Onde se hospedar no Porto: dica de hotel nos melhores bairros

Está com viagem marcada para Portugal e procura dicas de onde se hospedar no Porto? Aqui você encontra uma seleção de hotéis, por bairro, levando em conta os quesitos conforto, localização, avaliação dos hóspedes e nota geral. Além da  minha experiência no Vincci Porto, um hotel 4 estrelas de frente para o Douro.

Como contei no post sobre o PORTO, a cidade é compacta e, em 2 ou 3 dias, é possível conhecer as principais atrações. Mas estar bem localizado ajuda e torna a viagem ainda mais agradável. Então vamos às dicas!

Bairro a bairro: dicas de hotel para se hospedar no Porto

Centro Histórico

Para fazer tudo ou quase tudo à pé prefira ficar hospedado no Centro histórico.  Boas referências são as proximidades da Avenida dos Aliados, Estação São Bento, torre dos Clérigos e Livraria Lelo. Você estará bem localizado e a poucos minutos das principais atrações, sem precisar pegar o elétrico nem o autocarro.
Caminhar pelas ruas do Centro é bastante agradável. A arquitetura típica do casario antigo se mescla a restaurantes, lojas, sorveterias, creperias, igrejas e atrações turísticas.
Dependendo da época do ano pode ser difícil encontrar disponibilidade nessa região. Então pesquise com antecedência. Lembrando que sempre indico os hotéis pela localização, conforto, avaliação dos hóspedes e nota geral.

2 estrelas Decanting Porto House e Grande Hotel de Paris

3 estrelas Pão de Açúcar Hotel  e Quality Inn Porto ambos são hotéis antigos e básicos, mas bem localizados. Ambos oferecem café da manhã incluído no preço da diária.

4 estrelas Mercure Porto Centro, a 5 minutos da estação São Bento. O Hotel Dom Henrique Downtown foi recém reformado e os dois hotéis possuem bar e restaurante com vista para a cidade.

onde se hospedar no Porto

Mercure Centro – dica de onde se hospedar no Porto

Ribeira

Essa é a região mais agitada e animada do Porto. Muitos bares, restaurantes e hotéis para atender à crescente demanda de turistas. Do cais da Ribeira é possível atravessar a ponte D. Luis em direção à Vila Nova de Gaia, onde também há hotéis bacanas. É também do cais de onde partem alguns cruzeiros pelo Douro.

Eu adorei a Ribeira, mas para ficar hospedado prefiro um hotel mais afastado. De qualquer forma, vale conferir para ver se agrada.

3 estrelas Hotel da Bolsa e Ribeira do Porto Hotel

4 estrelas Hotel Carris Porto Ribeira, Porto River (apart-hotel equipado com cozinha) e Descobertas Boutique Hotel.

5 estrelas Pestana Vintage Porto

onde se hospedar no Porto

Porto River – apart hotel completo para se hospedar no Porto

Lordelo de Ouro e Massarelos

Bairro residencial tranquilo, longe do agito do Centro e da Ribeira. Nessa região a maioria dos hotéis é 4 estrelas.

Fiquei hospedada no Vincci Porto, localizado na beira do Douro. O Vincci é uma ótima opção para se hospedar no Porto. Recomendo de olhos fechados. O hotel fica há 5 minutos dos jardins do Palácio de Cristal e, de ônibus ou elétrico, chega-se a toda parte.

O hotel está instalado em um edifício histórico reformado, conhecido como Bolsa do Pescado. O bar no rooftop possui uma vista deslumbrante para o Douro.

Vincci Porto: dica de onde se hospedar no Porto – foto Booking

O restaurante é muito bom, um dos melhores que já experimentei em hotéis. Jantei quase todas as noites no restaurante do hotel e adorei a comida e o atendimento.

Os quartos (e banheiro) são amplos, possuem tv, ar condicionado e frigobar. O hotel é bem completo e o atendimento muito bom, mas não tem piscina.

Vincci Porto: dica para se hospedar bem no Porto – foto Booking

Outras opções em Lordelo de Ouro e Massarelos:

3 estrelasHF Tuela PortoHotel novo, possui quartos amplos, bar, restaurante e café da manhã incluído no preço da diária.

4 estrelasVila Gale Porto Ribeira localizado de frente para o Douro e perto do Vincci Porto, onde fiquei hospedada. É uma boa opção, mas precisa do elétrico ou autocarro para chegar a determinadas partes da cidade. Outra opção é o HF Ipanema Porto

Boa Vista

Se preferir se hospedar no Porto em um bairro ainda mais tranquilo e residencial, Boa Vista é outra opção. A Casa da Música, para quem gosta de concertos e arquitetura futurista é imperdível. O bairro oferece muitas (muitas mesmo) hospedagens em apartamentos, pelo Airbnb, mas >o Hotel da Música é bem interessante.

Vila Nova de Gaia

Se você preferir ficar em Vila Nova de Gaia, basta atravessar a ponte D. Luis. Não deixe de visitar pelo menos uma cave de vinho. Eu conheci a Sandeman e a Calém e recomendo demais. Tanto o vinho como o tour são ótimos.

A dica em Vila Nova de Gaia é ficar hospedado em hotéis próximos ao transporte público para evitar ter que andar muito. Até porque a cidade tem uma parte alta e uma baixa, então haja perna…

3 estrelas ClipHotel -hotel bem avaliado, mas fica há 30 minutos de caminhada da Ribeira. Na hora de reservar, veja se compensa a economia financeira/ tempo de deslocamento.

4 estrelas Hotel Balck Tulip Porto Gaia – é uma alternativa às hospedagens no Porto, mas vale a mesma recomendação anterior.

onde se hospedar no porto
Vila Nova de Gaia

Gostou das dicas para se hospedar no Porto? Então confira opções de hospedagem em outras cidades de Portugal:

Onde ficar em Coimbra

Onde ficar em Évora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *