No Eurostar é possível escolher bilhetes em 3 diferentes classes oferecidas, o que agrada a todos os bolsos e gostos.

A única parte chata, mas normal em viagens internacionais (e que também ocorreria no aeroporto), é o controle de fronteira, ainda na França. Na estação Gare du Nord, a autoridade policial da Grã Bretanha responsável pelo controle de passaporte fez muitas perguntas sobre o porquê de estarmos indo para Londres, quantos dias ficaremos, com o que trabalhamos, se  temos reserva de hospedagem etc.

Pesando na balança, as vantagens são bem maiores do que eventuais desvantagens e, por isso, recomendo muito a viagem no trem Eurostar, sobretudo no trecho entre Paris a Londres, lembrando que a empresa também opera outros trechos entre a França e Bélgica, Holanda e Alemanha. Aliás, em 2010 quase fiz o trecho Paris – Bruxelas, mas ficou para uma próxima e breve viagem…. 

Vai Viajar? Não esqueça de fazer seu Seguro Viagem!

Real Seguro Viagem seguro_viagem Na dúvida embarque_728x90

0 comments on “Eurostar: por que ir de trem, e não de avião

1 Pings/Trackbacks for "Eurostar: por que ir de trem, e não de avião"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *