A Dinamarca na Califórnia? Yes, Solvang!

Solvang é uma grata surpresa encontrada no Vale de Santa Ynez, importante região vinícola e turística no Estado da Califórnia.

Também chamada de Little Denmark, ou Pequena Dinamarca, Solvang reproduz em alguns quarteirões uma típica cidade nórdica, com tudo a que se tem direito: a arquitetura, os nomes de ruas, as estátuas, as lojas… absolutamente tudo — até os moinhos! — lembra a Dinamarca (tirando a bandeira dos Estados Unidos em alguns estabelecimentos, como na Mortensen’s Bakery).

A pequena cidade de aproximadamente 6 km², fundada por imigrantes dinamarqueses em 1911, recria perfeitamente a atmosfera de sua terra natal e se tornou tão famosa que atrai milhares de turistas todos os anos. Embora não seja destino final (pelo menos para nós, brasileiros), Solvang é um destino agradavelmente inevitável para quem conhece o Vale de Santa Ynez e a região de Santa Barbara.

Pela estrada, predominam uma paisagem rural e a parada em diversas vinícolas renomadas, como a Firestone e a Sunstone. Para amantes de vinho vale a leitura do post sobre o Vale de Santa Ynez.

Os moradores têm orgulho de sua história e dedicaram uma estátua e um museu inteiro ao famoso escritor Hans Christian Andersen, autor de clássicos da literatura infantil como O Patinho Feio e A Pequena Sereia. Orgulho da cidade também é a cervejaria artesanal Solvang Brewing Company, onde é possível degustar cervejas tipo ale e almoçar comidas típicas da Dinamarca no Viking room.

Eventos em Solvang durante o ano

A cidade, muito voltada para o turismo, organiza eventos ao longo de todo o ano para atrair ainda mais visitantes, sobretudo os próprios americanos que moram perto e curtem bons vinhos. Além de eventos relacionados aos vinhos, Solvang também organiza, no mês de setembro, o festival Solvang Danish Days, que procura divulgar a cultura nórdica por meio de desfiles e danças com roupas típicas, música, pães, doces, vinhos e cervejas vikings, como eles mesmos divulgam.

Três meses depois, em dezembro, ocorre o Julefest, festival que celebra o Natal, com muitas árvores enfeitadas, presépio, chagada do Papai Noel e a tradicional parada natalina. E  por falar em Natal, como não mencionar uma das mais importantes lojas da cidade? A loja Jule Hus atrai apaixonados por enfeites de Natal, como eu! Trouxe vários… Tem até o Papai Noel Dinamarquês, rsrs….

Enquanto passear pela cidade, é interessante observar que os nomes das ruas remetem a celebridades ou personagens famosos da Dinamarca e todos os estabelecimentos e lojas também recebem nomes dinamarqueses. Além disso, todas as lojas vendem produtos importados da Dinamarca ou feitos com receitas típicas (sendo vários  tipos de queijos, bebidas e doces típicos) sem falar dos restaurantes e da cervejaria que já mencionei.

Para quem curte a fascinante história da colonização da Califórnia, não pode deixar de visitar a Old Mission Santa Ynez, que foi a 19ª entre as 21 instaladas em todo o Estado. O prédio está em ótimo estado de conservação, após sucessivas restaurações ao longo do tempo, com o objetivo de não deixar essa história morrer. Ela fica a alguns poucos quilômetros de Solvang: é só jogar no GPS e chegará em alguns minutos.

Para quem quiser ficar hospedado na cidade, o site oficial recomenda os melhores hotéis, além de atividades como passear a cavalo, andar de bicicleta, jogar golfe e aproveitar o Cachuma Lake,  lago criado artificialmente com a construção da represa em 1953. Os moradores da região e os turistas gostam de realizar atividades no lago e no parque que há no entorno, tais como camping, recreação, trilhas e diversos esportes. Mas para isso, deve-se ir preparado com protetor solar, repelente de insetos, sapatos e roupas apropriadas.

Se você tiver oportunidade de viajar para a Califórnia, não deixe de conhecer esse pedacinho da Dinamarca e da rica cultura dos povos nórdicos, que já na Idade Média eram grandes navegadores, exploradores e conquistadores. Ao contrário do mito que se formou em torno dos vikings, hoje sabe-se que eles eram, sim, bastante avançados para a época, e tiveram importante contribuição na construção de cidades e nas ciências marítimas.

Quem sabe você não acaba se empolgando e faz uma viagem para a Dinamarca? Eu quero, e já comecei a planejar!

Vai viajar? Não esqueça de fazer seu Seguro Viagem!

1911andar a cavalobicicletaCachuma LakeCalifórniacampingcerveja alecerveja dinamarquesacervejaria artesanalcervejasdanças com roupas típicasdesfilesDinamarcadocesdoces típicosenfeites de natalescritor Hans Christian AndersenEstados UnidosEuropaEuropa nos Estados UnidosFirestonegolfeHans Christian AndersenJule HusJulefestlago CachumaLittle Denmarkloja de natalloja de produtos de natalmoinhosMuseu Hans Christian AndersenmúsicanatalOld Mission Santa Ynezpadarias dinamarquesaspãesPequena Dinamarcaprodutos típicosrecreaçãoSanta BarbaraSolvangSolvang Brewing CompanySolvang Danish DaysSunstonevale de Santa YnezvikingViking roomvinhosvinícolas
Comentários (0)
Adicionar Comentário