O que fazer em Newburyport

Cidade costeira da região da Nova Inglaterra, Newburyport está localizada às margens do rio Merrimack e foi fundada em 1635. Possui um porto histórico importante e atrai muitos visitantes em busca de passeios de barco, pesca e observação de baleias. Nesse post você encontra dicas de quando ir, onde ficar hospedado e o que fazer em Newburyport.

Além de edifícios históricos, faróis e uma arquitetura encantadora em estilo federal, que dão um ar meio europeu à cidade, Newburyport possui um centrinho super charmoso com pub’s, cafés, restaurantes, lojas, museus e galerias de arte.

Se estiver planejando um roteiro pela Nova Inglaterra, não deixe de incluir Newburyport — uma das minhas cidades preferidas (mesmo com o tempo fechado, frio e chovendo).

Quando ir

A região da Nova Inglaterra pode ser visitada durante todo o ano. Na primavera e no verão acontecem feiras de artesanato, festivais e concertos de música, observação de aves e baleias em alto- mar, passeio de barco, pesca em alto mar, atividades na praia, golfe, cruzeiros saindo do porto.

Já nos meses mais frios do outono e inverno, quando as folhas das árvores ganham tons de vermelho, laranja e amarelo, a paisagem muda completamente. As atividades passam a ser: esquiar nas montanhas, fazer passeios de trenó, esqui cross country, fazer patinação no gelo em pistas indoor e outdoor e, claro, comer bem são algumas das melhores experiências para driblar o frio.

Onde se hospedar

Imagine ficar hospedado em uma casa histórica de 1803 onde tudo parece estar exatamente como planejado pelo dono inicial? O Clark Courrier Inn foi uma experiência muito agradável e surpreendente.

Localizado em uma área nobre da cidade, a casa histórica em estilo federal americano foi transformada em um hotel exclusivo, com apenas 11 quartos. Oferece muito conforto e um clima aconchegante sem igual.

Cada cômodo da casa pode ser utilizado pelos hóspedes, que se sentem como se estivessem em casa mesmo. Quer saber mais sobre o Clark Courrier Inn? Leia aqui o review completo, onde contamos nossa experiência.

O que fazer em Newburyport

Mesmo sendo uma cidade pequena, Newburyport tem muito a oferecer aos visitantes que gostam de história, arquitetura e atividades náuticas. Ou mesmo para aqueles que só querem descansar e aproveitar o charme dessa pacata cidade.

• Fato histórico – foi em Newburyport que, pela primeira vez, os moradores queimaram chá para protestar contra os impostos da Inglaterra. O episódio se repetiu em Boston e e entrou para a História.

Centro Histórico + Inn Street + Market Square

No Centro Histórico, o quarteirão entre a Pleasant, a State e a Merrimac Street são imperdíveis. Um lugar para andar sem compromisso, só aproveitando a charmosa atmosfera do lugar.

Mais à frente, a Inn street é uma rua somente para pedestres, remodelada como parte do processo de renovação da cidade. Antigas casas de madeira foram substituídas por charmosas casas de tijolinhos vermelhos que hoje abrigam lojas, cafés, restaurantes, sorveteria, galeria de arte e outros serviços.

o que fazer em Newburyport

Em uma das extremidades da Inn Street fica a bela Market Square, uma praça em que quase todos os prédios no entorno são de tijolinho vermelho (assim como o chão). É muito charmoso.

Na hora em que passamos por lá ventava, chovia e fazia muito frio… vendo as fotos parece que não havia ninguém na cidade além de nós, né?! Mas é porque todos estavam dentro das lojas, nos cafés e restaurantes.

o que fazer em Newburyport

o que fazer em Newburyport

Na Pleasant Street observe o prédio dos Correios e a Igreja Unitária Universalista, de 1725. Essa é a igreja mais antiga da cidade, mas a mais famosa fica localizada a algumas quadras, na Federal Street (mesma rua do Tannery Marketplace). Trata-se da primeira igreja presbiteriana da cidade, datada de 1756.

Tannery Historic Marketplace

O local onde havia antigos moinhos de couro, hoje abriga uma grande variedade de lojas e serviços. Livraria, lojas de decoração e móveis, lojas de queijos, azeites, padaria, café e restaurantes funcionam diariamente no mall.

Aos domingos acontece a feira de agricultores locais, o Farmer’s Market, das 9:00 às 13:00 horas. Se possível, tente programar a ida à cidade para estar lá no domingo. Visitei em uma quarta-feira então não consegui ver a feira. (Endereço: Federal Street esquina com Liberty Street)

o que fazer em Newburyport

Farol + Museu Marítimo + Antiguidades

Saindo do Tannery Marketplace siga pela Water Street onde ficam outras atrações, como o farol Range Light, de 1873, o Museu Marítimo e o Oldies Marketplace, um antiquário que vende peças antigas maravilhosas, charmosas e super interessantes.

Algumas peças ficam expostas do lado de fora, mas as mais interessantes ficam dentro desse enorme galpão. Vontade de levar tudo: placas de todo jeito e objetos para enfeitar a casa, o jardim e até o barco. Tudo bem estiloso.

o que fazer em Newburyport

Museu Marítimo

Newburyport é considerada a cidade onde surgiu a Guarda Costeira americana. Ou seja: é uma cidade costeira de grande importância e, por isso, não poderia faltar o Museu Marítimo, construído em 1835. Em seu acervo, modelos de navios, diversos quadros de artistas locais com o tema marítimo, bem como exposições sobre a construção de navios, além da história da Guarda Costeira —Endereço: 25 Water Street.

o que fazer em Newburyport

Pier + passeios de barco + observação de baleias

Se o dia estiver bonito, vale caminhar pelo pier, para apreciar a paisagem e fazer passeios de barco. Infelizmente, quando estive na cidade peguei um tempo bem fechado (frio e chuva), mesmo sendo primavera.

Infelizmente, nos dias em que estiver por lá choveu, ventou e fez frio e por isso não pude aproveitar muito a parte costeira, que é linda. Então, tive que procurar o que fazer em Newburyport, o que não chega a ser um problema em uma cidade tão linda!

High Street + Corte Superior

Em outra parte da cidade, na High Street, fica o prédio da Corte Superior, datado de 1805. Não há visitação aberta ao público, mas vale para apreciar a arquitetura do prédio, conhecer o parque onde fica localizado e o lago Frog Pond. Além desse edifício observe as demais casas da High street, em estilo federal americano.

o que fazer em Newburyporto que fazer em Newburyport

O que fazer em Newburyport – outras atrações

Plum Island – mais afastada do centro fica a Plum Island, um lugar de preservação ambiental bastante frequentado no verão. É o local onde os moradores da cidade podem aproveitar a praia, banhada pelo Oceano Atlântico.

Nessa ilha foram construídos 2 faróis de madeira, em 1788, para ajudar os navegantes que chegavam ao porto de Newburyport. As correntes do Rio Merimack antes de desembocar no mar, são difíceis, daí a importância do farol para auxiliá-los. Os faróis foram construídos sobre bases móveis e, assim, podiam ser transferidos de um lugar ao outro. Um deles foi escolhido como símbolo de Newburyport e foi declarado como um local histórico.

Observação de baleias

A região da Nova Inglaterra é um dos melhores lugares do mundo para observar baleias. Nos dias em que estive lá, o tempo estava ruim, por isso não foi possível fazer o passeio para ver baleias.

Além das atrações turísticas mais famosas, em Newburyport ainda há muito para explorar: Museu de Newburyport, Casa e Jardim Cushing House, Cervejaria de Newburyport, Casa de Pólvora e parques como o Parker River, um parque de preservação da vida selvagem.

Onde comer em Newburyport

Grog – o restaurante Grog possui dois ambientes, funcionando como pub e restaurante há mais de 45 anos. Era um dos poucos lugares abertos quando decidimos jantar (chegamos tarde) e foi uma ótima experiencia. Pedi uma quesadilha e estava simplesmente perfeita!

Tudo na medida: quantidade tempero, sabor. O restaurante fica na 13 Middle Street.

o que fazer em Newburyport

o que fazer em Newburyport

Michael’s Harborside – primeiro restaurante no pier de Newburyport, possui a melhor vista e ótima comida. As opções do cardápio variam desde as famosas lagostas e frutos do mar  até carne e hambúrgueres. Fica localizado no pier de Newburyport (Endereço: One Tournament Wharf).

Só conseguimos ir à noite então nada de vista… mas a comida estava realmente excelente!

o que fazer em Newburyport

Arquitetura

Sem dúvida um dos diferenciais da viagem pela Nova Inglaterra é sua arquitetura. Em toda a região predominam os estilos colonial e federal, em que as casas de madeira, são retas, têm formato quadrado e são bem simétricas.

Para saber mais sobre esse estilo, leia o review sobre o Clark Currier Inn, onde ficamos hospedados. Uma casa histórica de 1803, no estilo federal americano.

Na cidade há muitas construções em tijolinhos vermelhos e até mesmo as calçadas do Centro histórico são de tijolo vermelho. É uma região bem diferente do restante do país e faz lembrar algumas cidades européias, fazendo jus ao nome Nova Inglaterra.

Vai viajar para a região da Nova Inglaterra? Faça a RESERVA DO CARRO e o SEGURO VIAGEM e viaje tranquilo.

Talvez você goste de ler outros posts sobra a região da Nova Inglaterra:

ROTEIRO PELA NOVA INGLATERRA

HOSPEDAGEM EM NEWBURYPORT

BOSTON

NEWPORT

PORTLAND

PORTSMOUTH

SALEM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *