Oktoberfest de Munique: conheça a maior festa da cerveja do mundo!

Quando escrevi o post sobre Munique  disse que era difícil falar sobre a cidade sem mencionar a tradicional Oktoberfest de Munique, ainda mais porque conheci a cidade nesse período. Como muitas pessoas têm interesse de conhecer a maior festa da cerveja no mundo(!) separei um post exclusivo sobre o evento contanto as dicas de como chegar, o que fazer e onde ficar hospedado.

Oktoberfest de Munique

Todos os anos a Oktoberfest de Munique acontece entre os meses de setembro e outubro.  Em 2018, o evento ocorrerá entre os dias 22 de setembro a 7 de outubro e, em 2019, está agendado para os dias 21 de setembro a 06 de outubro.

É bom frisar que o evento não é um festival exclusivo para os apreciadores da bebida (bier, em alemão). A festa recebe muitas famílias com crianças pequenas, possui parque de diversão, desfiles com roupas e músicas típicas da Baviera e muitas barraquinhas de comidas alemãs e souvenirs, conseguindo atender a um público bastante diversificado.

Quem já foi sabe como a festa altera o clima da cidade (para melhor) e particularmente recomendo ir a Munique nessa época, quando tudo vira uma grande festa.

Como chegar à Oktoberfest de Munique

O parque onde ocorre a festa está localizado em Theresienwiese e, para chegar até lá, a Prefeitura recomenda que se utilize o metrô (U3, U6 até Goetheplatz, ou U4 e U5 até Theresienwiese). É bem tranquilo, além de ser uma ótima oportunidade para observar como os alemães se comportam e se divertem.

Não é necessário utilizar as roupas típicas da Baviera (aquelas lindas e fofas), mas talvez você se sinta mais à vontade no meio dos alemães se vestindo como tal.

Eu até procurei roupas em lojas no Centro de Munique, e achei cada uma mais linda que a outra, mas acabei desistindo de comprar pois nos dias em que estava lá fez muito frio e choveu sem parar. Reparem que a maior parte das pessoas não estava usando roupas típicas.

Oktoberfest de Munique em dia de chuva

A entrada na festa é totalmente gratuita, tanto para o parque como para as tendas das cervejas. Só é preciso pagar pelo que consumir e para andar nos brinquedos. O preço da caneca de 1 litro da cerveja varia entre €10 e €11, mais a gorjeta. Não vale a pena converter o valor para Real. Pense que é uma festa muito TOP regada com as melhores cervejas.

As tendas da Oktoberfest

As maiores marcas de cerveja de Munique montam suas tendas para receberem os apreciadores de cerveja e servirem a bebida acompanhada de comidas típicas como pretzels, wursts e outras delícias.

São várias tendas, organizadas de acordo com a marca da cerveja: as maiores e mais famosas são a Paulaner, Hofbräu, Lowenbräu, Augustiner, Schützen e Hacker. Lá dentro, bandas tocando música ao vivo, muita cerveja e animação.

Enormes tendas na Oktoberfest de Munique

Horário de abertura das tendas

A festa começa cedo e termina cedo. Durante dias de semana vai das 10:00 as 23:30 e nos finais de semana das 9:00 à meia-noite.

Nos finais de semana é quase impossível conseguir sentar em alguma das grandes mesas sem ter feito reserva, pois os cervejeiros de plantão chegam cedo, bebem muito (com canecas de um litro) e ficam até o final….

Então a dica é chegar cedo para pegar lugar ou fazer a reserva antecipadamente. Para isso, é preciso entrar em contato com cada uma das cervejarias, diretamente pelo site.

Observe também o pessoal que trabalha no evento. As atendentes levam até 6 canecas de 1 litro por vez! E na cozinha o pessoal não para de montar pratos, um atrás do outro. Reparem na quantidade de frangos assando.

Fora das enormes tendas também é possível comprar bebidas e os maravilhosos quitutes alemães. Não deixem de experimentar o Apfelstrudel (típico doce de maçã) e as dezenas de tipos de Wurst, as salsichas, feitas de diferentes maneiras, com temperos e molhos.

São realmente uma delícia, embora às vezes visualmente sejam estranhas para brasileiros, pois além da cor tradicional a que estamos acostumados podem ser brancas ou pretas.

Não esqueça de comprar algum souvenir típico como canecas de 1 litro, chapéus em formato de caneca ou o biscoito “ich liebe dich” ou “my liebling”.

oktoberfest de Munique

Crianças na Oktoberfest de Munique

Várias pessoas me perguntam se é possível lir com crianças para a Oktoberfest de Munique. É permitido, claro, e elas adoram o parque de diversão. Afinal a festa típica já faz parte da cultura local, e as crianças têm que participar.

A única observação é quanto ao horário mas crianças abaixo de 6 anos só podem ficar nas tendas até as 20 hs, mesmo estando acompanhadas dos pais.

Parque de diversão da Oktoberfest de Munique

Reserve o hotel com antecedência

Não esqueça que é preciso reservar o hotel com bastante antecedência, pois devido à grande procura pelo evento, a cidade fica lotada! Quando digo bastante antecedência significa de 8 a 10 meses antes.

Eu mesma não consegui hotéis com preços razoáveis porque decidi viajar uns 5 meses antes do evento. Para dicas mais detalhadas sobre hospedagem leia ONDE FICAR EM MUNIQUE.

Dicas rápidas. O centro histórico é melhor região para ficar hospedado e as hospedagens por lá costumam ter o preço mais elevado. Boas opções são o Mercure Munchen Altstadt e o Platzl Hotel Superior.

Já próximo à estação de trem (Hauptbanhof) e não muito longe do centro ficam o Sofitel Munchen Bayerpost e o Aloft Munchen. De metrô, chega-se rapidamente a qualquer lugar da cidade.

Munique além da Oktoberfest

Caso esteja indo para Alemanha fora da Oktoberfest de Munique, não se preocupe. É possível visitar as cervejarias da cidade e experimentar todas com calma.

Algumas das mais famosas e históricas são: Hofbräuhaus (Platzl 9), Augustiner Bräustuben (Landsbergerstr 19), Löwenbräukeller (Nymphenburgerstrasse) e Paulaner (Kapuzinerplatz 5).

Não deixe de ler nosso post sobre MUNIQUE com endereços de todas as atrações e estações de metrô, o que facilita e muito a vida de quem está indo pra lá. Afinal, por mais que todos falem muito bem inglês, ainda temos que nos virar no alemão quando olhamos no mapa.

Tim-tim!

AlemanhaAugustiner Bräustubenbiercervejacervejariacervejas alemãscomo chegar na oktoberfestcomo é a oktoberfest de muniqueentrada gratuitaEuropafesfesta folclóricaHofbrauhausLöwenbräukellermaior festa da cerveja no mundometro para oktoberfestMuniqueNa dúvida embarqueo que fazer na oktoberfest de muniqueoktoberfestoktoberfest de Muniqueoktoberfest de munique o que éPaulanerquando acontece a oktoberfest de muniquetendas de cervejariastendas de cervejasTheresienwiesetudo sobre a oktoberfest de munique
Comentários (0)
Adicionar Comentário