Do Arco do Triunfo ao Museu do Louvre

Sem dúvida, um dos dias mais aguardados pelos turistas em Paris é o dia de conhecer o Arco do Triunfo, a Avenida Champs-Élysées e o Museu do Louvre. E o melhor é saber que dá pra seguir um roteiro em linha reta por eles! Dica M-A-R-A para quem não fala francês, né?!

A sugestão é começar o dia indo ao Arco do Triunfo e deixar o Louvre para o final do dia, pois explorar bem o Museu pode levar muito tempo e, por isso, é bom que seja a última atividade do dia.

O Arco do Triunfo de Paris, construído por ordem de Napoleão, e inspirado no Arco de Tito (Roma), possui em seu interior um museu que conta sobre sua história e construção. O mais interessante, no entanto, é subir as escadarias até o topo, para apreciar uma linda vista da cidade e das 12 avenidas que se iniciam a partir do arco, em formato de estrela. Além de muito bonita, a visão de Paris a apenas 50 metros de altura já emociona!

A privilegiada vista do Arco do Triunfo

Em sua base está localizado o túmulo do soldado desconhecido, em homenagem a todos os soldados mortos na Primeira Guerra Mundial. Todos os dias, ao anoitecer, é acesa a “chama da memória”.

Para chegar ao Arco, vê-lo de longe e tirar fotos, as duas melhores estações de metrô são Argentine ou George V, mas para ir direto ao centro do arco é preciso passar por uma passagem subterrânea (já que não há como atravessar a rua até o Arco) ou utilizar a estação Charles de Gaulle Étoile.

O ingresso custa € 12,00 mas o Paris Museum Pass, do qual falamos em outro post, é aceito nessa atração.

Depois de aproveitar a vista da cidade a 50 metros de altura, é hora de descer e continuar o  passeio pela Champs-Élysées, a avenida mais charmosa do mundo, que será o lugar perfeito para seu almoço.

A avenida que também é considerada como a mais bela do mundo possui diversos restaurantes e cafés, desde os mais chiques ao mais simples, e as mais variadas lojas de grife, onde os turistas se esbaldam de tanto comprar. Calçadas largas e bem arborizadas garantem o agito durante todo o dia, até tarde da noite.

Aliás, deixe para fazer compras à noite, para não ter que carregar sacolas durante o dia, e aproveite para jantar em grande estilo na Champs-Élysées. Olha como ela é maravilhosa à noite… precisei compartilhar essa foto, que é uma das minhas preferidas.

Depois do almoço, siga pela Avenida até o Museu de Belas Artes, instalado nos edifícios do Petit Palais e do Grand Palais, também construídos para a famosa Exposição Universal de 1900, assim como  a Torre Eiffel. No meu caso, como eu queria conhecer o Louvre, não entrei nesse museu, pois seria muita informação para um dia só. Deixei para uma próxima vez.

Logo em frente está a Place de La Concorde, uma praça pequena, mas com enorme importância histórica. No centro da praça está o famoso obelisco Luxor, mandado trazer do Egito, e colocado no exato local onde ficava a guilhotina que, durante o Reinado do Terror, decapitou o Rei Luis XVI, Maria Antonieta, Danton e Robespierre, e muitos e muitos outros. Nas extremidades da praça, duas belas fontes de água que representam o sucesso da navegação marítima e fluvial da França.

O curioso é que o obelisco está alinhado com o Arco do Triunfo e o Arco de la Défense, bem mais ao fundo, possível de ser visto em um dia com boa visibilidade.

 O jardim que liga a Praça de la Concorde ao Museu do Louvre é o Jardin des Tuileries, onde antes havia um palácio que foi demolido. Hoje, o imenso jardim abriga cafés, esculturas ao ar livre, dois museus (o Musée de l’Orangerie e o Jeu de Paume) e o Arco do Carrossel, construído para celebrar as vitórias de Napoleão. Aproveite para descansar um pouco antes de entrar no Louvre, pois é preciso muita disposição viu?!

E por falar nele… O Museu do Louvre fica localizado no Palácio do Louvre, que já serviu como forte, sede do governo e até residência da família real. Foi construído por etapas, ao longo de muitos séculos.

É um dos maiores museus do mundo e o que mais recebe visitantes. Possui um acervo completíssimo que vai desde arte egípcia, passando por arte grega, etrusca e romana e, pode acreditar: você ficara pelo menos umas 3 horas lá dentro se quiser, pelo menos, passar por todas as salas.

Claro que o Museu tem seus queridinhos, que são a Vênus de Milo,  a Monalisa, a cadeira onde Napoleão se auto-coroou, e a última carta escrita pela rainha Maria Antonieta,  antes de morrer na guilhotina mas, sobre o Louvre, fizemos um post completo, com todos os detalhes dessa atração.

O ingresso para o museu custa € 15,00, mas vale lembrar que quem possui o Paris Museum Pass pode entrar na mesma atração várias vezes. Então, se não aguentar ver tudo no mesmo dia, não tem problema: volte depois.

Não sei vocês, mas em Paris todas as atrações me dão vontade de repetir, seja o Arco do Triunfo, a Champs-Élysées ou Louvre. Dia longo e proveitoso, que com certeza deixa saudades…

Para saber sobre outras atrações da capital francesa:

Paris

Torre Eiffel

Paris Museum Pass

Quartier Latin e Ilê de La Cité

Montmartre e a Basílica do Sacre Coeur

Vai viaja? Não esqueça de fazer seu Seguro Viagem!

Arco do Carrosselarco do triunfoavenida Champs ÉlyséesBasílica do Sacre Coeurcadeira onde Napoleão se auto-coroouChamps ElyseesCharles de Gaulle Étoiledicadica de viagemestação de metrôEuropaFrançaGrand Palaisilê de la citéJardin des TuileriesJeu de PaumeLouvreMonalisaMontmartreMusée de l'OrangerieMuseu de Belas ArtesMuseu do LouvreNa dúvida embarqueobelisco de LuxorParisParis Museum PassPetit PalaisPlace de La Concordequartier Latinrainha Maria Antonietaroteiroroteiro em linha retaseguro viagemTorre EiffelVênus de Milovista de Paris
Comentários (0)
Adicionar Comentário