Califórnia: roteiro de 20 dias de carro pela Highway 1!

Vai viajar e precisa de um roteiro pela Califórnia? Aqui você encontra tudo o que precisa para organizar a tão esperada viagem, com dicas de hotéis, quando ir, o que fazer e quantos dias ficar em cada cidade. Tá tão completo que se eu fosse você imprimia e embarcava!

viagem costa da California Highway 1 (Small)

Roteiro pela Califórnia – parte I

O roteiro começa no Norte da Califórnia e termina em San Diego. Uma dica muito importante é fazer a viagem no sentido Norte- Sul, para poder aproveitar a paisagem da Highway 1 e fazer as paradas nos pontos certos.

A Highway 1 também conhecida como Pacific Coast Highway ou State Route 1 é a maior e mais famosa estrada da Califórnia. Sua beleza cênica com paisagens de tirar o fôlego, atraem milhares de turistas todos os anos. Além da beleza natural, ela é uma estada impecável nos quesitos asfalto, sinalização e segurança.

Alugando um carro: essa é uma viagem para ser feita de carro, do início ao fim! E com um bom GPS é muito fácil dirigir por lá. Antes de alugar, faça uma cotação na RENTCARS, empresa que compara preços de várias locadoras e oferece a vantagem de parcelar em 12 vezes e não cobrar IOF!

Melhor época: é possível aproveitar a Califórnia durante todo o ano, mas para curtir as praias o ideal é ir no verão. Vale lembrar  que durante o mês de agosto há bastante neblina em São Francisco e, às vezes, também na estrada, mas nada que atrapalhe a viagem (fui nessa época e adorei). Já quem gosta de frio, neve e esqui, os meses de novembro a fevereiro são os mais indicados.


Roteiro pela Califórnia – parte II – Lake Tahoe – São Francisco

Montar um roteiro pela Califórnia nem sempre é fácil pois normalmente temos pouco tempo para conhecer tantas cidades, mas se não der pra fazer tudo de uma vez, o jeito é deixar para as próximas viagens. Vamos ao que interessa?

Lake Tahoe – 1 a 2 dias

Destino ideal para quem quer descansar ou praticar atividades relacionadas à natureza, Lake Tahoe é famosa por suas montanhas nevadas e pistas de esqui, mas é igualmente linda no verão, quando o Lago Tahoe se torna o protagonista e diversas atividades como pesca, caiaque, remo e cruzeiros pelo lago tomam conta da cidade. Veja aqui como foram os dois dias em que estivemos em Lake Tahoe.

Onde ficar:  a melhor localização em Lake Tahoe é próximo à gôndola e um dos melhores hotéis, o Marriot. Nessa região é que ficam os principais restaurantes e lojas. Fique atento na hora de reserva hospedagem em Lake Tahoe pois muitos hotéis são bem antigos e tem cheiro de mofo. Uma opção mais em conta é o Postmarc Hotel & Spa.

roteiro pela califórnia

Sacramento

Para ter uma ideia do que era o Velho Oeste Americano inclua Sacramento no seu roteiro. A parte antiga da cidade reproduz construções de época. É bem interessante e a ambientação é perfeita; tem até artistas passeando pelas ruas a caráter. A cidade fica a duas horas de São Francisco. Leia aqui sobre nossa Passagem pelo Velho Oeste Americano: Sacramento.

old sacramento2 (Small)

Napa Valley – 2 a 3 dias

Uma das regiões mais românticas e charmosas do país, Napa Valley é o lugar ideal para quem quer relaxar, conhecer vinícolas, experimentar bons vinhos e andar de balão. É possível visitar as vinícolas mais famosas como a Mumm, a V. Sattui e a vinícola do Francis Copolla. Para saber mais sobre essa região leia nosso Roteiro pelas vinícolas de Napa Valley.

Onde ficar: por ser uma região rural, às vezes é preciso andar muitos quilômetros entre uma vinícola e outra. Para ficar bem localizado e próximo das principais e mais importantes vinícolas da região, escolhemos o Ivy Hotel Napa, que tem um preço melhor quando comparado com hotéis próximos.

Niebaum Coppola winery's Rutherford Napa Na dúvida embarque (4) (Small)

São Francisco – 4 a 5 dias

São Francisco é uma daquelas cidades que arrebatam o coração dos visitantes e nos fazem pensar em morar lá! Considerada a maior e mais desenvolvida cidade do Norte da Califórnia, São Francisco tem atrações para todos os gostos. Praia, parques, compras, casas lindas com arquitetura vitoriana e aquelas ladeiras enormes que são a principal característica da cidade.

Andar de bicicleta, passear pela Lombard Street, pelo Pier 39, pelo distrito financeiro, por China Town e fazer compras são apenas algumas das opções nessa cidade incrível. Leia aqui sobre nossos 4 maravilhosos dias em São Francisco. Se quiser, acrescente mais um dia para compras no Outlet.

Sausalito roteiro pela califórnia

Onde ficar: A hospedagem na cidade não é barata por isso, reserve com a maior antecedência possível. A melhor região para ficar hospedado é no Marina District, uma região residencial que possui vários hotéis e restaurantes. Nesse bairro você fica a meio caminho dos pontos turísticos mais importantes. Fiquei no Travelodge by the Bay, localizado na própria Lombard Street. Outra região interessante para se hospedar é a Union Square, e o Hilton San Francisco é uma boa opção.

Sausalito – 1 dia

Não tem como fazer um roteiro pela Califórnia sem incluir uma visita a Sausalito. Cruzar a ponte Golden Gate de bicicleta e, depois, voltar de ferry boat é o mais indicado ( a menos que você seja um atleta, para aguentar tanta ladeira…) Mas se você tiver pouco tempo ou estiver com preguiça, também pode cruzar a ponte de carro. Na pequena cidade residencial, reduto de artistas, há restaurantes, ateliês de arte e lojinhas para entreterem os turistas. Esse sem dúvida é um dos dias mais interessantes da viagem pela Califórnia. Tudo sobre nosso dia de bike em Sausalito.

golden gate roteiro pela califórnia

Roteiro pela Califórnia – parte III – Monterey – Santa Ynez

Monterey – 1 dia

Hora de pegar a estrada para, finalmente, começar a curtir as paisagens da Highway 1. Saindo bem cedo de São Francisco é possível visitar todas as atrações de Monterey: Fisherman’s Wharf, Canery Row, Aquário de Monterey e também não pode faltar um almoço em um restaurante de frutos do mar.

Na verdade, o trecho entre Monterey e Carmel é um dos mais interessantes da viagem da costa, pois você passa por Pacific Grove e pela 17-Mile Drive, onde existe a famosa Pebble Beach com campos de golfe e lojas sofisticadas e de alto custo. A paisagem da região é simplesmente deslumbrante e, pra onde se olha, tudo é perfeito!

Onde ficar: a maior parte dos hotéis fica concentrada na Munras street, inclusive o Inn by the Bay Monterey, uma dos melhores custos benefícios da cidade.

17 mile drive, pebble beach, california, Na dúvida embarque (5) (Small)

Carmel – 1 dia

Sofisticada e badalada, a pequena cidade costeira já foi escolhida várias vezes como uma das melhores cidades dos Estados Unidos. Além das belezas naturais, a fama trazida à cidade pelo Prefeito Clint Eastwood ajudou a torná-la ainda mais sofisticada e com um toque europeu. Restaurantes italianos, cafés e galerias de arte são um convite irresistível.

Se estiver apenas de passagem, vale passear pelas ruas, dar um pulinho na praia e observar os telhados contorcidos das casas, cartão postal da cidade.

telhados Carmel by the sea, Califórnia, Na dúvida, embarque (Small)

Depois de apreciar todas as maravilhas da península de Monterey, pegue a estrada novamente e você terá cenários deslumbrantes, encontrará mirantes para apreciar a paisagem e verá leões-marinhos, focas, aves… Faça paradas na Bixby Creek Bridge e em Big Sur.

Onde ficar: o Carmel Village Inn é uma boa opção, mas lembre-se de que Carmel é uma cidade refinada então reserve o hotel o quanto antes para garantir melhores preços.

Santa Barbara – 1 a 2 dias

Cidade de praia próxima à região vinícola de Santa Ynez, Santa Barbara foi nossa escolha para pernoitar, depois de horas e horas dirigindo. E, claro, na manhã seguinte fomos conhecer as praias, o pier e a Mission jesuítica de Santa Barbara. Leia mais sobre nossa passagem por Santa Barbara.

Onde ficar: se a ideia é curtir em um resort de frente para a praia, dê uma olhada no The Fess Parker (dos sonhos). Já se a ideia é só pernoitar, os hotéis da State Street são mais em conta, como o Best Western Plus.

santa barbara california pier Stearns Wharf (3) (Small)

Santa Ynez – 1 a 2 dias

Depois de Napa Valley, a região de Santa Ynez é a mais importante produtora de vinhos dos Estados Unidos. Existem muitas vinícolas para visitar, além da Mission de Santa Ynez e das vizinhas Solvang e Santa Barbara. Esse é um passeio para ser feito de carro, parando e descendo de vinícola em vinícola.

Vale muito a pena incluir pelo menos um dia por aqui. Para saber mais sobre Santa Ynez acesse o post aqui.

Vinícola Sunstone Vineyard, Vale de Santa Ynez, roteiro pela California

Solvang

Um pedacinho da Dinamarca na Califórnia. Nomes de ruas, produtos típicos e até um moinho caracterizam Solvang, uma cidade bem pequena cujos principais quarteirões podem ser percorridos em poucas horas. Vale conhecer a loja de enfeites de natal Jules Hus, a Solvang Brewing e comprar algum produto delicioso nas várias delicatessens pelo caminho. Mais dicas de Solvang você encontra aqui.

Solvang, a Dinamarca na Califórnia_Na dúvida embarque (1) (Small)

Roteiro pela Califórnia – parte IV – Los Angeles – San Diego

Los Angeles – 3 a 4 dias

Das praias mais descoladas como Venice Beach ao glamour de Beverlly Hills, Loa Angeles agrada a todos e reúne tudo aquilo de que as pessoas mais gostam: praia, sol, calor, compras, cultura, gastronomia e diversão.

Veja aqui a seleção que separamos das Top 15 atrações de Los Angeles, apenas alguns dos motivos para conhecer a maior cidade da Califórnia.

Onde ficar: normalmente a dúvida sobre hospedagem em Los Angeles se divide entre Santa Monica, West Los Angeles e Hollywood. Se você quer curtir o clima de praia, vale investir em hotéis localizados mais próximos do pier Santa Mônica. Lembrando que quanto mais perto da praia, mais luxuosos e caros os hotéis.

Duas opções de luxo são o Oceana Beach Club Hotel e o Le Meridien Delfina Santa Monica. Já quem busca uma opção mais em conta e bem localizada, o Days Inn Santa Monica atende muito bem.

Já se pretende curtir a Universal, a Disney e a metrópole Los Angeles ficar em West Los Angeles pode ser uma boa ideia, pois fica a meio caminho da praia, de Beverlly Hills, de Hollywood e das principais highways. Já fiquei hospedada no Royal Palace Westwood Hotel e uma vantagem é que não cobram estacionamento (o que é raro em LA).

praias Los Angeles beach California_ Na dúvida embarque (7) (Small)

 San Diego – 3 a 4 dias

Muita gente termina a viagem da costa em Los Angeles, mas eu acho fundamental incluir San Diego no seu roteiro pela Califórnia. E é bom chegar com gás total pois a cidade oferece muitas opções de passeio e é um ótimo destino também para quem viaja com crianças.

Além das praias, que são a principal atração, em San Diego há uma área histórica chamada Old San Diego, que recria a época em que o território fazia parte do México (é imperdível! A gente se sente mesmo do outro lado da fronteira). Para as crianças, opções como SeaWorld, San Diego Zoo e Disney, a apenas algumas horas de carro.

Confira as dicas do que fazer em San Diego.

Old Town San Diego California Na dúvida embarque (1) (Small)

Onde ficar: San Diego é uma cidade vibrante e todas as regiões são boas para ficar hospedado. As melhores áreas são o Gaslamp Quarter, Marina e Downtown, com diferentes faixas de preço:  Sheraton San Diego Hotel & Marina,  Days Inn San Diego DowntownWyndham San Diego Bayside.

Quem acompanhou nossas fotos da Califórnia lá no Instagram do @naduvidaembarque deve lembrar que eu disse que “marcar uma viagem para a Califórnia é marcar a vida para sempre”! Recomendo demais essa viagem e quantos mais dias puder acrescentar, melhor!

Acredita que depois de tudo isso ainda faltou conhecer o Yosemite Park, o Parque das Sequóias, Las Vegas e o Grand Canion? Mas isso é papo para um outro roteiro pela Califórnia

8 comments on “Califórnia: roteiro de 20 dias de carro pela Highway 1!

  1. Olá!

    Adorei as dicas de vocês! Estou planejando ir agora em setembro e fazer um roteiro parecido, pois, terei 22 dias lá.
    Quero saber, mais ou menos, qual foi o valor gasto por vocês para essa viagem, os custos com gasolina, aluguel de carro, comida, hospedagem e etc.

    Obrigada!

    • Olá Raquel. Obrigada! Que bom que gostou das nossas dicas. Só agora vi sua mensagem… desculpa, mas estava viajando e atrasei as respostas aqui do blog. De qualquer forma, a primeira viagem pela Califórnia foi realizada em 2013 e depois em 2015.
      Os valores mudam muito e, além disso, sempre depende do estilo de viagem de cada um, se é uma viagem econômica, luxuosa, ou moderada.
      Espero que sua viagem tenha sido maravilhosa – se puder me conta qual seu estilo de viagem e o que achou da Califórnia.
      Espero poder ajudar nas suas próximas trips. Abraços, Bianca

  2. Boa tarde! Estou indo com meu marido e sogros em fevereiro e vamos ficar 18 dias ! Iremos aterrizar em Sao Francisco dia 2 , meu marido e louco pelo Golden State Warriors e vamos assistir o jogo no dia 06 de fevereiro. Depois a ideia e descer pela costa e ir parando ( principalmente em LA). Vi que alguns blogs dizem que Sao Diego nao vale tanta a pena ( estamos na duvida, devido ao tempo porque ainda vamos para Vegas). Estou nervosa pois sao muitos locais e nosso voo de volta parte de Sao Francisco ( teremos que voltar tudo). Voce acha que vale a pena incluir Grand Canyon ? eu gostaria muito !! e meu sogro esta louco para ir em Napa!

    • Oi Karine. Boa tarde!
      18 dias é uma boa quantidade de tempo para aproveitar a Califórnia. Você vai viajar em fevereiro, quando é inverno e faz bastante frio em Las Vegas e no Grand Canion, já que estão localizados em um deserto em Nevada. Não é considerada a melhor época para visitar, mas se o frio não for problema para vocês, vale incluir. Já se você prefere temperaturas mais amenas, San Diego seria melhor.

      Mas com 18 dias você tem tempo de visitar as duas cidades. Só veja se é confortável incluir as duas, para não ficar cansativo demais já que Las Vegas e San Diego ficam em direções completamente diferentes e vocês têm que voltar dirigindo até São Francisco para o voo da volta. Para ter ideia, de Los Angeles para San Diego são 2 horas de carro. Já de Los Angeles para Las Vegas são 6 horas (!). Leve isso em consideração também.

      Eu visitei San Diego no verão, adorei a cidade e meu voo da volta saía de lá.

      Você vai ficar 5 dias em São Francisco e depois vai para Los Angeles. Sugiro incluir algumas cidades no caminho para aproveitar bem a viagem da Costa: pode ser Monterey, Carmel, Santa Barbara e até o Vale de Santa Ynez.
      Ahhh e sobre Napa Valley, a região foi muito afetada pelo grande incêndio da semana passada, então é preciso acompanhar as notícias para ver se tudo estará normalizado até fevereiro. Talvez o melhor fosse substituir Napa pelo Vale de Santa Ynez, outra famosa região produtora de vinhos e fica no seu caminho para Los Angeles. 😉

      Me conta quantos dias está pensando em ficar em cada cidade.
      Se ainda estiver em dúvida, estamos à disposição.
      Abraços, Bianca

  3. Oi Bianca,

    Estou com planos de passar de 20 dias a 30 dias na Costa Oeste.

    Pensei em chegar em Sao Francisco, ficar alguns dias por la, e depois ir descendo até San Diego.

    De San Diego, voltar para LA, ficar alguns dias para conhecer, e depois seguir para Vegas.

    Então tenho algumas duvidas, e queria sua opinião:

    1) Você acha que vale a pena voltar de Vegas para SF de avião para ganhar o tempo da viagem?
    Mas nesse caso teria que alugar o carro em SF e devolver em Vegas, e não sei se isso é possivel.

    2) Andei vendo os preços de hoteis em São Francisco e achei os preços bem salgados. Por toda a Costa é assim, ou apenas essa cidade é mais cara para hospedagem ?

    3) Quais cidades e quanto tempo em cada uma delas voce me recomenda ?

    4) Voce tem algumas dicas de hoteis para essas cidades que vc recomenda ?

    5) Nunca viajamos para os EUA então não sei se é possivel chegar por lá com alguns hoteis em aberto, para não precisar reservar todos com antecedencia, ou se a imigração poderia desconfiar dessa atitude e nos barrar – irei com minha esposa.

    Agradeço desde já pelas dicas.

    • Olá Diego. Tudo bem? 20 dias é uma ótima quantidade de tempo! Você esqueceu de dizer em que mês pretende viajar. Essa é uma informação importante para eu te passar mais detalhes, pois como é um lugar com muita praia faz muita diferença visitar no inverno ou no verão.
      Seguem as respostas:
      1) sim, acho que vale a pena o avião pois Vegas é longe… você leva pelo menos 5 horas de carro só até Los Angeles; E sim, é possível devolver o carro em outra cidade. Uma solução caso prefira voltar de carro até São Francisco seria deixar algumas cidades para o trajeto da volta.
      2) Em cidades menores você acha preços mais em conta sim. Mas qual seu estilo de viagem, qual o valor de hospedagem está disposto a pagar?
      Perguntas 3 e 4 estão respondidas no próprio post – eu indico o número de dias em cada cidade e alguns hotéis;
      5) Você não precisa reservar todos com antecedência, mas reserve os principais: o hotel da chegada, o da saída e os hotéis onde vocês vão ficar mais dias. Eu gosto de reservar com antecedência até para não perder tempo na viagem tendo que resolver essas coisas, mas vai do estilo de cada um.

      Me manda uma mensagem dizendo quando você vai viajar e quanto está disposto a pagar nos hotéis.
      Qualquer dúvida estamos à disposição. Ahh e não se esqueça de fazer um seguro viagem.
      Atenciosamente, Bianca

      • Oi Bianca,

        Pretendo ir entre fevereiro e março (entre os dias 15/02 e o dia 15/03).

        O que achas dessa época ?

        Minha ideia inicial seria:
        San Francisco (ficar uns 4 dias) – no ultimo dia pegar um carro
        Começar a descida para San Diego (uns 2 dias de viagem + 2 dias em San Diego)
        Chegar em Los Angeles (ficar uns 4 dias)
        Ir para Las Vegas (ficar uns 4 ou 5 dias) – deixar o carro lá e voltar para SF de avião (ficar mais um dia para nao dar correria e voltar ao Brasil)

        Não pretendo ir no Yosemite nem pros lados do Napa Valley, pois queremos fazer algo mais urbano.

        Pensei em gastar uns 5mil em hoteis para 20 dias. Na media daria 250,00 por diaria. Vc acha suficiente ?

        Nunca ficamos em Hostels, nem em casas do Airbnb, mas posso considerar a ideia se você achar interessante.

        Nossa ideia é passar o maximo de tempo na rua, então hote não precisa de luxo.
        Mas não abrimos mão de um banho quentinho ou de um quarto limpo com uma cama confortavel para descansar.

        Obrigado de novo pela atenção.

        • Olá Diego.
          A Califórnia pode ser visitada em qualquer época do ano, mas lembre-se que fev e março é inverno por lá.
          Se você ainda não tiver comprado a passagem, pode pensar em ver uma passagem com ida por São Francisco e volta por San Diego, assim não precisa fazer o caminho todo de volta. A divisão de tempo em cada cidade está boa, mas eu colocaria mais 1 ou 2 dias em cidades menores no caminho.
          Quanto ao valor de 250,00 reais acho bem apertado, ainda mais agora que o Dólar está em alta. Mas é possível encontrar hotéis mais simples e mais afastados por esse valor. Como você nunca ficou em hostels e Airbnb não indico para uma viagem longa como a sua, pois existe o risco de você não gostar. Realmente acho que hotel é a melhor opção para uma viagem pela Califórnia.
          Abraços, Bianca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *