O que fazer em Portsmouth: roteiro de 1 dia

Parada obrigatória em um roteiro pela Nova Inglaterra, Portsmouth foi fundada em 1653, uma das cidades mais antigas do país. É banhada pelo rio Piscataqua e fica na divisa entre os estados de New Hampshire e Maine.

Se estiver planejando uma viagem pela Nova Inglaterra, inclua uma parada em Portsmouth.  A 30 minutos de carro de Newburyport e 1 hora de Portland, a estrada garante paisagens cênicas repletas de praias, faróis e bons restaurantes de frutos do mar.

Porstmouth Nova Inglaterra

O que fazer em Portsmouth, New Hampshire

Por ser uma cidade pequena, com pouco mais de 21 mil habitantes, um dia é suficiente para explorar os principais atrativos de Portsmouth. Com um centro histórico compacto, é possível percorrer seus quarteirões em poucas horas.

Dentre os prédios históricos mais importantes estão a Igreja Norte de Portsmouth, considerada o marco histórico da cidade e o Music Hall, um teatro da Era Vitoriana, com mais de 135 anos (construído em 1878), considerado um dos Tesouros Americano.

Portsmouth

Portsmouth

Se tiver oportunidade, não deixe de visitar o interior do teatro. Infelizmente estava fechado quando estive lá.

Caminhando pelas ruas do Centro de Portsmouth, no entorno da Market Square, observe a bela arquitetura e sinta a agradável atmosfera da região. Prédios de tijolinhos vermelhos, muitos cafés, restaurantes e lojas charmosas garantem um  dia pra lá de especial.

Portsmouth

Portsmouth

Portsmouth

Strawberry Banke Museum

O Museu Strawberry Banke é considerado a principal atração histórica de Portsmouth. É um museu a céu aberto, listado no Registro Nacional de Lugares Históricos. Um antigo bairro que foi preservado, com mais de 300 anos de história.

Algumas das casas em estilo colonial, georgiano e federal foram transportadas para esse bairro (prática muito comum nos Estados Unidos), sendo salvas da demolição e preservando assim uma importante parte da história de Portsmouth. São casas construídas entre os anos de 1695 a 1954.

Portsmouth

Esse é um lugar para aprender sobre a arquitetura e o modo de vida da época. Móveis, roupas, ferramentas e até um mercadinho onde era vendidos suprimentos. Funcionários usam roupas da época e fazem atividades como plantação, jardinagem e marcenaria.

Nem todas as casas estão abertas à visitação, apenas as que possuem bandeira dos Estados Unidos na porta. Vale entrar em todas pois além de o interior ser lindo e decorado de forma primorosa, as casas refletem épocas e estilos diferentes. Imperdível!

Portsmouth

Ingresso: US$ 19,50

Endereço: 14 Hancock Street

Prescott Park e Four Tree Island

Saindo do Strawberry Banke, a algumas quadras, ficam o parque Prescott e a Ponte Memorial. Uma área verde, à beira do rio, um lugar muito agradável para passear e apreciar a ponte. O parque é bastante arborizado, possui canteiros floridos e também possui piers para os barcos atracarem.

Portsmouth

Memorial Bridge

A Memorial bridge é a terceira ponte a ocupar esse lugar. A primeira ponte, de madeira,foi construída em 1822. A segunda, de 1920, foi a maior ponte suspensa da costa leste dos Estados Unidos e serviu de modelo para a construção de outras pontes pelo país, tendo sido substituída pela atual.

Portsmouth

Onde comer em Portsmouth

Para almoçar, a Bow Street possui ótimos restaurantes (um ao lado do outro) que servem frutos do marlagostas de Maine, comida mexicana e hambúrgueres. Os melhores restaurantes na área do pier são o Martingale Wharf, Surf House, River House e Old Ferry Landing.

Todos com vista maravilhosa para o rio Piscataqua.

Outras atrações em Portsmouth e arredores?

• O Museu USS Albacore, é um submarino espião da época da Guerra Fria que conta um pouco da história da Marinha Americana (esse não visitei).

• Passeios de barco para ver baleias (whale watching)

Passeios de barco, onde é possível aprender sobe mais de 400 anos de história dessa região da Nova Inglaterra, através de lugares como fortes, faróis e mansões à beira-mar. A maioria dos passeios têm duração de 1:30 e eu deixei pra fazer o passeio de barco em Portand.

• De Portsmouth, cruze a fronteira (em 10 minutos) para o estado de Maine. Kittery, do outro lado do rio Piscataqua, é uma cidade típica da Nova Inglaterra e também cheia de história, fortes, faróis e passeios de barco. A cidade também é conhecida como a cidade dos outlets. De um lado e de outro da estrada, centenas de lojas oferecendo marcas e descontos. Vale conferir!

•Wedding Cake House. Na estrada, já a caminho de Portland é possível ver a Wedding Cake House, a “casa mais fotografada de Maine”. Exageros à parte, a casa construída em 1825 está longe de estar entre as mais bonitas que vi na viagem. Ainda assim, vale pela curiosidade da sua arquitetura em estilo federal terem sido acrescentados elementos góticos inspirados na Catedral de Milão. A casa fica na 104 Summer Street, Kennebunk.

Vai viajar para a região da Nova Inglaterra? Faça a RESERVA DO SEU CARRO e o SEU SEGURO VIAGEM e viaje tranquilo. Não deixe de ler outros posts sobre a região da Nova Inglaterra:

ROTEIRO PELA NOVA INGLATERRA

HOSPEDAGEM EM NEWBURYPORT

 O QUE FAZER EM NEWBURYPORT

SALEM, A CIDADE DAS BRUXAS EM 1 DIA

NEWPORT: DESCUBRA O DESTINO DOS MAGNATAS NOVA-IORQUINOS

BOSTON

PORTLAND

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *