Vale de Santa Ynez

Importante região vinicultora e turística dos Estados Unidos, o Vale de Santa Ynez (ou Santa Inés), na Califórnia, ficou mundialmente conhecido por ter sido o local onde foi filmado o filme “Sideways: entre umas e outras”, embora o roteiro se passasse em Napa Valley, outra região famosa pela excelente qualidade de seus vinhos, ao Norte do Estado.

O clima ameno, a temperatura e o tipo de solo fazem com que as uvas Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Merlot se desenvolvam muito bem na região, conferindo características únicas aos vinhos lá produzidos e fazendo com que a região ganhe cada vez mais fama e importância no mercado de vinhos.

Para ter um dia perfeito — como aqueles de filmes — basta escolher entre as dezenas de vinícolas e aproveitar seus restaurantes, tasting rooms e parreirais; mas tente se organizar e escolher com antecedência quais vinícolas pretende visitar, já que uma pode ficar a muitos quilômetros da outra. Afinal, em uma região rural (embora tão pertinho da praia), o que prevalecem na paisagem são fazendas e mais fazendas.

Escolhendo vinícolas no Vale de Santa Ynez

placas na estrada_ Santa Ynez Valley_Na dúvida embarque

Aquela dica se beber não dirija está valendo aqui também! Nem preciso falar como é sério descumprir essa lei nos Estados Unidos, né?! Portanto, se todos quiserem beber, o ideal é visitar as vinícolas em excursões. Existem várias delas e nos sites oficiais de algumas vinícolas é possível reservar shuttles. Também há serviços similares de táxi, motorista e até limosine.

Não sou enóloga, nem grande consumidora, e por isso escolhi três vinícolas com os critérios de estrutura e degustação; mas são apenas sugestões, diante da enorme quantidade e qualidade de fazendas vinícolas da região. Seguem também os endereços para colocar no GPS e não se perder.

De todas, a Sunstone Vineyards (125 Refugio Road) foi a que achei mais agradável e a com maior espaço para os visitantes. Eles oferecem degustação no balcão, mas você pode optar por se sentar em uma das mesas do lado de fora. Também é possível conhecer as caves.

Vinícola Sunstone Vineyard, Vale de Santa Ynez, California, Na dúvida embarque

Vinícola Sunstone Vineyard, Vale de Santa Ynez, California, Na dúvida embarque

Vinícola Sunstone Vineyard, Vale de Santa Ynez, California, Na dúvida embarque

A Firestone Vineyard (5017 Zaca Station Road – Los Olivos) é a maior produtora de vinhos da Região. A vinícola pertence à família Firestone —aquela, sabe? — dona da maior empresa de pneus dos Estados Unidos durante cerca de 80 anos. Definitivamente, o know-how em administração faz essa família brilhante em todas as áreas, da borracha aos vinhos!

A área plantada é bem grande, realmente a maior que vimos, e a área de degustação, climatizada e bastante agradável. Ideal para quem está indo com grupos maiores.

Vinícola Firestone Vineyard, Vale de Santa Ynez, California_ Na dúvida embarque

Vinícola Firestone Vineyard, Vale de Santa Ynez, California_ Na dúvida embarque

A Brander Vineyard (2401 North Refugio Road) oferece vinhos premiados em uma prédio construído ao estilo francês; Essa vinícola é menor e mais aconchegante, e oferece menos variedade.

Brander vineyard, Vale de Santa Ynez, California, Na dúvida embarque

A região do Vale de Santa Ynez pode ser visitada a partir de várias cidades, mas para quem estiver fazendo a viagem da costa da Califórnia pela Highway 1, é parada obrigatória por um ou dois dias, no mínimo.

É possível ficar hospedado em várias cidades como Los Olivos, Solvang ou até mesmo em Santa Barbara e dirigir alguns quilômetros até as vinícolas da região. De Los Angeles são aproximadamente 2:40h, o que torna possível um bate-e-volta de um dia, para curtir as vinícolas. O ideal mesmo é ficar hospedado na região.

O Vale é muito desenvolvido e tem uma vocação natural para o turismo: além das vinícolas, que certamente são o principal atrativo, há ranchos, galerias de arte, museus, passeio de balão, compras, praias e muito mais!

Uma das atrações mais importantes da região do Vale de Santa Ynez é a Old Mission Santa Ynez, assim como as demais missiones existentes na Califórnia. Vale a pena parar, entrar e conhecer mais sobre a história do povoamento pelos espanhóis e padres Franciscanos no Estado inteiro.

Mission Santa Ynez, Santa Ynez Valley, Califórnia_Na dúvida embarque

O prédio em ótimo estado de conservação é datado originalmente de 1804, sofreu grandes danos com o terremoto de 1812 e passou por restaurações ao longo do tempo para manter a história e a cultura dessa Mission, que foi a 19ª entre as 21 instaladas em toda a Califórnia. No museu há muitos objetos originais de índios e jesuítas, como pinturas, vestimentas, manuscritos, armas e utensílios domésticos. Em cada um desses artefatos, a gente encontra um pedacinho da fonte dessa rica cultura, que hoje une um pouco de cada um.

Mission Santa Ynez, Santa Ynez Valley, Califórnia_Na dúvida embarque

Outra atração que surpreende quem está dirigindo pela estrada é o Cachuma Lake, a caminho de Santa Ynez. É preciso estar atento à pequena placa que indica o local; caso contrário, passa direto e nem percebe.

O lago Cachuma surgiu artificialmente com a construção da represa em 1953. Os moradores da região e os turistas locais gostam de realizar atividades no lago e no parque que há no entorno, tais como camping, recreação, trilhas e diversos esportes mas para isso, deve-se ir preparado com protetor solar, repelente de insetos, sapatos e roupas apropriadas.Parece ótimo, mas estávamos só de passagem mesmo…

Cachuma lake, lago Cachuuma, Vale de Santa Ynez,California, Na dúvida embarque

Cachuma lake, lago Cachuuma, Vale de Santa Ynez,California, Na dúvida embarque

Cachuma lake, lago Cachuuma, Vale de Santa Ynez,California, Na dúvida embarque

Além da perfeita combinação entre vinhos e praias, uma das melhores surpresas da viagem  foi passar pela cidade de Solvang, um pedacinho da Europa nos Estados Unidos. A cidade de colonização dinamarquesa recria uma cidade típica, utilizando até mesmo nomes de Dinamarqueses ilustres para as ruas e atrações.

Depois de lerem os posts sobre Santa Barbara e Solvang, e agora este, sobre o Vale de Santa Ynez, será difícil não querer visitar essa região da Califórnia. E mais: ainda terá que saber lidar com a vontade de voltar várias vezes.

Vai Viajar? Não esqueça de fazer seu Seguro Viagem!

Real Seguro Viagem seguro_viagem Na dúvida embarque_728x90

0 comments on “Vale de Santa Ynez

3 Pings/Trackbacks for "Vale de Santa Ynez"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *