O que fazer em Kuta e onde ficar hospedado

Foi em Kuta onde presenciei um dos rituais mais interessantes da viagem pela Indonésia. Foi estranho, e meio sem querer, mas antes de contar sobre esse acontecimento vamos às dicas práticas: o que fazer em Kuta e onde ficar hospedado.

Kuta e Seminyak ficam próximas (apenas 20 minutos de carro), mas são cidades bem diferentes. Kuta é maior, mais agitada e bagunçada. É para quem curte baladas. Tem desde McDonald’s a várias marcas internacionais. Já Seminyak é menor, mais organizada e tranquila. Gostei das duas e recomendo visitar ambas, mesmo que seja em um bate-e-volta. 

Uma ideia é ficar hospedado em SEMINYAK por 2 ou 3 dias, fazer um bate-e-volta até Kuta e, na volta, assistir ao pôr-do-sol em Double Six Beach.

Kuta Beach

A praia em si? Nos dias em que estive em Kuta o tempo não ajudou. Estava bem nublado, choveu, o mar estava agitado, a água e areia estavam sujas. Mas os surfistas estavam adorando. E parece que a praia costuma ser sempre assim mesmo. Então, o ideal é sempre reservar hotel com piscina pra se refrescar do calorão da Indonésia.

Ahh e depois de ler sobre a cerimônia você talvez nem queira entrar na água…

Em novembro, o tempo na Indonésia é instável. Sempre quente e úmido, mas o céu varia bastante ao longo do dia. De manhã cedo o céu abre, mas ao meio-dia já nublou e às 14 horas começa a chover. Pode ser uma chuva rápida, de menos de 5 minutos; ou uma chuva forte que dura o resto do dia.

Fiquei hospedada no MERCURE KUTA BALI e a localização não poderia ser melhor. De frente para a praia, em uma das ruas mais importantes da cidade. Próximo a restaurantes, bares, cafés, Starbucks, Hard Rock Café, e do principal shopping de Kuta.

Quarto confortável, bom café da manhã, piscina mara!

o que fazer em Kuta

O que fazer em Kuta além da praia

Parque Aquático Waterbom Bali

Se a praia não agradar e o hotel não tiver piscina, você também tem a opção de conhecer o Parque Aquático Waterbom Bali (infelizmente não consegui visitar pois choveu muito no dia programado). O parque é bem avaliado no Trip Advisor, acho que vale a visita, se tiver tempo disponível. E ainda mais se estiver viajando com crianças.

Uma opção interessante e prática para quem viaja com crianças é o Hard Rock Hotel Bali, que possui a maior piscina ao ar livre de Kuta, com ilha de areia, além de parede de escalada, spa, restaurante, estacionamento e quartos grandes e bem confortáveis.

Kuta Square

Essa é uma área com muitas lojas, bares e restaurantes. Ali você encontra várias marcas internacionais (Polo Ralph Lauren, Adidas e até a brasileira Havaianas) e redes de fast food como Mc Donald’s, Burger King e Wendy’s. É bem comercial mesmo. Também há as lojinhas vendendo souvenirs e produtos locais.

o que fazer em Kuta o que fazer em Kuta

Shopping BeachWalk

Fiquei só 1 dia e meio por lá e o tempo não ajudou mesmo. Choveu a tarde inteira e o jeito foi correr pro shopping BeachWalk, que fica na rua da praia e tem uma boa estrutura.

Shopping grande, com lojas interessantes e ótimos restaurantes. Outra opção para é o Discovery Shopping Mall (na rua do parque aquático).

o que fazer em Kutao que fazer em Kuta

Kuta é basicamente isso. Praia (que não é limpa), piscina, shopping e restaurantes. Por isso muita gente prefere Seminyak. À noite também há opção de baladas, mas nesse quesito não posso opinar. Não fui a nenhuma.

Leia também Dicas das Melhores Praias em Bali.

Uma cerimônia diferente em Kuta

Depois de ter assistido à três danças típicas da Indonésia (Legong Dance, Kekak Dance e Caci Dance) ainda fui surpreendida, ao meio-dia, com uma cerimônia fúnebre na praia! Definitivamente não estava nos meus planos do que o que fazer em Kuta, mas…

Sozinha, andava pelas ruas observando lojas e procurando um restaurante para almoçar. De repente, uma música começou a tocar e apareceram várias pessoas andando no meio da rua vestidas com roupas coloridas, com instrumentos e oferendas.

Demorei para entender que se tratava de uma cerimônia fúnebre pois ninguém chorava. Até riam e brincavam. Parecia uma festa. Tãaao diferente da nossa experiência ocidental onde a morte é vista como algo triste e ruim que fui acompanhando o cortejo até a porta do cemitério.

Kuta praias em Bali

o que fazer em Kuta

Eles entraram. Mas algo me conteve por uns segundos. Fiquei olhando e me perguntando: como será que termina essa cerimônia? Vi o mar no horizonte e no impulso decidi seguir o cortejo pra confirmar se a cerimônia se passava mesmo na praia.

E assim eu presenciei dois ou três cortejos e suas respectiva cerimônias. Cada família de um jeito, mas sempre aparentando tranquilidade em relação à morte. Ninguém chorava. Embora achando tudo muito diferente, permaneci ali.

Conversei bastante tempo com um local que explicou que na religião hindu a morte é apenas uma etapa para a reencarnação. E como eles acreditam que não termina aqui, não há o que lamentar.

De acordo com o hinduísmo de Bali, os mortos podem ser enterrados no chão, sob uma árvore, ou podem ser cremados sendo, em seguida, as cinzas colocadas no mar.

Kuta praias em BaliKuta praias em Bali

Onde? A entrada fica em frente ao Kuta Station Hotel, na rua Jl;  Kartika Plaza

Me deixei levar por uma experiência profundamente religiosa. E fiquei ali, pensando, observando e concluindo que se é assim que tudo acabará um dia, vamos aproveitar para curtir cada dia como se fosse o último!

E eu achando que não teria muito o que fazer em Kuta…

Mercure Kuta Bali: dica de onde ficar hospedado e o que fazer em Kuta

Está planejando uma viagem para a Indonésia? Veja outras dicas aqui:

UBUD, a alma da Indonésia

PARQUE NACIONAL DE KOMODO

KANAWA, PADAR, PINK BEACH

TEMPLOS EM BALI

ONDE FICAR EM UBUD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *