Teatro Amazonas mais 9 atrações

Vai viajar para Manaus? Então que tal dar uma olhada no que a capital manauara tem de melhor? A Paris dos Trópicos como ficou conhecida a cidade devido à forte influência francesa durante o período da Borracha, surpreende os visitantes que esperam ver apenas índios ou floresta. E não é só o Teatro Amazonas que se destaca.

Manaus ostenta uma natureza exuberante, mas também avenidas largas e um trânsito de cidade grande, além de muitos edifícios históricos que representam todo o esplendor de seu passado. Claro que o belo Teatro Amazonas é o ícone mais famoso, mas há muito mais para ver e observar durante a passagem pela cidade.

O que você não pode deixar de ver em Manaus?
1- Teatro Amazonas

Considerado o maior símbolo do ciclo da Borracha, o Teatro Amazonas domina a paisagem de quem passa pelo Largo de São Sebastião. Imponente, com sua cúpula nas cores da bandeira do Brasil, o prédio em estilo eclético é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Inaugurado em 1896 para uso exclusivo dos Barões da Borracha, o teatro foi praticamente todo importado da Europa e sua construção demorou 14 anos. O material vinha de navio, inclusive a madeira retirada da floresta Amazônica, que era trabalhada na Europa para depois retornar ao Brasil.

Completando 120 anos em 2016, o Teatro Amazonas incentiva o acesso às artes através da gratuidade dos espetáculos, estimulando os cidadãos a frequentarem o espaço. A visita guiada pelo interior do Teatro é imperdível, para quem quiser ter a exata noção do que representou essa obra na época em que Manaus e a floresta se confundiam.

Aproveite que está no Largo de São Sebastião e experimente o Tacacá da Gisela ou o Tambaqui de Banda, no restaurante de mesmo nome, pertinho do Teatro.

2- Mercado Municipal Adolpho Lisboa

O belo prédio em estilo Art Nouveau também inaugurado no período da Borracha e é um dos melhores exemplares da arquitetura em ferro, verdadeira inspiração francesa. Contorne o prédio para ver os dois lados pois as fachadas são completamente distintas. 

Atualmente o mercado público possui comércio de artesanato, mercado de peixes, restaurantes e lanchonetes. É um local simples (e quente), localizado à beira do Rio Negro.

Além do Teatro Amazonas e do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, há outros edifícios históricos para visitar no Centro, como o Palacete Provincial e o Palácio Rio Negro.

3- E, claro, o tradicional passeio de barco pelo Rio Negro, com parada para ver o encontro das águas, nadar com botos, visitar uma tribo indígena e almoçar no restaurante flutuante — como contei em Passeio Imperdível em Manaus.

4- Palacete Provincial

Também conhecido como Quartel da Polícia Militar abriga 4 museus: a Pinacoteca do Estado, o Museu da Imagem e do Som, o Museu de Arqueologia e o Museu  de Numismática. Esse é um dos edifícios mais importantes do Estado do Amazonas, por sua história e rico acervo. Como não poderia deixar de ser, é tombado pelo Patrimônio Histórico e Nacional e está muito bem conservado e restaurado.

5- Palácio Rio Negro

Construído pelo comerciante alemão Waldemar Scholz, um importante Barão da Borracha, o prédio foi mais tarde adquirido para ser sede do Poder Executivo e residência do Governador, permanecendo assim até 1997, quando o local passou a funcionar como Centro Cultural. A visita ao interior do Palácio é uma verdadeira viagem no tempo valendo observar os móveis e objetos da época.

Depois de andar pelo Centro de Manaus sob o sol forte e um calor de 34º C provavelmente você vai querer chegar o mais rápido possível à piscina do hotel. Mas se o seu hotel não tiver essa opção (ou mesmo se tiver), não se preocupe. Você pode se refrescar conhecendo a Praia da Ponta Negra ou praticando Stand Up Paddle no rio.

6- Praticar SUP no rio

No mês de outubro, quando visitei a cidade, fazia muito calor e quis experimentar a prática de SUP no rio, pois tinha visto umas fotos bem legais na internet, e só tinha praticado no mar. A atividade é realizada basicamente em dois locais: na área da Ponta Negra ou em Tarumã, onde existem flutuantes no rio oferecendo serviços como SUP, refeições e até baladas, para os mais animados. Escolhi o SUP do Abeca e lá fui eu… foi uma tarde bem gostosa e relaxante, em meio à natureza e em ótimas companhias.

Uma delícia ouvir só o barulho dos barcos e do vento. Se você for a Manaus, não deixe de incluir a atividade no seu roteiro. No flutuante do Sup do Abeca eles oferecem pranchas, remo, colete salva-vidas e comes e bebes. Sem falar que o Sandro, o dono, é muito gente boa e supervisiona a atividade, acompanhando os praticantes de perto, o que é um ponto super positivo.

A dica para conseguir fotos ainda mais bonitas é fazer o SUP durante a época da cheia, quando se formam os igarapés, e assim é possível remar mais perto das árvores, na área alagada, mas em qualquer época é, sem dúvida, uma atividade muito boa!

7- Praia da Ponta Negra

Essa praia é o ponto de encontro dos manauaras. Localizada às margens do Rio Negro e com a orla reurbanizada, no local acontecem os maiores shows da cidade. No seu amplo calçadão há barracas de comes e bebes e artesanato. A praia conta ainda com estrutura de banheiros e salva-vidas e há boias na água delimitando até onde os banhistas podem se aventurar, o que é ótimo, considerando que se trata de um rio enorme e com grande movimentação de embarcações.

Devido à grande revitalização da área, lá também ficam os prédios residenciais mais novos da cidade, além do icônico Hotel Tropical.

8- Porto Flutuante de Manaus

O maior porto fluvial do mundo recebe milhares de turistas todos os anos pois é dali que saem os cruzeiros pelo Rio Negro e também os passeios de barco para ver o encontro da águas, fazer nado com botos, visitar uma tribo indígena e almoçar no restaurante flutuante. A estrutura do porto poderia ser bem melhor (!) considerando o grande fluxo de pessoas.

Observe a placa que indica os registros históricos da cheia e veja como o nível do rio Negro varia, ano a ano. Como outubro é época de seca, é normal o nível estar baixo, ou seja, nem aparecer na marca.

9- Jardim Botânico Adolfo Ducke e Parque do Mindu

Para quem quiser ter contato com a natureza sem sair da cidade as duas melhores opções são visitar o maior Jardim Botânico do mundo e o parque do Mindu, que possui trilhas suspensas. Assim, você verá a Floresta Amazônica de pertinho.

10- Shoppings

Por ser uma cidade industrial (lembram da Zona Franca de Manaus, né?!) o apelo comercial é muito forte, até mesmo como forma de escoar a produção. Por isso, há na cidade vários e excelentes shoppings centers, como o Shopping Manauara, o Amazonas Shopping e o Manaus Plaza Shopping. Em todos eles você encontra as maiores marcas e lojas do Brasil. Para os manauaras os shoppings são também uma forma de se refrescar do calor.

Tá bom… eu sei que convenci vocês de ir pra Manaus! 😉

Então se tiver oportunidade de ir, vá. E se tiver alguma dúvida, deixe um comentário aqui que a gente responde!

AmazonasAmazôniaBrasilFloresta AmazônicahospedagemHotel TropicalJardim Botânico Adolfo DuckeManausMercado Municipal Adolpho LisboaNortePalacete ProvincialPalácio Rio NegroParque do MinduPonta Negraporto flutuanteregião NorteSup do AbecaTeatro Amazonas
Comentários (0)
Adicionar Comentário