Oktoberfest de Munique

Quando escrevi o post sobre Munique  disse que era difícil falar sobre a cidade sem mencionar a Oktoberfest, ainda mais porque eu estive lá nesse período. Como muitas pessoas têm interesse de conhecer a maior festa folclórica da Alemanha e a maior festa da cerveja no mundo(!) decidi escrever um post exclusivo sobre o evento.

Esse ano a Oktoberfest vai ocorrer entre os dias 17 de setembro a 3 de outubro. Se você está indo para a Europa ou conhece alguém que esteja por lá, compartilhe esse post. Se não der tempo de ir esse ano, vá em 2017, mas não deixe de ir.

É bom frisar que o evento não é um festival exclusivo para os apreciadores da bebida (bier, em alemão): a festa recebe muitas famílias com crianças pequenas, possui parque de diversão, desfiles com roupas e músicas típicas da Baviera e muitas barraquinhas de comidas alemãs e souvenirs, conseguindo atender a um público bastante diversificado.

Quem já foi sabe como a festa altera o clima da cidade (para melhor) e particularmente recomendo ir a Munique nessa época, quando tudo vira uma grande festa.

Chegando à Oktoberfest

O parque onde ocorre a festa está localizado em Theresienwiese e, para chegar até lá, a Prefeitura recomenda que se utilize o metrô (U3, U6 até Goetheplatz, ou U4 e U5 até Theresienwiese). É bem tranquilo, além de ser uma ótima oportunidade para observar como os alemães se comportam (e se divertem nesse evento).

Não é necessário utilizar as roupas típicas da Baviera (aquelas lindas e fofas), mas talvez você se sinta mais à vontade no meio dos alemães se vestindo como tal. Eu até procurei roupas em lojas no Centro de Munique, e achei cada uma mais linda que a outra, mas acabei desistindo de comprar pois nos dias em que estava lá fez frio e choveu sem parar. Reparem que a maior parte das pessoas não estava usando roupas típicas.

oktoberfest Na dúvida embarque (2) (Small)

oktoberfest munique Na dúvida embarque (1) (Small)

oktoberfest Na dúvida embarque (Small)

A entrada na festa é totalmente gratuita, tanto para o parque como para as tendas das cervejas. Só é preciso pagar pelo que consumir e para andar nos brinquedos. O preço da caneca de 1 litro da cerveja varia entre €10 e €11, mais a gorjeta. Não vale a pena converter o valor para Real. Pense que é uma festa TOP regada com as melhores cervejas.

As tendas da Oktoberfest

As maiores marcas de cerveja de Munique montam suas tendas para receberem os apreciadores de cerveja e servirem a bebida acompanhada de comidas típicas como pretzels, wursts e outras delícias.

São várias tendas, organizadas de acordo com a marca da cerveja: as maiores e mais famosas são a Paulaner, Hofbräu, Lowenbräu, Augustiner, Schützen e Hacker. Lá dentro, bandas tocando música ao vivo, muita cerveja e animação.

oktoberfest munique Na dúvida embarque (Small)

oktoberfest munique Na dúvida embarque (10) (Small)

Nos finais de semana é quase impossível conseguir sentar em alguma das grandes mesas sem ter feito reserva, pois os cervejeiros de plantão chegam cedo, bebem muito (com canecas de um litro) e ficam até o final….

Então a dica é chegar cedo para pegar lugar ou faça reserva antecipadamente. Para isso, é preciso entrar em contato com cada uma das cervejarias, diretamente pelo site.

Observe também o pessoal que trabalha no evento. As atendentes levam até 6 canecas de 1 litro por vez! Imaginem como ficam no final do dia. E na cozinha o pessoal não para de montar pratos, um atrás do outro. Reparem na quantidade de frangos assando.

oktoberfest munique Na dúvida embarque (11) (Small)

oktoberfest munique Na dúvida embarque (9) (Small)

Fora das tendas também é possível comprar bebidas e os maravilhosos quitutes alemães. Não deixem de experimentar o Apfelstrudel (típico doce de maçã) e as dezenas de tipos de Wurst, as salsichas, feitas de diferentes maneiras, com temperos e molhos. São realmente uma delícia, embora às vezes visualmente sejam estranhas para brasileiros, pois além da cor tradicional a que estamos acostumados podem ser brancas ou pretas.

Horário de abertura das tendas: Dias de semana das 10 as 23:30 e finais de semana das 9 a meia-noite.

Crianças na Oktoberfest

É permitido, claro, e elas adoram o parque de diversão. Afinal é uma festa típica que já faz parte da cultura local, mas crianças abaixo de 6 anos só podem ficar nas tendas até as 20 hs, mesmo estando acompanhadas dos pais.

oktoberfest munique Na dúvida embarque (6) (Small)

oktoberfest munique Na dúvida embarque (5) (Small)

oktoberfest munique Na dúvida embarque (7) (Small)

Reserve o hotel com antecedência

Não esqueça que é preciso reservar o hotel com bastante antecedência, pois devido à grande procura pelo evento, a cidade fica lotada! Eu mesma não consegui hotéis com preços em conta, pois só sobraram os mais caros e acabei me hospedando em um albergue da rede Hi Hostels. Era muito bom, e acima da média, com um café da manhã maravilhoso.

Munique além da Oktoberfest

Caso esteja indo para Munique fora da Oktoberfest, não se preocupe: é possível visitar as várias cervejarias da cidade e experimentar todas com calma.

Algumas das mais famosas e históricas são: Hofbräuhaus (Platzl 9), Augustiner Bräustuben (Landsbergerstr 19), Löwenbräukeller (Nymphenburgerstrasse) e Paulaner (Kapuzinerplatz 5).

Não deixe de ler nosso post sobre Munique com endereços de todas as atrações e estações de metrô, o que facilita e muito a vida de quem está indo pra lá. Afinal, por mais que todos falem muito bem inglês, ainda temos que nos virar no alemão quando olhamos no mapa.

Tim-tim!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *