Tour para Highlands e Lago Ness

Dia de visitar as Highlands e Lago Ness, o famoso lago “ocupado” por um monstro! Esse é um dos passeios mais famosos da Escócia e é preciso reservar um dia inteiro saindo de Edimburgo. No caminho, uma natureza exuberante com paisagens de tirar o fôlego: lagos, cachoeiras, fazendas e uma estrada sempre impecável.

A Escócia é dividida geograficamente em Highlands, cuja principal cidade é Inverness, e Lowlands, onde está Edimburgo. As Highlands são a melhor representação da Escócia: castelos, lagos, montanhas, e muito whisky! Cenário e inspiração para muitos filmes, o ideal é se programar para passar um fim de semana por lá.

Clima na Escócia

Mesmo sendo verão, o clima na Escócia costuma ser frio e chuvoso e isso acaba fazendo parte da viagem. É preciso entrar literalmente no clima e aproveitar ao máximo, mas confesso que para uma carioca é difícil. A temperatura média no verão é de 14 ºC e chove quase todos os dias. A dica é sempre sair com um casaco impermeável e guarda-chuva.

Se tiver a possibilidade de escolher o dia do passeio, fique de olho na previsão do tempo. Se der, faça o passeio em um dia de sol e céu azul. Como eu estava com excursão agendada e era o único dia que tinha para o Lago Ness, o passeio foi com chuva mesmo!

Saímos de Edimburgo as 8:00 da manhã e seguimos 4 horas pela estrada, com várias paradas para tomar café, comprar produtos locais e ir ao banheiro. No início da viagem estava chovendo muito e isso acabou atrapalhando um pouco, especialmente para as fotos.

Highlands e Lago Ness

De Edimburgo saem tours com duração de 12 horas para as Highlands — é um trajeto longo, mas a estrada é impecável e com um bom guia a viagem fica mais leve.

Fiz o tour para Highlands e Lago Ness com a Rabbies Tours, uma empresa especializada em passeios pela Grã Bretanha que trabalha com grupos de até 16 pessoas. A van é novinha, bem confortável e com janela panorâmica. Esse mapa mostra o trajeto circular, com as principais paradas.

Lago Ness

Chegando a Fort Augustus, uma das cidades base para explorar o Lago Ness, existe a possibilidade de fazer um cruzeiro de barco de 1 hora de duração, mas por causa do tempo preferi explorar a micro-cidade de 650 habitantes e deixei “para procurar o mostro” em outra ocasião.

Parte do grupo aproveitou o tempo de 1:30 hora em Fort Augustus para fazer o cruzeiro, outra parte foi almoçar e caminhar na beira do lago.

Highlands e Lago NessHighlands e Lago Ness

Embora o lago seja mais famoso pela lenda do mostro Nessie, a beleza da paisagem é inegável e diante da chuva eu só conseguia imaginar como seria aquela paisagem em um dia de sol e céu azul.

O Lago Ness possui 38 km de extensão e 236 metros de profundidade, sendo o segundo maior lago da Escócia. Além disso, fica localizado em uma falha geológica, a Great Glen.

Lembrei de alguns dos meus lagos preferidos, o Nahuel Huapi em Bariloche e o Lake Tahoe, na Califórnia. Vocês já sabem como eu amo essa combinação de lago e montanha não é?!

Highlands e Lago Ness

Highlands e Lago Ness

Highlands e Lago Ness

Também é possível fazer o passeio para as Highlands e Lago Ness com Rabbies Tours saindo de Glasgow ou Inverness, cidade mais ao norte da Escócia, a apenas 30 minutos do lago.

A guia é uma apaixonada pela Escócia e consegue transmitir isso quando descreve em detalhes todos os lugares, quando escolhe as músicas escocesas e até quando vê beleza em um dia nublado e cinza como aquele. Nesses dias, ela costuma caçar arco-íris!

Na estrada, também encontramos o fofíssimo e peludo gado escocês, conhecido como Highland Cattle.

Highlands e Lago Ness

Highlands e Lago Ness

Mais tempo nas Highlands e Lago Ness

Se estiver viajando com carro alugado e puder escolher onde ficar e quantos dias, fique hospedado em Inverness ou Drumnadrochit. Essas cidades são base para explorar as paisagens do lago Ness e a bela ruína do Castelo Urquhart.

Se eu tivesse mais tempo para explorar a Escócia com certeza teria ficado 1 dia em Inverness. Acho que assim o passeio fica menso cansativo e a gente aproveita melhor o lugar.

Highlands e Lago Ness

Passeio para Highlands e Lago Ness realizado a convite, durante press trip pela Inglaterra e Escócia. Não deixe de conferir a nossa série de posts sobre a Inglaterra e Escócia:

Edimburgo, a capital da Escócia durante o Festival

Hotel em Edimburgo: conheça o Capital Hotel

Bath e Stonehenge – bate e volta a partir de Londres

Roteiro de 12 dias pela Grã Bretanha

O que fazer em uma segunda viagem a Londres?

Dicas de hotéis em Londres: Good Hotel

O que fazer em York

One comment on “Tour para Highlands e Lago Ness

  1. Gostei do texto, bem explicativo e didático. As fotos, expõem a serenidade que prevalece nos locais, e também mostram a beleza do clima “cinzento” e frio, tão instigante para nós, brasileiros, filhos do sol tropical. Vontade de conhecer !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *