Procura-se: o Velho Oeste americano

Embora não seja mais a cidade que concentra a vida cultural e financeira do Estado, Sacramento é a capital da Califórnia. Aliás, a capital foi transferida de Monterey para Sacramento em razão da descoberta do ouro. Apesar de não haver mais a corrida que já houve para essas bandas dos Estados Unidos, continua tendo enorme importância política, histórica e cultural, inclusive por ser a cidade mais antiga da Califórnia, e por ter dado uma das maiores contribuições na história do Velho Oeste americano.

Em nossa viagem pela costa oeste, no caminho entre South Lake Tahoe e Napa Valley (bem ao norte dos Estados da Califórnia e Nevada), fizemos uma parada em Sacramento para conhecer o centro histórico de Old Sacramento e aproveitamos para almoçar. Mas também é possível partir de São Francisco para conhecer essa charmosa cidade, fazendo um bate-volta superagradável.

sacramento usa (Small)

Sacramento: uma oportunidade para conhecer o Velho Oeste Americano

Em Old Sacramento, você realmente se sente no Velho Oeste, tamanha a veracidade de reprodução e ambientação que eles mantêm naquela parte da cidade. Prédios históricos foram mantidos e hoje dão lugar a muitas lojinhas de souvenirs e produtos variados e interessantes. Artistas vestidos à caráter e até mesmo representação teatral de cenas do cotidiano daquela época enfeitam e fazem ressurgir o Velho Oeste. Definitivamente, esses quarteirões da cidade conseguem nos remeter ao período mais áureo (literalmente!) daquela região, em meados do século XIX. É uma verdadeira viagem no tempo!

nós 4 em old sacramento (Small)

Dentre as curiosidades, procure a loja Christmas and Co., uma das melhores lojas de produtos de natal que já visitei. Tem tudo, em qualquer época do ano! Não anotei o endereço certinho, mas é fácil de achar, bem na quadra principal.

Além dessa parte histórica de Old Sacramento, também é possível ver o prédio do Capitólio, belo exemplo da arquitetura neoclássica, e fazer uma visita guiada ao  interior do edifício. A praça onde está localizado também é muito bonita e rende ótimas fotos.

A  estrada de ferro, que servia como meio de transporte mais rápido e eficiente entre as duas costas do país, também continua lá e ainda disponibiliza um passeio de trem explicando a história do Velho Oeste e do rio Sacramento, que dá nome à cidade e onde os barcos a vapor faziam o transporte de pessoas e bens. Há também um museu do trem, bem interessante, California State Railroad.

trem sacramento (Small)

Em meio a tanta história, esta também nos conta, por outro lado, que essa região era ocupada por índios nativos há milhares de anos e, com a descoberta do ouro e o avanço da “civilização” para essa parte do país, não sobrou nenhum resquício deles.

Ainda assim, todos esses fortes elementos compõem hoje a rica cultura californiana — e, nesse aspecto, Sacramento é bastante representativa das origens de grande parte desse melting pot.

sacramento califórnia

0 comments on “Procura-se: o Velho Oeste americano

    2 Pings/Trackbacks for "Procura-se: o Velho Oeste americano"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *