Tourada, uma tradição polêmica

Não dá pra negar que ainda hoje a tourada é uma forte tradição cultural da Espanha, embora venha perdendo cada vez mais espaço. Em 2012, a região da Catalunha proibiu definitivamente as corridas de toros, mas quando visitei Barcelona, em 2006, ainda havia esse tipo de espetáculo.

Lembro como se fosse hoje da aula de espanhol em que tivemos que assistir a um vídeo sobre touradas, por “fazer parte da cultura espanhola”. Pra mim foi o suficiente. E como não teria coragem de assistir a uma tourada ao vivo, visitei o estádio em um dia sem apresentações.

A Praça de Toros Monumental, ou apenas Monumental, como é conhecido por lá, foi o local mais importante da cidade de Barcelona para touradas, até sua proibição. E mesmo que você não queira saber dessa história de touradas, é impossível não notar essa construção tão linda e imponente, que não passa despercebida.

A bela fachada do prédio construído em 1914 mescla os estilos mouro e o bizantino, e curiosamente contrasta com a melancolia do interior de seu museu, que exibe a história dos toureiros mais famosos da Espanha (tanto ou mais exaltados quanto nossos jogadores de futebol), prêmios e roupas utilizadas nos eventos. Em meio a tudo isso, a saga dos animais que cruzaram seus caminhos.

Placa de Toros Monumental Barcelona Na dúvida embarque (9)

Placa de Toros Monumental Barcelona Na dúvida embarque (12)

Placa de Toros Monumental Barcelona Na dúvida embarque (16)

Placa de Toros Monumental Barcelona Na dúvida embarque (13)

Fazem parte do acervo do museu roupas de toureiros famosos (lindas e completamente bordadas a mão), as capas que confundem os touros, muitos documentos, ingressos, fotografias, autógrafos, e cabeças de touros empalhadas, exibidas como verdadeiros troféus.

Placa de Toros Monumental Barcelona Na dúvida embarque (21)

Placa de Toros Monumental Barcelona Na dúvida embarque (22)

Placa de Toros Monumental Barcelona Na dúvida embarque (24)

Além do museu, visitamos a arena e, no caminho, vimos um rastro de sangue dos animais sobre os quais triunfaram os toureiros no espetáculo do dia anterior, e alguns touros vivos que seriam as próximas vítimas. Tadinhos, esses devem ter morrido pela implacável espada. Muito triste… mas ainda bem que isso está acabando.

Placa de Toros Monumental Barcelona Na dúvida embarque (15)

Placa de Toros Monumental Barcelona Na dúvida embarque (14)

Placa de Toros Monumental Barcelona Na dúvida embarque (5)

Placa de Toros Monumental Barcelona Na dúvida embarque (4)

Tourada Nunca Mais?

Infelizmente é cedo para dizer que as touradas acabaram. Mas estão diminuindo ano a ano. Vários países, incluindo Espanha, Portugal, França, México, Colômbia e Peru, ainda realizam touradas e em alguns a tradição secular até foi declarada como Patrimônio Cultural Imaterial, o que dificulta o encerramento dessa atividade.

Se você estiver indo a Barcelona, acho que vale conhecer o Monumental e seu museu: afinal, nunca é demais conhecer culturas diferentes da nossa, até mesmo para saber exatamente do que se trata e ter uma melhor compreensão sobre o assunto. Entendo que é uma questão cultural, mas mesmo assim acho muito difícil compreender o que pra mim, parece uma crueldade.

A Praça de Toros Monumental, que tem capacidade para 25 mil pessoas, hoje recebe shows de rock e espetáculos circenses. Ela fica localizada na Gran Via de los Cortes Catalanes nº 743, e a estação de metrô mais próxima leva o nome do estádio (Monumental).

Confira também outros posts sobre nossa viagem pela Espanha:

Madri

Barcelona por Antoni Gaudí

Roteiro de 3 dias por Barcelona (dia 1dias 2 e 3)

tourada Espanha Na dúvida embarque (1) tourada Espanha Na dúvida embarque (2) tourada Espanha Na dúvida embarque (3)

0 comments on “Tourada, uma tradição polêmica

2 Pings/Trackbacks for "Tourada, uma tradição polêmica"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *