Sint Maarten – Cruzeiro pelo Caribe

Para quem estiver pensando em desbravar o Caribe, a melhor época vai de dezembro a abril, quando as temperaturas são mais amenas (28º C no inverno) e não há risco de furacões, o que é muito importante por lá. Justamente por isso, essa é também a temporada dos cruzeiros, que saem de Miami ou Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, levando milhões de turistas (a maioria norte-americanos). Gostou? Então veja como foi nosso dia em Sint Maarten.

Outro grande atrativo daquele paraíso que povoa nosso imaginário é a temperatura da água, parecida com a das águas do Nordeste brasileiro e mais agradável do que as praias do Rio de Janeiro ou Santa Catarina.

No meio das Antilhas (como são chamadas as ilhas localizadas na parte mais “de fora” do Caribe), Sint Maarten foi o primeiro destino “turistificado” da região e seu porto completou 50 anos em 2014, quando a ilha recebeu 2 milhões de passageiros de cruzeiros. Lá está o maior porto do Caribe e sua beleza justifica sua importância e o encanto de centenas de milhares de pessoas.

Desembarcado em Sint Maarten

Philipsburg St Maarten Caribe cruzeiro Na dúvida embarque

Philipsburg Saint Maarten Caribe Caribbean Na dúvida embarque

Destino ainda pouco visitado por brasileiros, Sint Maarten tem várias curiosidades interessantes. Provavelmente, a maioria já se deparou com a clássica imagem de aviões pousando bem baixinho sobre uma praia repleta de banhistas.Esse é o destino!

A ilha é dividida entre o Norte, francês, cuja capital é Marigot, e o Sul, holandês, sendo Philipsburg sua capital. Mas não se preocupe: não é preciso falar qualquer dos dois idiomas. Na prática, todos falam inglês e o Dólar americano circula livremente, apesar de oficialmente o Euro ser a moeda no lado francês, e o Florim Caribenho a moeda no lado holandês.

Na menor ilha do mundo dividida entre dois países, não há controle de fronteira entre os dois lados e, por isso, ficou conhecida como friendly island, ou ilha da amizade.

Costuma-se dizer que a parte holandesa é mais animada e dinâmica, enquanto a parte francesa é mais tranquila e aconchegante. Ao desembarcar do navio, no porto de Philipsburg, decidimos conhecer apenas o lado holandês, pois com apenas algumas horas ancorado (de 8h às 17h) não seria possível conhecer bem toda a ilha. Aliás, se a intenção for ficar na praia mais próxima ou conhecer algumas das principais atrações no centro, além das lojinhas, não é preciso utilizar táxi: com uma caminhada de dez a quinze minutos chega-se lá.

A capital de Sint Maarten, Philipsburg, é pequena e simples, sendo possível visitar tudo a pé, com exceção das praias mais distantes. As principais lojas tax free ficam na Front Street, rua paralela à da praia, enquanto a maioria dos restaurantes fica a beira-mar.

Philipsburg Saint Maarten Caribe Caribbean Na dúvida embarque

Sem dúvida, o principal atrativo do Caribe são as praias e seu mar azul-turquesa. Em toda a ilha (que é pequena) são 37 praias de água morna e translucida, ideais para praticar surf, mergulho, snorkel, windsurf ou simplesmente relaxar na areia. Como dissemos, uma das praias mais famosas é Maho Beach, onde o avião sobrevoa a praia e passa bem perto dos turistas, até pousar no aeroporto Princess Juliana. Mas se você pretende relaxar, essa não é uma boa opção, por causa do barulho e agitação. A praia mais próxima do porto e do centro de Philipsburg, para quem chega em cruzeiros, é a Great Bay Beach. Alugue uma cadeira e uma barraca e simplesmente aproveite!

Philipsburg Saint Maarten Caribe Caribbean Na dúvida embarque

philipsburg st marten Caribe Na dúvida embarque

Philipsburg Saint Maarten Caribe Caribbean Na dúvida embarque

No final dessa praia foi inaugurada, em agosto de 2015, a Walter Plantz Square, uma praça em frente ao mar com restaurantes e bares. Mas não se empolgue muito com a informação: assim como tudo em Philipsburg, é pequena e simples, porém simpática e agradável. Não esqueça de deixar gorjeta de 15% em restaurantes.

Philipsburg Saint Maarten Caribe Caribbean Na dúvida embarque

Philipsburg Saint Maarten Caribe Caribbean Na dúvida embarque

Caminhando pela Front Street, você encontrará a Old Street, uma rua de passagem de pedestres com algumas lojinhas e restaurantes. Foi lá que conversamos com um senhor nativo, guia local, e descobrimos — dentre outros fatos curiosos, conhecidos apenas quando exercitamos a arte de conversar com as pessoas — que a ilha produz nada; tudo é importado. O turismo é a atividade de que dependem para sobreviver, seja vendendo souvenirs, alugando barracas e cadeiras, atendendo em restaurantes ou dirigindo taxis de um lado a outro da ilha. A vida em St. Maarten gira em torno do turismo!

Philipsburg St Maarten Caribe cruzeiro Na dúvida embarque

Inclusive, para atrair mais turistas, o Governo concede isenção de impostos para  determinados produtos, como jóiasbebidas e charutos (tax free). É uma maneira de incentivar a instalação de lojas de grife e o consumo na ilha. Aliás, a venda de jóias é um dos principais atrativos das ilhas do Caribe: são várias noivas atrás do anel de casamento perfeito no gosto e no preço! Se ainda não comprou o seu pode ser uma boa idéia.

No lado holandês, é possível encontrar Hard Rock Café, McDonald’s e lojas de grife como Michael Kors, Omega, dentre outras marcas. Na verdade, esse benefício da isenção de impostos favorece muitos os norte-americanos, mas nem tanto nós, brasileiros, pois nossa cota é de apenas US$ 500 enquanto eles podem levar para seu país mais de US$ 1.500 em produtos comprados no Caribe.

Philipsburg St Maarten Caribe cruzeiro Na dúvida embarque

Philipsburg St Maarten Caribe cruzeiro Na dúvida embarque

Além das praias e das lojas tax free, não deixe de ver a Courthouse, ou Palácio da Justiça, um dos lugares mais importantes da cidade, construído em 1793, destruído várias vezes por furacões e tempestades, mas sempre restaurado para manter sua arquitetura original. Repare na coroa de abacaxi no topo!

Philipsburg Saint Maarten Caribe Caribbean Na dúvida embarque

Observe também as igrejas metodista, construída em 1851 e totalmente reconstruída em 1978 após tempestades e furacões e a igreja católica, construída em 1843, onde são celebradas missas diariamente há quase 200 anos.

philipsburg st marten Caribe Na dúvida embarque

philipsburg st marten Caribe Na dúvida embarque

sint maarten Philipsburg Caribe Na dúvida embarque

Quando estiver voltando para o porto aproveite a área de compras onde é possível encontrar jóias (de novo), roupas, óculos, bebidas, chocolate belga (?!) e os clássicos souvenirs holandeses, como tulipas, moinhos, tamancos, rendas bordadas…

Souvenirs Philipsburg St maarten Caribe Na dúvida embarque

Souvenirs Philipsburg St maarten Caribe Na dúvida embarque

Souvenirs Philipsburg St maarten Caribe Na dúvida embarque

Por fim, não posso deixar de falar sobre a exigência de vacinação contra a febre amarela, feita em alguns países Caribenhos, como Sint Maarten, Bahamas, Jamaica, etc. — embora não tenham solicitado nosso certificado de vacinação (leia mais) —   e de chamar atenção para os alertas sobre o Zika vírus em todo o Caribe, sobretudo para mulheres grávidas ou que estejam planejando engravidar. Assim como no Brasil, a região está sob ameaça de doenças transmitidas pelo aedes aegypti, e por isso é preciso estar atento e usar repelente constantemente.

Esses pequenos alertas são necessários para que a viagem ao Caribe seja a viagem: praias cores, música, natureza, alegria e good vibes!

Vai Viajar? Não esqueça de fazer seu Seguro Viagem!

Real Seguro Viagem seguro_viagem Na dúvida embarque_728x90

0 comments on “Sint Maarten – Cruzeiro pelo Caribe

    1 Pings/Trackbacks for "Sint Maarten – Cruzeiro pelo Caribe"

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *