O que fazer em Henley on Thames além da tradicional regata

Henley- on- Thames é uma das minhas cidades favoritas na Inglaterra. Chique, charmosa, histórica e… à beira do rio. O fato de estar localizada à beira do rio cria uma atmosfera muito agradável: barcos, pubs, hotéis e restaurantes com terraços ao ar livre, barracas de sorvete e gramados para fazer pic-nic no verão, cisnes e patinhos colorindo a paisagem… Hoje vou contar o que fazer em Henley- on- Thames, além da tradicional regata que acontece todos os anos.

o que fazer em Henley-on-Thames o que fazer em Henley-on-Thames

O que fazer em Henley-on-Thames

A cidade data do século XIII (há muitos registros históricos a partir do ano 1.200), mas há evidências arqueológicas de ocupação muitos e muitos séculos antes.

Por volta dos anos 1800-1900 Henley experimentou um grande crescimento econômico, devido à produção de malte, milho e lã, pois sua localização facilitava o transporte das mercadorias pelo rio. Pois ainda hoje é possível ver e visitar os locais onde eram armazenados e produzidos — e até se hospedar em um hotel onde era produzido malte!

Uma das marcas registradas da cidade é a ponte de cinco arcos construída em 1786. De qualquer ângulo você poderá apreciá-la: seja no carro, passando sobre ela, de barco, fazendo uma caminhada pela margem do rio ou até da janela do seu quarto, dependendo do hotel onde ficar hospedado.

Como eu disse, o rio Tâmisa garante a maior parte da diversão em Henley. Além de alugar um barco ou fazer um dos cruzeiros com serviço de bordo, no verão você pode assistir à regata, que é o maior evento na cidade, ou apenas apreciar a vista do rio e caminhar pelo centrinho, conhecendo a história local.

o que fazer em Henley-on-Thames

Igreja Saint Mary, Market Place, Town Hall

Pois bem, continue caminhando pela beira do rio até a Hart Street, onde fica a Igreja Saint Mary cuja torre data do século XVI. Vale visitar o interior e ver o pequeno cemitério — a maioria das igrejas de cidades do interior na Inglaterra têm um cemitério do lado de fora.

Dali, siga até chegar na Market Place. Na Market Place, a principal praça de comércio da cidade, ficam a Henley Town Hall (prédio da Prefeitura), vários restaurantes, cafés e lojas bem interessantes. Ali eu recomendo o restaurante português The Square: comida boa e atendimento em português.

o que fazer em Henley-on-Thames

Depois pegue a Bell Street (a primeira rua junto à praça) pois é lá onde fica o prédio mais antigo de Henley: o Old Bell, um pub de 1325.

Descendo a rua Bell novamente, ela vira Duke Street – vale conhecer e observar as lojas e as diversas casas em estilo Tudor. Sem dúvida, a arquitetura é um dos atrativos de Henley.

Embora exista uma grande mescla entre o antigo e o novo, os prédios mais importantes foram preservados e ficam despretensiosamente espalhados para quem tiver interesse e prestar atenção nos detalhes.

o que fazer em Henley-on-Thames

Henley Royal Regata

Por mais que eu queira falar sobre o que fazer em Henleyon Thames além da regata, isso é absolutamente inevitável! Aliás, o remo é o esporte oficial da cidade – e um dos motivos pela qual ela é conhecida no mundo (!!), atraindo grande quantidade de turistas na época das competições.

O único museu da cidade, o River and Rowing Museum foi inaugurado em 1998, pela Rainha Elisabeth II e traz como temas o Rio Tâmisa, o remo e a história de Henley.

Todos os anos, no verão, acontece a Henley Royal Regata que se tornou um evento Real em 1851, quando o Príncipe Albert se tornou o patrono do evento.

Em 2024 a Henley Royal Regata vai acontecer no dia 02 de Julho. Algumas semanas depois, ocorre o Festival de Barcos, entre os dias 19 a 21 de Julho, que é uma exibição de barcos lindíssimos e super caros, que vão “desfilar” pelo Tâmisa.

o que fazer em Henley-on-Thames

Onde ficar hospedado em Henly-on-Thames

The Relais Henley – hotel 4 estrelas localizado em um prédio do Século XVI, possui apenas 40 quartos. O prédio é lindo, por dentro e por fora, além de ficar muito bem localizado, a uma curta distância a pé das principais atrações, lojas e restaurantes e, ao lado, literalmente, do rio. Alguns quartos possuem vista para o rio. Além disso, o hotel dispõe de restaurante e terraço com mesas ao ar livre.

É um hotel 4 estrelas super charmoso e na minha opinião vale ficar hospedado por 1 noite. Veja agora o seu quarto no The Relais Henley.

Hotel du Vin Henley-on-Thames – hotel 4 estrelas situado em um prédio histórico, funcionava como antiga cervejaria. Então, lembra que por volta dos anos 1800-1900 Henley experimentou um grande crescimento econômico, devido à produção de malte? Pois é, era justamente nesse prédio que a produção acontecia.

Alguns quartos possuem vista para o rio, outros possuem banheiras vitorianas que dão um charme ao ambiente, o restaurante também conta com um terraço e toda a decoração do hotel é linda e elegante. Então, garanta logo o seu quarto com vista no Hotel du Vin.

o que fazer em Henley-on-Thames o que fazer em Henley-on-Thames o que fazer em Henley-on-Thames

Row Barge – o local é um B&B com apenas 4 quartos e excelente localização. A alguns metros das principais atividades e lugares pra visitar. Aliás, o prédio histórico data do século XVI e tem a mesma função desde então (B&B), sendo uma das atrações da cidade (existe uma Ale Trail, para os amantes de pubs antigos e o Row Barge está entre eles).

Possui um beer garden, o pub/restaurante funciona no 1º andar e os quartos ficam no 2º e 3º andares. Não há elevador, por ser um prédio muito antigo. Mas em compensação o preço é bem mais em conta. Reserve aqui o seu quarto no Row Barge.

Onde comer

Você encontra ótimas opções por todo lado em Henley.

Na Market Place eu recomendo o restaurante português The Square. Ali também tem a Pizza Express e Gail’s. Já na Hart Street, você encontra restaurantes de rede como Zizzi e Giggling Squid.

Se dúvida, um dos meus preferidos foi o pub/restaurante The Angel on the bridge, com mesas do lado de fora. Então, faça reserva para garantir que vai ficar no deck, pertinho do rio. Aliás, como o prédio é de 1728, não deixe de ver o interior.

o que fazer em Henley-on-Thames

Quantos dias ficar

Um fim de semana é suficiente para conhecer Henley-on-Thames e visitar as principais atrações. Na verdade, dependendo do roteiro, estilo de viagem e tempo disponível, você pode passar apenas um dia, mas vai perder a oportunidade de acordar nesse lugarzinho tão especial da Inglaterra.

No verão, a cidade fica bem cheia de turistas e ingleses que moram perto e passam apenas o dia. É sempre um bate-e-volta interessante.

Como chegar

Henley-on-Thames fica localizada no condado de Oxfordshire. A única linha da cidade possui apenas 4 estações e pára em 3 vilarejos fofos daqueles que dá vontade morar: Twyford, Wargrave e Shiplake, antes de chegar à Henley.

A companhia que opera o serviço é a GWR – Great Western Railway. Assim, independente de onde for o seu ponto de partida é preciso pegar o trem em Reading, descer na estação de Twyford e trocar para o trem que leva à Henley.

Já se você estiver vindo de Londres, de trem, o trajeto é mais demorado: 1 hora e 15 minutos, partindo da estação London Paddington.

Caso esteja de carro, o trajeto leva 20 minutos de Reading ou 35 minutos de Bracknell. Partindo de Londres, em torno de 1 hora e 15 minutos.

Bem perto da estação de trem, e às margens do rio, há um estacionamento, um parque com brinquedos e playground, barraquinhas e um museu. Nos fins de semana de verão o estacionamento fica cheio. Se estiver cheio, o jeito é procurar outros locais pra estacionar pela cidade.

o que fazer em Henley-on-Thames

Bem, não deixe de conferir as fotos que coloquei aqui embaixo na galeria e todas as nossas dicas da Inglaterra clicando em Embarque para – Inglaterra.

O que fazer em Bracknell e onde ficar hospedado

Twyford, típico vilarejo inglês em Berkshire

York, onde ficar e o que fazer

Onde ficar em York: dica de hotel 4 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *