Provins e as muralhas de um feudo atual

Provins é uma aula de história a céu aberto. Não à toa, é comum vermos várias excursões escolares, em que as crianças aprendem tudo na prática: toda aquela História que a gente aprende no colégio sobre a Idade Média, os feudos e as muralhas que os cercavam, as feiras onde surgiram os burgueses e onde eram trocados os produtos e matérias-primas, a torre para defesa da cidade…

É, tudo isso está em Provins, e meu conselho é que visite a cidade e conheça uma França medieval!

muralhas provins (Small)

Provins: bate-e-volta a partir de Paris

A maneira mais fácil de chegar, para quem está em Paris, é indo de trem, mas se preferir também pode ir de carro e o GPS te levará direitinho. Planeje-se para pegar o trem cedo e poderá fazer esse bate-volta com calma.

O trem sai da estação Gare de l’Est e chega na estação de Provins, onde haverá uma van ou micro-ônibus que te levará até às muralhas medievais, onde você começa o passeio a pé pela cidade, digo, feudo.

A pequena cidade medieval ainda hoje possui suas muralhas de pedra muito bem preservadas e, por onde andar, notará um traço característico da época, como casas de pedra, janelas e portas com “design” medieval, e grandes construções da época, como a Torre Cesar e a Igreja de Santo Quiriace, construída em estilo gótico em 1160. Vale ressaltar que toda a cidade é tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, por seu conjunto histórico e arquitetônico.

Provins França

casa medieval provins 2 (Small)

casa medieval provins (Small)

Devido à grande importância da cidade, a Prefeitura de Provins procura recriar a atmosfera medieval através de espetáculos com atores e vestimenta da época, usam aves de rapina e simulam duelos eqüestres. O site oficial da cidade é excelente e traz todos os horários dos espetáculos e de funcionamento dos atrativos.

A Igreja de Santo Quiriace foi construída por Henrique I, comandante de Champagne e de Brie, regiões da França que deram nome, respectivamente, à famosa bebida espumante e ao queijo cremoso, e que se traduzem, hoje, em importantes indicações geográficas∗.
Um dado histórico fabuloso é que, em 1429, Joana d’Arc e Charles VII assistiram a uma missa neste local. Uma placa na entrada da igreja informa que em 1662 um incêndio a destruiu parcialmente, tendo sido lentamente reconstruída ao longo dos anos. 
∗A Indicação Geográfica (IG) é usada para identificar a origem de produtos ou serviços quando o local tenha se tornado conhecido ou quando determinada característica ou qualidade do produto ou serviço se deve a sua origem única, segundo definição do Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

igreja provins (Small)

Continuando o passeio pela cidade, você chegará até a Torre Cesar, um edifício militar com arquitetura diferenciada, que serviu de prisão e de onde é possível ter uma bela vista da pequena Provins.

tour cesar provins (Small)

vista aerea provins (Small)

Andando pela charmosa cidade, você descobrirá lojinhas, cafés e restaurantes onde poderá sentar e apreciar toda essa atmosfera medieval. Aliás, a dica é almoçar por lá antes de voltar a Paris.

prefeitura provins (Small)

Outra atração é o prédio onde funcionava a Granges aux Dîmes, uma feira coberta ao estilo medieval, que abriga hoje uma réplica de como era o funcionamento do mercado. O áudio-guia explica a função dos comerciantes, do escrivão público, entre outros personagens da época. Era basicamente nesse lugar que acontecia a vida da cidade!

reprodução medieval (Small)

reprodução (Small)

Para aproveitar bem, recomendo a visita em um fim de semana, quando a cidade recebe mais visitantes e ocorrem os espetáculos medievais patrocinados pela Prefeitura. Não esqueça: na dúvida, embarque… no tempo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *