Murano: bate-e-volta a partir de Veneza

Quem está em Veneza não pode deixar de fazer um bate-volta até Murano, uma ilha há aproximadamente 30 minutos, de vaporetto, da Piazza San Marco. É bem perto, fácil de chegar e o passeio é realmente muito agradável, sendo uma das poucas oportunidades de presenciar a produção, ao vivo, dos vidros.

A fábrica mais popular entre os turistas é a Mazzega Glass Factory, mas nos fins de semana só é possível conhecer o seu showroom pois não há fabricação. Infelizmente visitei Murano num domingo e não assisti à fabricação do vidro, mas mesmo assim valeu a pena.

murano

Passeando por Murano

Depois de visitar as fábricas e seus showrooms aproveite para passear pela ilha, almoce e se ainda estiver com tempo acho que vale conferir o Museu do Vidro, que conta a história deste material através dos séculos e as diversas técnicas utilizadas para sua fabricação até hoje.

O museu conta com um acervo bastante diversificado, raro e especial. Acho que vale muito a pena, sobretudo se houver interesse em conhecer mais sobre o material.

objetos museu do vidro

Vista de Murano a partir da sacada do Museu do Vidro.

vista do museu do vidro

Vá com tempo para passear sem compromisso, almoçar com calma, tomar sorvete, fazer umas comprinhas nas várias lojas de souvenirs e andar por essa ilha que é bem mais tranquila mas não por isso menos charmosa do que sua vizinha Veneza.

Também não podem faltar a visita à Igreja de Santa Maria e São Donato e São Pedro.

Se ainda tiver tempo e disposição outra opção é conhecer Burano, outra ilhota charmosa a poucos minutos de Murano.

No post sobre Veneza dissemos que é impossível voltar sem trazer algum dos muitos objetos de vidro que estão por todas as lojas e feirinhas da cidade, muitos deles fabricados na ilha de Murano, bem pertinho dali. Por causa da fama internacional os vidros de Murano sofrem com a concorrência dos vidros chineses, que também já invadiram Veneza… em razão disso muitos lojistas, preocupados em manter a boa reputação e a fama dos vidros locais, colocam placas nas vitrines indicando trabalharem com o autêntico e verdadeiro vidro de Murano.

Infelizmente, para nós, turistas, é bem difícil distinguir na prática entre o verdadeiro vidro de Murano e os outros, mas comprando diretamente da fábrica não tem erro!

O importante é saber que de qualquer forma o passeio será inesquecível e muito romântico, como tudo na Itália!

vidro de murano veneza italia

0 comments on “Murano: bate-e-volta a partir de Veneza

    1 Pings/Trackbacks for "Murano: bate-e-volta a partir de Veneza"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *