Quando ir e quantos dias ficar em Paris

Como expliquei no post Paris… e os Parise, Parisii, Parizzi, a capital francesa é uma cidade enorme e com muuuuuitas atrações. Por isso, dividi o roteiro da cidade por regiões, agrupando os pontos turísticos de acordo com as respectivas localizações, de forma a facilitar a vida de quem estiver indo pra lá.

Então, vamos falar sobre quando ir e quantos dias ficar em Paris?

Paris

Quantos dias ficar em Paris?

A vida toda… Seria uma boa, né?! Brincadeiras à parte, saiba que, independentemente da quantidade de dias que escolher ficar, será bem difícil conhecer tudo aquilo que Paris tem a oferecer, pois a cidade é muito grande e repleta de atrações. Além disso, costuma ter filas em quase todos os pontos turísticos, o que já toma um certo tempo de cada dia.

Por isso, pode ser fundamental comprar o Paris Museum Pass. Com ele, você economiza, evita filas e ainda pode voltar na mesma atração quantas vezes quiser, o que é ótimo, por exemplo, no caso do Museu do Louvre.

De todo modo, com 5 dias na Cidade Luz já é possível ver os principais atrativos, e com 10 dias você tem uma viagem bem mais folgada, com direito a fazer até bate-e-volta para cidades próximas, como Versalhes, Provins ou Amboise.

Na hora de decidir quantos dias ficar na capital francesa, é importante considerar que quanto mais tempo na cidade, mais você vai gastar (e em Euros!), sobretudo com transporte, comida e hospedagem. Então, pense no quanto de dinheiro você pode gastar.

Lembre-se também de que, dependendo de quantos dias você for ficar, a localização da hospedagem pode fazer diferença, pois o tempo de deslocamento também conta (e muito) quando temos pouco tempo. Então, a dica é preferir uma hospedagem localizada entre o primeiro e o sexto arrondissements (já que Paris é administrativamente organizada em espiral, a partir da Île de la cité). Aqui, você ficará mais centralizado e facilitará seus passeios e alimentação.

Falo isso por experiência própria, pois em minha primeira viagem —que foi um mochilão— fiquei hospedada em um albergue looooonge… lá no 20º arrondissement! Mais próximo de lá, só o Cemitério Père Lachaise.

Qual a melhor época para ir a Paris?

Depende de como você quer ver a cidade: com mais ou menos turistas, com ou sem neve.

Na baixa temporada (de novembro a março) há algumas pequenas variações nos preços de passagem e hospedagem, mas considerando que Paris é a cidade mais visitada do mundo, a diferença pode não ser tão grande. De qualquer forma, é bom ficar de olho em promoções.

Em relação à melhor estação do ano para conhecer Paris, vale lembrar que quando aqui é verão lá é inverno, e vice-versa. E se estiver pensando em passar o inverno por lá, é bom se preparar para as temperaturas congelantes. Para quem gosta de andar ao ar livre não é uma boa ideia.

Nunca fui para a Europa no inverno e, confesso, não curto muito o frio… O outono e a primavera (de setembro a dezembro e de março a junho) são minhas estações preferidas, quando as temperaturas são agradáveis e já passou a altíssima temporada, na qual a cidade fica lotada.

Já fui no final do verão, entre agosto e setembro, e peguei alguns dias chuvosos e frios, média de 14º C, mas sempre predomina o sol e temperaturas na casa dos 26º C. É uma época de temperaturas razoáveis.

A média de temperatura no mês de agosto (o segundo mais quente do ano), é de 21º C e em janeiro é de apenas 5º C (o mês mais frio). Claro que esses dados são apenas médias históricas e pode haver ondas de calor no inverno ou de frio no verão, ainda mais com as mudanças climáticas do planeta.

Com certeza o clima e a quantidade de turistas são fatores relevantes, mas que não influenciam tanto a vida de quem está em Paris. O que importa mesmo na pergunta quando ir e quantos dias ficar em Paris é saber quando parte o próximo voo para lá, faça chuva ou faça sol!

Desbrave a capital francesa com a gente:

Paris

Torre Eiffel

11 atrações gratuitas

Paris Museum Pass

Quartier Latin e Île de la Cité

Montmartre e a Basílica do Sacre Coeur

Do Arco do Triunfo ao Museu do Louvre

Vai viajar? Não esqueça de fazer seu Seguro Viagem!

Real Seguro Viagem seguro_viagem Na dúvida embarque_728x90

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *