Geisers del Tatio – Deserto do Atacama

Sem dúvida a mais diferente paisagem do Atacama, os Geisers del Tatio são o maior campo geotérmico da América do Sul e o terceiro maior do mundo. Em uma área de 10 km² a água brota do chão com uma força inesperada, em pleno deserto!

Sinta-se um privilegiado se conseguir presenciar esse fenômeno da natureza, pois esse tipo de atividade vulcânica é raro e ocorre em apenas cinco países: Chile, Estados Unidos, Rússia, Islândia e Nova Zelândia.

Localizado a 90 km de San Pedro de Atacama, os Geisers del Tatio estão a 4.320 metros de altitude, sendo um dos passeios mais elevados do Atacama e, por isso, é bom deixá-lo para o último dia.

Mas, afinal, o que são os geisers? Bem, essa é a hora em que o guia dá uma verdadeira aula de geologia e física. Então, anota aí: o geiser é uma fonte de água termal que entra em erupção de tempos em tempos, lançando uma coluna de água e vapor pelas fissuras na rocha.

Ou, explicando de outra forma: a água passa por cima do magma, fica super aquecida e aumenta sua pressão. O resultado dessa combinação são colunas de vapor expulsas através das fissuras existentes. O guia explicou que algumas colunas em El Tatio podem chegar a 10 metros de altura e 85º C de temperatura.

O passeio aos Geisers del Tatio

O passeio para os Geisers del Tatio sai do hotel as 5:30h, quando a temperatura ainda está muito baixa. Pegamos a estrada ainda escuro e conforme subimos até os 4.320 metros de altitude a temperatura vai despencando.

Quando chegamos aos geisers fazia -5º C mas, no inverno, a temperatura pode chegar a -20ºC. Por isso é preciso estar MUITO bem agasalhado.

Mas se faz tanto frio nesse horário, por que chegar tão cedo? Esse passeio precisa ser feito antes do sol nascer, já que é nesse horário, por volta das 6:30 – 7:00 horas, que a atividade dos geisers é mais intensa e a fumaça fica mais visível.

À medida que o sol vai surgindo a paisagem muda, as cores e a fumaça se alteram e o fenômeno vai diminuindo de intensidade.

Geisers del Tatio - Deserto do Atacama

Geisers del Tatio - Deserto do Atacama

Dentro do Parque só é permitido andar pela zona demarcada por pedras, como uma trilha. Também é possível chegar bem perto das colunas de vapor e tirar foto dentro da fumaça. Aliás, a temperatura é bem mais agradável dentro da fumaça.

Geisers del Tatio - Deserto do Atacama

Geisers del Tatio - Deserto do Atacama

Conforme o sol vai surgindo, a temperatura aumenta e ficamos mais à vontade para tomar cafe da manhã e até entrar na piscina termal, com água quentinha, a 40ºC. No local há vestiários para trocar de roupa e a agência Ayllu Atacama oferece roupão para a saída.

Não tive coragem de entrar pois esse dia estava realmente muito frio. Deixei o banho para a parte da tarde, na Laguna Cejar.

Geisers del Tatio - Deserto do Atacama

Geisers del Tatio - Deserto do Atacama

Vado Putana e Povoado Machuca

Depois do café da manhã delicioso saímos dos Geisers del Tatio e passamos por um lugar chamado Vado Putana, onde existe uma lagoa ideal para a ave tagua cornuda (os pontinhos pretos na água são elas).

Essa ave aprendeu a fazer o ninho dentro da água com seu próprio alimento, formando um montinho. Assim, a tagua cornuda e seus filhotes têm comida garantida.

vado putana Deserto do Atacama

Continuando o trajeto de volta para San Pedro de Atacama, visitamos o Povoado de Machuca, para conhecer a segunda igreja mais antiga do Chile e experimentar carne de lhama, em forma de espetinho.

A igrejinha feita com a técnica adobe, que usa argila e palha, parece uma capela por seu pequeno tamanho, mas seu ar simples e rústico confere uma autenticidade que é própria do Atacama.

Chegamos na agência as 13:00. Foi o tempo de passar no hotel, almoçar e as 15:45 saímos para o passeio até a Laguna Cejar.

Os Geisers del Tatio estão a uma altitude de 4.320 metros. O passeio sai do hotel às 5:30h e volta as 13:00h.

Mais passeios no Deserto do Atacama

LAGUNA CEJAR

SALAR DE TARA

PIEDRAS ROJAS E LAGUNAS ALTIPLANICAS

VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE

Outras dicas e informações

Se estiver indo para o Deserto do Atacama confira esse GUIA COMPLETO com todas as informações necessárias para sua viagem. Dicas de quando ir, onde ficar hospedado, quais passeios fazer, o que levar e quanto custa a viagem.

Valor do tour na agência Ayllu Atacama: CLP 80.000 (com café da manhã incluído)

Valor da entrada no parque: CLP 10.000

Não esqueça de levar: muita roupa de frio, luva, gorro, cachecol, protetor solar, óculos de sol, biquíni e água.

Aclimatação: fiquei 24 horas em San Pedro de Atacama me aclimatando à altitude, antes de começar os passeios. Quando realizei o passeio aos Geisers del Tatio ainda sentia cansaço e enjoo, especialmente depois do café da manhã.

Claro que cada organismo é um, mas procure descansar bastante e se dê um dia para não fazer nada. Procure não consumir bebida alcoólica ou comer muito.

* O blog Na Dúvida, Embarque teve apoio da agência Ayllu Atacama e expressa aqui a verdadeira experiência vivida durante a viagem ao Deserto do Atacama, em abril de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *