Cabo da Roca, como ir e o que fazer no ponto mais ocidental da Europa

A costa de Portugal possui muitos trechos com falésias e um deles é o Cabo da Roca. O enorme paredão rochoso avança sobre o mar a 140 metros de altura, sendo o ponto mais ocidental de Portugal e também da Europa. Eu também poderia dizer que é o lugar onde o vento faz a curva.

Mas prefiro citar o poeta Luís de Camões, que escreveu em Os Lusíadas, ser  local “onde a terra se acaba e começa o mar”. Como contei no post sobre CASCAIS, uma ideia bacana é esticar o passeio até o Cabo da Roca para ter a oportunidade de conhecer esse local tão importante historicamente, além da paisagem natural que é incrível.

Localizado dentro do Parque Natural de Sintra-Cascais, e a meio caminho entre as duas cidades, o Cabo da Roca atrai muitos visitantes em busca de belas paisagens naturais.

Historicamente, essa região de Portugal sempre foi muito valorizada e disputada. Até os fenícios, romanos e mouros passaram por ali na tentativa de ocupar o ponto mais ocidental da Europa.

O que é o Cabo da Roca?

“Na geografia, um cabo é um acidente geográfico formado por uma massa de terra que se estende por um oceano ou mar que lhe está adjacente. Um cabo muitas vezes exerce influência sobre correntes costeiras e outras características oceanográficas de seu meio. Um cabo, portanto, é uma península estreita” (Fonte: Wikipedia).

O que ver no Cabo da Roca?

Além da paisagem magnífica e toda a imensidão do Oceano Atlântico, que nos remete imediatamente à história dos portugueses como grande navegadores e descobridores, no local há um farol de 1758 ainda em funcionamento (possui 22 metros de altura e sua luz possui alcance de 48 Km – fonte: Wikipedia), além de um cruzeiro e uma placa em homenagem a Luís de Camões que descreveu o local em seu poema Os Lusíadas, como já citamos.

♦♦♦ Vai viajar para a Europa? Não esqueça de fazer seu SEGURO DE VIAGEM. É obrigatório e de acordo com o Tratado de Schengen deve ter cobertura de no mínimo 30.000 euros. Faça sua COTAÇÃO aqui e viaje tranquilo.♦♦♦

Como chegar ao Cabo da Roca?

Ônibus -para chegar ao Cabo da Roca saindo de Cascais pegue o ônibus nº 403 no terminal que fica ao lado da estação de comboio de Cascais e em 20 a 30 minutos estará lá. O bilhete de ônibus custa € 6,60 ida e volta.

Carro – na minha opinião essa é a melhor forma de explorar Portugal (pretendo repetir essa viagem de carro). De carro, é possível fazer Cascais, Cabo da Roca, Sintra e Azenhas do Mar de um jeito mais confortável. Há estacionamento gratuito, o trajeto dura 30 minutos e leva o mesmo tempo saindo tanto de Cascais como de Sintra. RESERVE AQUI SEU CARRO e comece sua viagem por PORTUGAL.

O passeio ao Cabo da Roca é rápido. Em no máximo uma hora você já viu tudo, já tirou muitas fotos e já está com vontade de ir embora (rsrs) por causa do vento.

Anota aí: casaco é imprescindível! No Cabo da Roca venta muito (e é um vento bem gelado que vem do mar). Visitei no verão, estava um lindo dia de sol e mesmo assim senti frio e precisei vestir o casaco.

Outra dica é ir de tênis pois o chão é escorregadio e íngreme e ninguém quer cair lá embaixo, não é mesmo?! E, a última dica é segurar firme a sua máquina ou celular pois vi uma turista que perdeu o celular com uma golfada de vento. Ela não estava esperando e, simplesmente, caiu…

Dicas de outras cidades portuguesas?

LISBOA – Guia bairro a bairro

PORTO – dicas de hospedagem no Porto

SINTRA – passeio de 1 dia em Sintra: bate-e-volta a partir de Lisboa

CASCAISo que fazer – passeio de 1 dia a partir de Lisboa

ÉVORA – onde ficar hospedado

ÉVORA – o que fazer em Évora

GUIMARÃES – aqui nasceu Portugal!

AVEIRO

COIMBRA

bate volta de cascais ao cabo da rocabate volta de sintra ao cabo da rocaCabo da Rocacabo da roca como irCascaiscomo chegar ao Cabo da Rocaé onde a terra se acaba e começa o marEuropafalésias em PortugalLuís de Camões em Os Lusíadaso que fazer no cabo da rocaponto mais ocidental da EuropaPortugalSintra
Comentários (4)
Adicionar Comentário
  • Marcia

    Que maravilha!
    Seu Texto é uma agradável aula para admirarmos mais ainda o nosso querido Portugal.

    • Bianca

      Olá Marcia. Obrigada por seu comentário. Portugal é realmente um país encantador. Se precisar de dicas sobre qualquer cidade entre em contato. Podemos te ajudar, ok? Abraços, Bianca

  • Noeli

    Adorei o post. Anotei as dicas sobre o vento. Iremos no inverno rsrs (ai ai ai).
    Uma dúvida: para quem vai de ônibus, a parada fica a qual distância, mais ou menos, das falésias?

    • Bianca

      Olá Noeli. O ponto do ônibus fica bem pertinho mesmo. Apenas alguns passos de distância. Boa viagem!