Damme: a tranqüilidade de uma cidadezinha rural e medieval

Para quem está em Bruges procurando opção de passeio nos arredores, a cidadezinha medieval de Damme é a escolha certa. O caminho até lá e a paz do lugar com certeza valem a visita, e um almoço! Primeiro você deve escolher como chegar lá: de bicicleta, pedalando às margens do canal, ou de barco, apreciando a atmosfera natural (sendo que este funciona apenas no verão).

Como fazer um bate-e-volta para Damme?

Quando fiz o passeio preferi o barco, mas agora posso dizer que o passeio de bicicleta deve ser bem proveitoso e talvez mais fácil do que chegar à embarcação. Além disso, Damme não é tão longe e em trinta minutos dá pra chegar pedalando. De um jeito ou de outro, o caminho é pela porta de acesso Dampnort, pelo lado direito do canal. É importante levar um mapa para não se perder.

Na cidade vale a pena caminhar sem compromisso, apreciando a tranquilidade do lugar. A cidade é bem pequena e, no início, até estranhei um pouco o silêncio e os poucos turistas, mas a gente se acostuma e passa a aproveitar o que a cidade tem de melhor: a paz! Lembro até hoje do barulho do vento agitando as folhas das árvores…

É verdade que não tem tantos atrativos para conhecer, mas justamente o pouco que há faz valer a visita. Existe o prédio da Prefeitura, casinhas belgas superfofas, restaurantes, fazendas, uma igreja medieval, um cemitério e alguns moinhos pelo caminho. Bem, listando assim, vejo que nem é tão pouco. O que vale é entrar no clima e desconectar totalmente da agitação que costuma ditar o ritmo das viagens.

O restaurante mais famoso e bem avaliado é o Tante Marie (Tia Maria, em português), mas há vários outros pela cidade.

Nós escolhemos uma padaria muito simpática com pães e doces maravilhosos, bem em frente ao cais onde o barco aporta. Também servem pratos simples, geralmente massas, todos deliciosos!

Bem fácil de achar, e mais fácil ainda de se encantar, e quase perder a hora para a viagem de volta!

As árvores que margeiam o canal e os moinhos transformam rapidamente a atmosfera e em poucos minutos você chega a esta área rural que já teve grande importância no passado e fica a poucos minutos da movimentada e secular Brugges.

Não deixe de visitar Damme pois, como sempre digo, conhecer cidades pequenas é a melhor forma de captar a essência de um país. E que país!

barcobate-voltaBélgicabicicletaBrugesBruggeBruggescaféscanalcemitériocervejacidade medievalDammeDampnortdesconectareuroEuropaeurotripfazendasfolhas das árvoresigrejamassasmedievalmochilãomoinhosNa dúvida embarquepadariapasseio de barcopazpoucos turistasrestaurantessilêncioTante MarietranquilidadeUnião Européiaventozona rural
Comentários (0)
Adicionar Comentário