A história e localização de Twyford fazem dela importante, apesar do tamanho e da calmaria. Há registros de que após perder a Batalha de Reading para os Vikings, por volta do ano 870, o rei Ethelred of Wessex conseguiu se esconder e fugir através de um rio que levava a Twyford. Se você assistiu a série The Last Kingdom (Netflix) você vai entender melhor o contexto a que me refiro. Se não assistiu, corre, porque a série é maravilhosa para quem quer entender mais sobre a Inglaterra). Você precisa visitar Twyford, típico vilarejo inglês em Berkshire.
Naquela época, o local era apenas uma floresta. Séculos depois, devido a sua localização, Twyford se tornou um vilarejo atrativo, por ficar localizado na Old Bath Road (ligação entre Londres e Bath), na época em que haviam poucas estradas interligando as cidades. Até hoje ainda é possível ver pontos de marcação da antiga estrada.
Quando as viagens eram feitas a cavalo ou charrete, as estalagens de Twyford já estavam lá, para ajudar os viajantes. E continuam lá, transformadas em agradáveis pubs e restaurantes.
Twyford, típico vilarejo inglês em Berkshire
Hoje, Twyford é um vilarejo com não mais que 7.000 moradores. Na Inglaterra, os vilarejos ou villages são como cidades em miniatura, normalmente em uma área bastante verde.
Na verdade, trata-se de uma divisão administrativa que reflete o tamanho e a população de determinado local e, por isso, o estilo de vida.
Além do pequeno centro com lojas, farmácia, academia, restaurantes e mercados, há muitos parques e fazendas no entorno. Assim, basta sair para uma caminhada que você irá se deparar com coelhos, ovelhas, cavalos, patos, gansos e todo tipo de pássaros. A natureza é exuberante – e a tão pouco tempo de Londres.
Em Twyford você não vai encontrar nenhum prédio com mais do que 3 ou 4 andares, mas vai encontrar uma vida bem tranquila, longe do agito de Londres. E é exatamente pelo estilo de vida que os ingleses gostam de Twyford (e outros vilarejos parecidos).
Twyford é um ótimo lugar para viver o verdadeiro estilo countryside: uma vida pacata, cheia de qualidade, um tanto de dolce far niente e o melhor, com acesso fácil e rápido a Londres (para quem não consegue ficar sem um agito).
Loddon Nature Reserve
O Loddon Nature Reserve é uma enorme área protegida, com fauna muito rica (principalmente aves) e lagos, onde só é possível pescar com prévia licença/ autorização – sob pena de multa. Sem dúvida, para quem gosta de fazer caminhadas ao ar livre e ter contato com a natureza, é o lugar ideal no verão.
No inverno, ou em épocas de chuva, as caminhadas ficam um pouco prejudicadas porque os rios, riachos e lagos da região tendem a transbordar (floods são bem comuns na Inglaterra, mesmo com o que consideramos pouca chuva).
Vinícola Stanlake Park Wine Estate
Twyford é bastante rural, com muitas fazendas, chácaras e grandes propriedades dominando o cenário. A vinícola Stanlake Park Wine Estate é um desses lugares que valem a parada na estrada para conhecer o restaurante que serve tábuas de queijos e ótimos vinhos.
O lugar é uma delícia tanto no inverno como no verão, sendo possível fazer o tour pela vinícola, com degustação e se hospedar em um casarão maravilhoso, antigo palacete.
Pubs e restaurantes
Bem, se tem uma coisa que não falta na Inglaterra são pubs! E em Twyford não é diferente: apesar de pequena, há vários pubs e aqui vão meus favoritos:
The Waggon and Horses – o edifício original era formado por três casas e data do ano de 1580. Em 1700 uma reforma uniu as três casas em uma só, mas muita das características originais ainda se mantém. O interior é aconchegante e remete à uma verdadeira viagem no tempo: do lado de fora, o gramado garante ótimos momentos no verão. Fica localizado na Old Bath Road (aquela que eu comentei antes).
Heron- on- the- Ford – adoro esse pub/restaurante pela localização, pelo ambiente e pela comida. A casa é um charme por fora e por dentro e o ambiente é sempre acolhedor. No verão as mesas do lado de fora são disputadíssimas. A localização é próxima ao Ford, que dá origem ao nome do pub. No verão, e quando o nível da água está baixo, as crianças adoram brincar ali na beira do ford.
The Golden Cross – esse pub do século 19 fica próximo da estação de trem e achei que o ambiente é mais para quem curte esportes. Nos dias de jogos o local fica bem cheio. Alguns pubs (esse em particular) têm mais um estilo “vim aqui só pra beber e assistir ao jogo” – e é interessante pra participar da atmosfera.
The Duke of Wellington, o pub mais antigo de Twyford também fica na High Street (antiga Old Bath Road); Também transmite jogos ao vivo, o que acaba por atrair um público mais de homens que querem tomar uma cerveja (ou muitas) e assistir ao jogo.
Os 3 restaurantes que conheci nesse vilarejo valem a pena, mas se eu tivesse que escolher apenas um dos três que estou indicando seria o restaurante indiano. Lembrando que os pubs que indiquei também servem comida, sendo que o Heron- on- the-Ford é o que tem o cardápio mais diversificado dos 4 pubs.
Bem, o restaurante indiano Haweli é um dos melhores que conheci. A comida é uma delícia, o serviço muito bom e o ambiente bem caprichado. Fica na 15 Church Street, Twyford. O horário do jantar vale mais a pena do que o almoço, pelo ambiente com velas.
O Tailandês Thai Elephant também serve uma comida gostosa com preço justo. Fica na 27 High Street. Por fim, também há um restaurante italiano chamado La Fontana – é um restaurante gerido por uma família há muitos anos. Fica na 12 Wargrave Road.
Como chegar
As empresas que operam os trens em Twyford são a Great Western Railway e a Transport for London (TFL), fazendo a ligação entre Twyford e Reading (apenas 1 estação ou 7 minutos), assim como entre Twyford e Londres Paddington.
O trajeto de trem até a estação Paddington, em Londres, pode levar 40 minutos ou 1 hora, a depender do trem escolhido. Além disso, de Twyford também há trem para Henley-on-Thames, uma das minhas queridinhas na Inglaterra.
Bem, escrevendo sobre esse vilarejo tão charmoso várias memórias vieram à tona e, só por isso, já valeu a pena dedicar meu tempo a dividir com vocês um pouco sobre esse lugar.
Talvez o único ponto negativo (ou positivo) seja o fato de não ser um lugar turístico e por isso, dificilmente, um turista brasileiro irá visitar, mas quem sabe esse texto não vai chegar a algum viajante curioso e com tempo de sobra pra passar por Twyford… típico vilarejo inglês em Berkshire.
Well, I hope so!
Twyford no inverno
Abaixo, fotos de um dia de inverno em Twyford passando pela Igreja St. Mary.
Bem, você não pode deixar de conferir muitas outras dicas da Inglaterra e da Escócia aqui no blog.
Tem dica de hotéis em Londres, em York e muitas outras.
Por fim, também tem um must read: Onde ficar em Londres: dicas de hotéis por bairro.