Genebra, o charmoso lado francês da Suíça

Se você estiver procurando passagem para a Europa e encontrar um voo por Genebra, aproveite! Foi o que fizemos ao encontrar uma megapromo da Air France. O aeroporto de Genebra oferece conexões para vários destinos e é um dos principais da Europa, assim como sua estação de trem.

A 2 horas de Berna, capital do país, Genebra é a principal cidade do lado francês da Suíça, e foi a última de nosso roteiro, mas apenas por algumas horas.

Genebra

Saímos bem cedo de Berna e duas horas depois o trem chegou em Genebra. No caminho, a paisagem é linda, e com certeza valeria a pena um passeio mais demorado, com casinhas nas montanhas e lagos cristalinos. Ao chegarmos na estação de trem Cornavin, deixamos a bagagem em um locker (sempre útil nesses passeios depois do último check out de hotel) e fomos conhecer a cidade, pois nosso voo era à noite.

O que fazer em Genebra

Praticamente em frente à estação de trem fica o grande lago Léman, que domina a paisagem de Genebra com seu gigante jato de água, cartão-postal da cidade. No lago, que é o maior da Suíça e banha diversas cidades, como Lausanne e Montreux, há vários tipos de passeios e cruzeiros, além de pedalinhos e outras atividades para os turistas e moradores.

 Cruzando a ponte do Mont Blanc, em direção ao centro histórico, está o Jardim Inglês, um belo parque onde está o também famoso Relógio Florido (l’Orloge Fleurie), outro cartão-postal de Genebra, criado para celebrar a precisão dos relógios suíços.

Por causa do tempo curto, passeamos sem roteiro fixo pelo Centro Histórico, observando o charme das ruas, igrejas e as lojas maravilhosas de grandes marcas suíças como Rolex, OmegaTag Heuer, e dos deliciosos chocolates Toblerone e Lindt.

Aliás, a dica é sempre deixar para comprar chocolates no último dia de viagem para não derreterem na mala. Todos os mercados em que entramos na Suíça vendem as melhores marcas de chocolates e por preços mais em conta do que nas próprias lojas fabricantes.

Embora pequena, Genebra é um importante centro financeiro. Muitos bancos, seguradoras, empresas multinacionais, além de organismos internacionais como a ONU e a Cruz Vermelha, se encontram instalados por lá, definindo ainda mais o espírito internacional da cidade. Para chegar na sede destas duas últimas instituições é preciso pegar um ônibus, pois fica afastado do centro; por falta de tempo, não fomos.

Andando entre a rue de la Rotisserie, a rue du Rhöne e a Grand Rue, na cidade antiga, existem muitas opções de lojas e restaurantes. Ali pertinho, na Praça du Bourg de Four, está a Catedral São Pedro, a principal igreja protestante da cidade, antes católica.

Aliás, o templo vem sendo bastante reformado ao longo do tempo, com a retirada de objetos e imagens católicas de seu interior. Hoje guarda pouco de como era originalmente, inclusive a fachada gótica foi alterada para uma fachada neoclássica.

É possível visitar também a Ilê Rousseau, onde há uma estátua em homenagem a um dos mais célebres filósofos da História, Jean-Jacques Rousseau, nascido exatamente em Genebra. Para chegar lá, siga pela Ponte Bergues.

Além desses pontos turísticos, a cidade possui importantes museus. Museu Rath, o Museu de Arte Moderna, o Museu de Arte e História e o Museu e Instituto Voltaire.

No final do dia, buscamos a bagagem na estação e pegamos um trem para o aeroporto.

Genebra, assim como Berna, nos deixou encantados com a Suíça, e com vontade de voltar para desbravar ainda mais esse pequeno e lindo país. Território neutro que exalta a diplomacia e a paz e que possui duas das melhores cidades do mundo para se viver, Genebra e Zurique.

Aliás, por ser sede de tantos organismos internacionais Genebra é conhecida como a Cidade da Paz. Très bon, n’est ce pas?

Não esqueça de fazer seu seguro de viagem!

aeroporto de GenebraBernacartão postal de GenebraCatedral São Pedrocentro financeiro internacionalcentro históricochocolates Toblerone e Lindt são suíçosCidade da PazCruz Vermelhacruzeiros no lagodeliciosos chocolates Toblerone e Lindtestação de trem CornavinEuropaeurotripGenebraGenebra fica a 2 horas de trem de BernaGeneveIlê Rousseauilha Rousseauimportante centro financeiroInstituto Voltairejardim inglêsjato d'águaJean Jacques Rousseaul'Orloge Fleurielago LémanLausannelockermaior lago da Suíçamega promoção da Air FrancemegapromoMont BlancMontreuxMuseu de Arte e históriaMuseu Ratho Museu de Arte ModernaOmegaONUponte do Mont BlancPraça du Bourg de Fourprincipal cidade do lado francês da Suíçarelógio de floresRelógio Floridorelógios suíçosRolexroteirosede da Cruz Vermelhasede da ONUSuíçaTag HeuerToblerone
Comentários (0)
Adicionar Comentário