Paris e os… Parisii, Parise, Parizzi

Paris é realmente muito mais do que conseguimos imaginar. Uma cidade imperdível para os apaixonados, para os que gostam de boa comida, bons vinhos, arte, história e arquitetura… Em outras palavras, para os amantes do savoir vivre.

Escrever sobre a capital francesa não é fácil, pois são muitas dicas e atrações para resumir em um único texto. Assim, decidi dividir a cidade por regiões, agrupando os pontos turísticos de acordo com a localização, de forma a facilitar quem estiver pensando em embarcar para Paris. Foi esse o roteiro que fiz e segui em minha primeira viagem para conhecer a terra dos parisienses e aproveitar ao máximo cada arrondissement. Veja os links no final desse post.

Muitos acreditam que a alcunha de Cidade Luz tem origem na boa iluminação dos monumentos e na quantidade de lâmpadas acesas à noite. Até poderia ser, pois a cidade é muito bem iluminada e todos os seus pontos turísticos reluzem como se tivessem luz própria. Porém, na verdade, a referência remete à época do movimento Iluminista, em que Paris foi o centro intelectual do mundo, onde estavam as mentes mais iluminadas da civilização.

Obviamente, tanta luminosidade não se apagou com o passar do tempo, e a Paris de hoje continua sendo um importante centro cultural que dita tendências em diversas áreas do conhecimento, moda e estilo de vida, principalmente no Ocidente. Que mulher não se inspira nas francesas esbeltas que andam de bicicleta e compram baguettes e flores antes de chegar em casa?

Aliás, não à toa, Paris é a cidade no mundo que mais recebe visitantes por ano — e, apesar dos trágicos atentados terroristas, ainda tão recentes, o movimento de turistas parece nunca diminuir. Acho que pode até gerar um movimento contrário, do tipo: deixe eu ir logo antes que aconteça algo mais grave…

Paris e os… Parisii, Parise, Parizzi

Particularmente, sou suspeita para falar sobre Paris (e sobre a França), pois sempre fui apaixonada por tudo relacionado ao idioma, à cultura, à história e seu estilo romântico-chique-despojado.

Meu próprio sobrenome (Parise), embora tenha origem italiana, refere-se a antepassados que vieram de Paris em algum momento da história, gravando em minha personalidade — e na de tantos outros Parise, Parisi, Parizzi — essa raiz.

Estudei francês por anos, fiz provas de Certificação do Ministério da Educação Francês, fiquei noiva nessa cidade (a maior surpresa da minha vida) e, claro, meu sonho é morar lá um dia… mas isso rende outro post.

Visitando a cidade, descobri o local que é considerado seu “berço”, onde os Parisii (assim chamados os pertencentes da tribo celta) se instalaram e deram início a um pequeno povoado que mais tarde viria a se tornar Paris. É a Cripta Arqueológica, localizada na Île de la Cité. 

E o barco com o nome Parisis?! Coincidência ou não, a empresa Vedette du Pont-Neuf fica localizada exatamente na pontinha da Île de la Cité, na Praça du Vert-Galant. Esse é o ponto de embarque e desembarque. Amei esse passeio pelo rio Sena, realmente imperdível para quem está em Paris!

Esse texto é apenas uma introdução para outros assuntos e atrativos que todos conhecemos um pouco e que fazem nos sentirmos verdadeiros parisienses quando estamos em Paris.

Clique nos links abaixo e desbrave a capital da França com a gente!

Quando ir e quantos dias ficar

Quartier Latin e Île de La Cité

Montmartre e a Basílica do Sacré-Coeur

Do Arco do Triunfo ao Museu do Louvre

Torre Eiffel

Faça agora seu seguro viagem, com o melhor preço do mercado!

apaixonadaapaixonadosarco do triunfoatraçõesbaguetteBasílica do Sacre Coeurbicicletasboa comidabons vinhoscapital francesacasacentro culturalcentro intelectual do mundoChamps Elyseeschiquecidade luzcidade mais visitada do mundocidade por regiõescripta arqueológicaculturade Parisdespojadodicasdita tendênciasestiloestilo de vidaEuropafloresFrançafrancesashistóriaidiomailê de la citéiluminação dos monumentosiluminação dos prédios históricosJardin desTuilerieslocalizaçãoLouvreluzes acessasmentes mais iluminadasmodaMontmartremuitas dicaspãoParisPariseParisiiPlace de La Concordepont neufpontos turísticosPraça du Vert- GalantQuando irquantos dias ficarquartier Latinromânticosavoir vivreTorre Eiffeltribo celtaVedette du Pont-Neuf
Comentários (0)
Adicionar Comentário