Quem está em Veneza não pode deixar de fazer um bate-volta até Murano, uma ilha há aproximadamente 30 minutos, de vaporetto, da Piazza San Marco. É bem perto, fácil de chegar e o passeio é realmente muito agradável, sendo uma das poucas oportunidades de presenciar a produção, ao vivo, dos vidros.
A fábrica mais popular entre os turistas é a Mazzega Glass Factory, mas nos fins de semana só é possível conhecer o seu showroom pois não há fabricação. Infelizmente visitei Murano num domingo e não assisti à fabricação do vidro, mas mesmo assim valeu a pena.
Passeando por Murano
Depois de visitar as fábricas e seus showrooms aproveite para passear pela ilha, almoce e se ainda estiver com tempo acho que vale conferir o Museu do Vidro, que conta a história deste material através dos séculos e as diversas técnicas utilizadas para sua fabricação até hoje.
O museu conta com um acervo bastante diversificado, raro e especial. Acho que vale muito a pena, sobretudo se houver interesse em conhecer mais sobre o material.
Vista de Murano a partir da sacada do Museu do Vidro.
Vá com tempo para passear sem compromisso, almoçar com calma, tomar sorvete, fazer umas comprinhas nas várias lojas de souvenirs e andar por essa ilha que é bem mais tranquila mas não por isso menos charmosa do que sua vizinha Veneza.
Também não podem faltar a visita à Igreja de Santa Maria e São Donato e São Pedro.
Se ainda tiver tempo e disposição outra opção é conhecer Burano, outra ilhota charmosa a poucos minutos de Murano.
No post sobre Veneza dissemos que é impossível voltar sem trazer algum dos muitos objetos de vidro que estão por todas as lojas e feirinhas da cidade, muitos deles fabricados na ilha de Murano, bem pertinho dali. Por causa da fama internacional os vidros de Murano sofrem com a concorrência dos vidros chineses, que também já invadiram Veneza… em razão disso muitos lojistas, preocupados em manter a boa reputação e a fama dos vidros locais, colocam placas nas vitrines indicando trabalharem com o autêntico e verdadeiro vidro de Murano.
Infelizmente, para nós, turistas, é bem difícil distinguir na prática entre o verdadeiro vidro de Murano e os outros, mas comprando diretamente da fábrica não tem erro!
O importante é saber que de qualquer forma o passeio será inesquecível e muito romântico, como tudo na Itália!
0 comments on “Murano: bate-e-volta a partir de Veneza”
1 Pings/Trackbacks for "Murano: bate-e-volta a partir de Veneza"
[…] tiver tempo recomendo ainda o bate-volta até Murano, uma ilha a 30 minutos da Piazza San Marco, onde existem fábricas de produção de vidro (dá pra […]