Geisers del Tatio – Deserto do Atacama

Sem dúvida a mais diferente paisagem do Atacama, os Geisers del Tatio são o maior campo geotérmico da América do Sul e o terceiro maior do mundo. Em uma área de 10 km² a água brota do chão com uma força inesperada, em pleno deserto!

Sinta-se um privilegiado se conseguir presenciar esse fenômeno da natureza, pois esse tipo de atividade vulcânica é raro e ocorre em apenas cinco países: Chile, Estados Unidos, Rússia, Islândia e Nova Zelândia.

Localizado a 90 km de San Pedro de Atacama, os Geisers del Tatio estão a 4.320 metros de altitude, sendo um dos passeios mais elevados do Atacama e, por isso, é bom deixá-lo para o último dia.

Mas, afinal, o que são os geisers? Bem, essa é a hora em que o guia dá uma verdadeira aula de geologia e física. Então, anota aí: o geiser é uma fonte de água termal que entra em erupção de tempos em tempos, lançando uma coluna de água e vapor pelas fissuras na rocha.

Ou, explicando de outra forma: a água passa por cima do magma, fica super aquecida e aumenta sua pressão. O resultado dessa combinação são colunas de vapor expulsas através das fissuras existentes. O guia explicou que algumas colunas em El Tatio podem chegar a 10 metros de altura e 85º C de temperatura.

O passeio aos Geisers del Tatio

O passeio para os Geisers del Tatio sai do hotel as 5:30h, quando a temperatura ainda está muito baixa. Pegamos a estrada ainda escuro e conforme subimos até os 4.320 metros de altitude a temperatura vai despencando.

Quando chegamos aos geisers fazia -5º C mas, no inverno, a temperatura pode chegar a -20ºC. Por isso é preciso estar MUITO bem agasalhado.

Mas se faz tanto frio nesse horário, por que chegar tão cedo? Esse passeio precisa ser feito antes do sol nascer, já que é nesse horário, por volta das 6:30 – 7:00 horas, que a atividade dos geisers é mais intensa e a fumaça fica mais visível.

À medida que o sol vai surgindo a paisagem muda, as cores e a fumaça se alteram e o fenômeno vai diminuindo de intensidade.

Dentro do Parque só é permitido andar pela zona demarcada por pedras, como uma trilha. Também é possível chegar bem perto das colunas de vapor e tirar foto dentro da fumaça. Aliás, a temperatura é bem mais agradável dentro da fumaça.

Conforme o sol vai surgindo, a temperatura aumenta e ficamos mais à vontade para tomar cafe da manhã e até entrar na piscina termal, com água quentinha, a 40ºC. No local há vestiários para trocar de roupa e a agência Ayllu Atacama oferece roupão para a saída.

Não tive coragem de entrar pois esse dia estava realmente muito frio. Deixei o banho para a parte da tarde, na Laguna Cejar.

Vado Putana e Povoado Machuca

Depois do café da manhã delicioso saímos dos Geisers del Tatio e passamos por um lugar chamado Vado Putana, onde existe uma lagoa ideal para a ave tagua cornuda (os pontinhos pretos na água são elas).

Essa ave aprendeu a fazer o ninho dentro da água com seu próprio alimento, formando um montinho. Assim, a tagua cornuda e seus filhotes têm comida garantida.

Continuando o trajeto de volta para San Pedro de Atacama, visitamos o Povoado de Machuca, para conhecer a segunda igreja mais antiga do Chile e experimentar carne de lhama, em forma de espetinho.

A igrejinha feita com a técnica adobe, que usa argila e palha, parece uma capela por seu pequeno tamanho, mas seu ar simples e rústico confere uma autenticidade que é própria do Atacama.

Chegamos na agência as 13:00. Foi o tempo de passar no hotel, almoçar e as 15:45 saímos para o passeio até a Laguna Cejar.

Os Geisers del Tatio estão a uma altitude de 4.320 metros. O passeio sai do hotel às 5:30h e volta as 13:00h.

Mais passeios no Deserto do Atacama

LAGUNA CEJAR

SALAR DE TARA

PIEDRAS ROJAS E LAGUNAS ALTIPLANICAS

VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE

Outras dicas e informações

Se estiver indo para o Deserto do Atacama confira esse GUIA COMPLETO com todas as informações necessárias para sua viagem. Dicas de quando ir, onde ficar hospedado, quais passeios fazer, o que levar e quanto custa a viagem.

Valor do tour na agência Ayllu Atacama: CLP 80.000 (com café da manhã incluído)

Valor da entrada no parque: CLP 10.000

Não esqueça de levar: muita roupa de frio, luva, gorro, cachecol, protetor solar, óculos de sol, biquíni e água.

Aclimatação: fiquei 24 horas em San Pedro de Atacama me aclimatando à altitude, antes de começar os passeios. Quando realizei o passeio aos Geisers del Tatio ainda sentia cansaço e enjoo, especialmente depois do café da manhã.

Claro que cada organismo é um, mas procure descansar bastante e se dê um dia para não fazer nada. Procure não consumir bebida alcoólica ou comer muito.

* O blog Na Dúvida, Embarque teve apoio da agência Ayllu Atacama e expressa aqui a verdadeira experiência vivida durante a viagem ao Deserto do Atacama, em abril de 2017.

Agência Ayllu AtacamaaltitudeAtacamaAylluAyllu AtacamaCampo geotérmicoChilecomo chegar em San Pedro de Atacamacomo chegar no deserto do AtacamaDeserto do AtacamaDicas de viagem para o Atacamadicas de viagem para o deserto do atacamaGeisers del Tatioguia completo Atacamaindicação de agência no AtacamaLascarLicancaburMachucamelhor época para ir ao Atacamamelhor época para visitar o AtacamaO que fazer no deserto do Atacamaonde ficar hospedado no deserto do Atacamapasseios no Atacamapasseios no deserto do AtacamaPiscina termalpovoado de Machucaprincipais atrações no Atacamaprincipais atrações no Deserto do Atacamaprincipais passeios no Atacamaquando ir deserto do Atacamaquando tempo ficar no deserto do Atacamaquanto dinheiro levarquantos dias ficar no deserto do Atacamasegunda igreja mais antiga do Chileseguro de viagemseguro viagemtagua cornudaVado Putanavale a pena ir ao deserto do Atacama?
Comentários (0)
Adicionar Comentário