Onde ficar em Miami – South Beach e o bairro Art Deco

Não há dúvida de que Miami é a mais latina de todas as cidades norte-americanas e aonde quer que você vá, encontrará alguém falando espanhol. A proximidade, o clima ameno e a atmosfera descontraída de South Beach fazem com que ela seja uma das cidades mais visitadas pelos brasileiros nos Estados Unidos, junto de Orlando e Nova York.

Vale a observação de que Miami e Miami Beach são duas cidades distintas, mas na prática é como se fossem uma só. Para quem está só de passagem, pode nem perceber.

Como toda grande cidade, oferece muitas atividades e atende a todos os gostos, mas sem dúvida os destaques ficam para as praias e o mar azul-turquesa, as compras em malls e outlets, além do fato de possuir um porto de onde parte a maioria dos cruzeiros para o Caribe. Aliás, janeiro é o cruise month, tamanha a quantidade de cruzeiros partindo de lá.

O clima em Miami é sempre ameno, e mesmo no inverno é possível ir à praia com um lindo céu azul e temperaturas na casa dos 28ºC.  No verão a temperatura sobe, mas, em compensação, começa a temporada de furacões que vêm do Caribe.

South Beach é um must go

A parte mais charmosa e badalada de Miami —ou mais especificamente de Miami Beach— é South Beach: de dia, por causa das praias e do estonteante mar azul-turquesa; de noite, em razão dos restaurantes e das festas que rolam na Ocean Drive. Também por isso, é a região mais cara para se hospedar, mas não se assuste com os preços, pois compensa se não alugar carro nem pagar estacionamento e gasolina.

A praia (especialmente da 15th street para baixo) é super-organizada. Placas estabelecendo regras, tais como proibição de animais, bebidas alcoólicas, garrafas de vidro, armas de fogo e menores de 12 anos desacompanhados garantem o clima de tranquilidade e segurança que os americanos adoram. E nada de improviso!

Além de naturalmente maravilhosa, a praia também dispõe de uma ótima infra-estrutura: cadeiras e barracas para alugar, banheiros e chuveiros grandes, novos e limpos, locais para comprar comes-e-bebes, guardas salva-vidas, passeios de jet-ski… em um dia lindo de sol, dá vontade de não sair de lá!

Miami South beach Florida Estados Unidos Na dúvida embarque

south beach miami florida estados unidos Na dúvida embarque

siga no instagram

South Pointe Park South beach Miami Florida Na dúvida embarque

barraquinhas de comida em South Beach Miami Florida Na dúvida embarque

A organização é tanta que, na altura da 12th street, foi fincada a bandeira gay, deixando bem claro que a praia é de todos e para todos. Essa é uma área gay friendly, mas liberada para todos. Mais ao norte de Miami Beach ainda há outras praias, como a Haulover Beach, onde é permitida a prática do nudismo.

Miami South beach 12th street FLorida Na dúvida embarque

O bairro, famoso por preservar a arquitetura art-déco, é cheio de prédios baixinhos e coloridos, típicos da década de 1920, e consegue preservar essa atmosfera mais tranquila e acolhedora.  O bairro possui três avenidas principais que não podem deixar de ser vistas: a Ocean Drive, a Collins Avenue e a Lincoln Road.

Na Ocean Drive, a famosa avenida à beira-mar, ficam localizados hotéis, restaurantes e bares, e é onde à noite rolam as festas mais animadas da cidade. Também à noite, o policiamento aumenta, por causa de alguns “elementos suspeitos” que ficam rondando a região, de olho nos turistas.

De todo modo, é aqui que desfilam os tipos mais característicos e estilosos de Miami, seja à pé, de patins, skate e bike, ou em carrões reluzentes de centenas de dólares.

South beach Miami art deco district Ocean Drive Florida Na dúvida embarque

South beach Miami art deco district Ocean Drive Florida Na dúvida embarque

Também na Ocean Drive fica o Lummus Park, um parque entre a avenida e a praia, perfeito para quem curte caminhar e andar de bicicleta no calçadão ou relaxar no gramado, repleto de coqueiros que completam a beleza e a atmosfera dessa área de South Beach.

south Pointe Park Na dúvida embarque

Lummus Park South beach Miami Florida Na dúvida embarque

Outra avenida superimportante de South Beach é a Collins Avenue, a primeira depois da rua da praia, e onde ficamos hospedados. Recomendo bastante essa localização, mas tente ficar da rua 16th street para baixo: assim fica mais perto da praia e demais atrações, possibilitando fazer tudo a pé. Se ficar acima da rua 16, também não há problema: o ônibus circular 123 pode ajudar. Na Collins Avenue ficam os maiores hotéis, várias lojas de souvenirs, farmácias, mercados e boates.

No número 1.666 da Collins Avenue fica uma padaria italiana, a Rosetta Bakery, que foi uma agradável surpresa. Sabe aquele lugar que te agrada instantaneamente? Pois é! Como eu amo pão, doces e padarias charmosas… Tudo por lá é uma delícia, de verdade!

Collins Avenue South beach Miami Florida Na dúvida embarque

Collins Avenue South beach Miami Florida Na dúvida embarque

Se estiver pensando em compras sem sair de South Beach e sem se preocupar com o preço, uma opção é outra das três principais Avenidas: a Lincoln Road, uma espécie de shopping a céu aberto com várias lojas e restaurantes, e onde os turistas adoram passear, olhar as vitrines, sentar para tomar um café ou mesmo almoçar e jantar em um dos restaurantes disponíveis. Aliás, uma filial do Shake Shack, o mais novo sucesso no ramo dos hambúrgueres,  está no número 1.111 da Lincoln Road (com entrada pela Lenox Avenue). Fomos conferir: o hambúrguer é realmente bem gostoso e o preço é justo. 

Lincon Road South beach Miami Na dúvida embarque

Lincon Road South beach Miami Na dúvida embarque

Lincon Road South beach Miami Na dúvida embarque

Além dessa avenidas, há também a Española Way. A rua, reservada para pedestres no trecho dos restaurantes, é uma ótima opção para quem gosta de experimentar novos sabores e busca um clima animado e descontraído, sobretudo à noite. Lá você encontra diversos tipos de cozinha, como mexicana, brasileira, italiana, cubana, entre outras.

Espanhola Way South beach Miami art deco district Florida Na dúvida embarque

Real Seguro Viagem seguro_viagem Na dúvida embarque_728x90

Espanhola Way South beach Miami art deco district Florida Na dúvida embarque

Não deixe de conhecer também, no sul da ilha, o South Pointe Park e seu pier. O maravilhoso parque à beira-mar, onde moradores e turistas passeiam, andam de bicicleta ou levam as crianças para brincar, oferece um calçadão para caminhadas, restaurante, além de parquinhos, banheiros e chuveiros públicos (uma delícia depois da praia), e um pier de onde se tem uma linda vista do mar. Se der, vá no final da tarde para apreciar o pôr-do-sol.

South Pointe Park South beach Miami Florida Na dúvida embarque

South Pointe Pier South Pointe Park Miami Florida Na dúvida embarque

South Pointe Pier South Pointe Park Miami Florida Na dúvida embarque

South Pointe Park South beach Miami Florida Na dúvida embarque

O melhor é que em South Beach quase tudo é de graça, sim, gratuito! Passear pelas praias, parques, ruas e avenidas é totalmente livre e você não precisa gastar nenhum centavo, a menos que queira fazer compras.

Depois de explorar Miami Beach vale conhecer as atrações de Miami (continente) e, para isso, o ideal é alugar um carro. Porém, quem deseja economizar pode utilizar shuttles, táxis ou a excelente rede de transporte público oferecida.

Se a intenção for curtir as praias e não fazer muitas baldeações para o continente, recomendo ficar hospedado em South Beach e, nesse caso, como dissemos acima, dá pra fazer tudo a pé, de bicicleta ou utilizando a linha circular 123 do ônibus (cujo bilhete custa apenas 0,25 centavos).

Miami e Miami Beach não acabam por aqui! Se quiser, leia mais sobre outras atrações, compras, aluguel de carro e transporte na cidade.

Compras em Miami Outras atrações de Miami – Circulando em Miami – Aluguel de carro em Miami

0 comments on “Onde ficar em Miami – South Beach e o bairro Art Deco

3 Pings/Trackbacks for "Onde ficar em Miami – South Beach e o bairro Art Deco"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *