Laguna Cejar e Ojos del Salar – Deserto do Atacama

Depois de uma manhã fria nos Geisers del Tatio onde aprendemos sobre mais um tipo de atividade vulcânica (as fontes de água termal), na parte da tarde a temperatura já estava bem melhor e fizemos o passeio para a Laguna Cejar, os Ojos del Salar e a Laguna Tebinquinche.

Se a coragem para cair na piscina termal não veio na parte da manhã, por causado frio, à tarde a vontade veio com força total pois o sol estava implacável e o calor chegava a quase 30ºC.

Esse passeio (e o Valle de la Luna) são ideais para fazer nos primeiros dias. Por causa da baixa altitude (apenas 2.300 metros) a aclimatação é melhor… A gente sempre acha que não vai sentir nada, mas sente…

Laguna Cejar

Já imaginou mergulhar em um lugar onde você não afunda? Na Laguna Cejar a concentração de sal é tão alta que mesmo que você se esforce não consegue afundar de jeito nenhum. Formada pelo degelo das montanhas e pela presença de lençóis subterrâneos, a Laguna Cejar é a mais salgada das lagoas do Atacama e, sem dúvida, vale muito a experiência!

Se não fosse aqui, teria que ir ao Mar Morto para saber como é a sensação.

A área do parque é muito bem conservada e tem uma vegetação bem diferente das demais. Havia também uma lagoa protegida, onde os turistas não podem se banhar nem passar da área delimitada.

Como o passeio é à tarde, quando faz bastante calor, é fácil entrar e sair da água. Mas vá preparado para a logística de trocar de roupa, entrar na lagoa, tomar uma ducha para tirar o sal do corpo e colocar a roupa de novo para seguir para os Ojos del Salar e para a Lagoa Tebinquinche.

Por causa dessa logística não tão simples, um casal de brasileiros acabou perdendo a GoPro deles…

Devido a alta concentração de sal é preciso ter cuidado para a água não cair na boca (gosto ruim), nos olhos (arde muito) e no cabelo (pra não ressecar).

Em algumas épocas do ano é possível ver flamingos, que se alimentam de uma alga que existe nessas lagoas. Mas em abril já estão migrando para outros lugares. E, sinceramente, com a quantidade de turistas por aqui, acho que seria impossível ver algum flamingo.

Ojos del Salar

Mais uma formação geológica interessante — dentre tantas do Atacama — os Ojos del Salar são como dois olhos, bem simétricos, que surgiram com a “queda” do chão, revelando a água do lençol freático.

Bem menos salgada do que a Laguna Cejar, é possível mergulhar aqui também, mas sem a conveniência de boiar. E aqui a profundidade é bem maior.

Paramos para tirar fotos e observar o local, que é lindo e faz parte de uma reserva indígena. Isso porque a maioria já tinha mergulhado na Laguna Cejar, onde tem toda uma estrutura de banheiros e vestiários.

Laguna Tebinquinche

O nível das águas da Lagoa Tebinquinche dependem do degelo das montanhas e das chuvas, que são raras por aqui. E quem gosta dessa região são os flamingos, que vivem nessa lagoa em algumas épocas do ano.

Esse é outro lugar maravilhoso para terminar o dia, com um pôr-do-sol que vai mudando as cores da lagoa, do céu, das montanhas…  Nessa área também existe uma trilha delimitada por onde podemos andar. Assim, apreciamos a paisagem mas sem destruir a natureza —fundamental em lugar que recebe tantos turistas como o Atacama.

À tarde venta na região, mas conseguimos chegar antes do vento e a tempo de tirar fotos do espelho d’água.

Quando o sol se pôs começou a ventar e a temperatura caiu, mas a Ayllu Atacama já tinha preparado um coquetel super caprichado com vários quitutes deliciosos, vinho e pisco sour para aquecer a galera! 😉

Engraçado que algumas pessoas perguntam se todos os passeios valem a pena mesmo. E a resposta é sempre SIM! Definitivamente! Todos os passeios têm algo diferente em relação ao anterior e, a todo o momento, somos surpreendidos por novas paisagens, nova fauna e nova flora. Incrível como um deserto pode ser tão rico! 

Mais passeios no Deserto do Atacama

SALAR DE TARA

GEISERS DEL TATIO

PIEDRAS ROJAS E LAGUNAS ALTIPLANICAS

VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE

Outras dicas e informações

Se você está indo para o Deserto do Atacama não deixe de conferir esse GUIA COMPLETO com todas as informações necessárias para sua viagem. Dicas e informações de quando ir, onde ficar, que passeios fazer, o que levar na mala, e quanto custa viajar para o Chile.

Valor do tour na agência Ayllu Atacama: CLP 55.000 (coquetel incluído)

Valor da entrada no parque: CLP 15.000 (essa é a entrada mais cara pois existe uma infra-estrutura maior com banheiros e chuveiros).

Não esqueça de levar: biquíni, protetor solar, chinelo, toalha, óculos de sol, casaco para o final do dia e água.

Aclimatação: fiquei 24 horas em San Pedro de Atacama me aclimatando à altitude, antes de começar os passeios. Quando realizei o passeio aos Geisers del Tatio, senti cansaço e enjoo, depois de tomar o café da manhã.

Claro que cada organismo é um, mas procure descansar bastante e se dê um dia para não fazer nada. Procure não consumir bebida alcoólica ou comer muito.

* O blog Na Dúvida, Embarque teve apoio da agência Ayllu Atacama e expressa aqui a verdadeira experiência vivida durante a viagem ao Deserto do Atacama, em abril de 2017.

aclimataçãoAtacamaAyllu AtacamaChilecomo chegar em San Pedro de Atacamacomo chegar no deserto do AtacamaDeserto do Atacamadicas de viagem para o deserto do atacamaflamingosGeisers del Tatioguia completo para o Deserto do Atacamaindicação de agência no AtacamaLaguna CejarLaguna Tebinquinchemelhor época para ir ao Atacamamelhor época para visitar o AtacamaO que fazer no deserto do AtacamaOjos del Salaronde ficar hospedado no deserto do Atacamapasseios com a Ayllupasseios no Atacamapasseios no deserto do Atacamaprincipais atrações no Atacamaprincipais atrações no Deserto do Atacamaprincipais passeios no Atacamaprincipais passeios no deserto do Atacamaquando ir deserto do Atacamaquando tempo ficar no deserto do Atacamaquanto dinheiro levarquantos dias ficar no deserto do AtacamaSan Pedro de Atacamavale a pena ir ao deserto do Atacama?
Comentários (0)
Adicionar Comentário