9 ideias do que fazer pela segunda vez em Londres

Não canso de admirar essa cidade com atrações para uma vida inteira… sim, você pode ir a Londres 1, 2 ou 3 vezes e sempre haverá algo novo para ver e fazer. Nesse post separei 9 ideias do que fazer pela segunda vez em Londres. 

A primeira viagem a Londres rendeu o post LONDRES: 3 DIAS NA TERRA DA RAINHA um roteiro bem denso que incluiu as principais atrações da cidade como a Torre de Londres, a London Eye, Catedral de St. Paul, Abadia de Westminster, a troca da guarda no Palácio de Buckingham, Covent Garden, Hyde Park e muito mais.

Dessa vez, visitei a cidade com mais calma, sem aquele compromisso frenético de ter que entrar nas atrações. Claro que voltei aos meus lugares favoritos, mas aproveitei para conhecer novas atrações e fazer bate-e-voltas para Windsor, Bath e Stonehenge.

1- Palácio de Kensington

Kensington e Notting Hill são dois bairros adjacentes em Londres e por isso vale conhecer no mesmo dia. Como contei no post DICA DE HOSPEDAGEM EM LONDRES, Kensington é um bairro elegante e uma ótima região para ficar hospedado, já que possui vários hotéis, restaurantes e lojas, além de ser bem servido pelo metrô.

Famoso por ser o local onde morava a princesa Diana, o Palácio de kensington fica localizado em um enorme parque de gramado impecável. Como estava em Londres justamente no dia que completava 20 anos da morte da Princesa e não se falava em outra coisa na TV e nos jornais, fui conhecer o Palácio.

O Palácio de Kensington é bem menos pomposo do que a maioria dos palácios que visitei na Europa, e por isso mesmo acho que combinava tão bem com a Diana. No interior, além de objetos e móveis decorativos, há uma interessante coleção de vestidos e roupas usados pela Princesa.

Ingresso: 15,50£/gratuito com o London Pass

Funcionamento: de segunda a domingo, das 10 às 17:00 (última entrada) – metrô: Kensington High Street (linhas District e Circle)

Além do Palácio, vale passear pela Kensington High Street, uma rua com lojas badaladas, muito frequentada pelos afortunados moradores do bairro e por turistas.

2- Notting Hill

Mesmo depois de quase 20 anos do lançamento do filme Um Lugar Chamado Notting Hill, o bairro continua atraindo interessados em conhecer os lugares que serviram de locação para o filme, como a livraria e a icônica porta azul (entendedores entenderão… rsrs)

Outra atração é a animada feira Portobello Market, que acontece aos sábados.

A Portobello Market é uma feira onde você pode comprar desde frutas e legumes até bolsas e chapéus, passando por roupas e antigos LP’s. Tem de tudo, mesmo!

Mas se você não estiver em Londres no sábado, caminhe por ruazinhas charmosas e observe os cafés, restaurantes e centenas de casas coloridas de tons pastéis que transformam a atmosfera do bairro em um lugar alegre e descontraído.

Metrô: Notting Hill Gate (linhas District, Circle ou Central)

3- Greenwich

Greenwich é um bairro situado no outro extremo da cidade. Além do famoso Meridiano que divide o mundo em ocidente e oriente, é uma delícia passear por lá e descobrir feirinhas, cafés e restaurantes. É um bairro muito simpático e por ser mais afastado acaba tendo bem menos turistas.

O Parque Real de Greenwich é uma enorme área verde com gramados impecáveis e de lá tem-se uma bela vista da cidade de Londres. Para chegar ao Observatório é preciso passar por dentro do parque.

Dentro do Observatório Real fica a linha oficial do Meridiano de Greenwich que marca a longitude 0º e o horário oficial do mundo (GMT).

Antigamente o Observatório funcionava como escritório de físicos e astrônomos em busca de maiores conhecimentos para auxiliar na navegação. Hoje é um museu incrível que reconta em detalhes tudo sobre o meridiano, a rotação da Terra e como se chegou à divisão das horas (GTM). Bem interessante para quem gosta do assunto, mapas e relógios.

Ingresso: 9,50£/ gratuito com o London Pass.

Funcionamento: diariamente, das 10 às 17:00.

Além do Parque Real de Greenwich e do Observatório Real, vale caminhar até a feira Greenwich Vintage Market que, como o nome diz, é uma feirinha de antiguidades com todo tipo de badulaques.

Já o Greenwich Market, que fica ali pertinho, é um mercado bem maior e mais antigo, composto de lojas, cafés e restaurantes.

Na parte central, ficam as barraquinhas vendendo desde bijuterias a objetos de arte, passando por antiguidades e objetos de moda e beleza. Tem de tudo um pouco, desde 1737. Almocei um fish and chips delicioso por lá antes de voltar.

Para chegar em Greenwich é preciso pegar o metrô até North Greenwich (linha cinza) ou até a estação da Emirates Airlines, no Royal Victoria Docks (linha DLR). E depois pegar um ônibus. Das duas formas será necessário fazer troca no metrô. Recomendo a 2ª opção, pois assim você conhece as docas e sobrevoa o rio Tâmisa, no bondinho da Emirates.

4- Royal Victoria Docks

A região das docas foi completamente modernizada e revitalizada para as Olimpíadas. Ali também foi instalado o primeiro cable car urbano de todo o Reino Unido. A gôndola da Emirates foi inaugurada em 2012 para as olimpíadas de Londres e vem funcionando desde então. São 34 gondolas com capacidade para 10 pessoas cada, cruzando o rio Tâmisa, indo e voltando de Greenwich.

Do ponto mais alto (a 90 metros de altura) é possível avistar alguns pontos turísticos como a London Eye, o Observatório Real de Greenwich, o Estádio de Wembley, o The O2 e o Estádio Olímpico.

Nessa foto, é possível observar também o GOOD HOTEL LONDON, que funciona sobre uma plataforma flutuante e onde fiquei hospedada nas primeiras duas noites na cidade.

5- Museus

Nenhuma viagem por Londres será completa se você não incluir alguns dos melhores museus do mundo. A capital inglesa, tão moderna e descontraída é ao mesmo tempo formal e tradicional e guarda milhões de anos de História em seus museus. Na minha opinião, o British Museum, a National Gallery e a National Portrait Gallery são obrigatórios.

Outros museus fantásticos que merecem uma visita são o Victoria and Albert Museum, o Tate Modern e o Imperial War Museum.

A primeira filial do museu de cera Madame Tussaud surgiu em Londres e possui o melhor acervo dentre todas as unidades. Se você nunca visitou, vale conhecer a arte dos bonecos de cera.

Só pela quantidade de museus você já imagina o número de dias que Londres merece, não é mesmo?! O ideal, claro, é visitar alguns museus na primeira viagem e deixar os demais para uma segunda vez em Londres.

6- London Bridge

Além de atravessar a ponte ou apenas admirá-la de longe, é possível conhecê-la por dentro e, até mesmo, “andar” sobre o rio Tâmisa.

Existe uma passarela de vidro que permite ver a cidade por um ângulo diferente e as crianças e adolescente se jogam no chão, literalmente, para conseguir fotos legais. Também podemos descer até as antigas Casas de Máquinas, onde funcionavam as máquinas a vapor.

Ingresso: 9,80£ / gratuito com o London Pass.

Funcionamento: diariamente, das 10 às 17:00hs.

Metrô: Tower Hill (linhas Circle ou District)

Uma segunda vez em Londres já permite explorar cidades nos arredores como Oxford, Cambridge, Windsor, Bath e Stonehenge. Visitei as 3 últimas cidades e posso dizer que são realmente imperdíveis!

7- Windsor

Bate e volta perfeito a partir de Londres, é rápido e fácil chegar a Windsor. E também pode ser 100% gratuito se você possuir o LONDON PASS. Isso mesmo: com o passe, tanto o transporte como a entrada no Castelo são totalmente gratuitas.

Residência oficial da realeza britânica, o Castelo de Windsor é considerado o castelo há mais tempo habitado em toda a Europa e é onde a Rainha Elizabeth passa a maior parte dos seus finais de semana.

A visita aos Apartamentos de Estado e a casa de boneca da Rainha Mary são suas principais atrações, mas também há a Torre Redonda, a Capela de São Jorge, o Claustro da Ferradura e muito mais.

Além do castelo, a cidade de Windsor é um lugar bastante agradável para passear. Não deixe de caminhar até o Long Walk, um enorme caminho que leva até a entrada principal do castelo e de tomar um chá da tarde em algum dos muitos cafés e restaurantes da cidade. So British

Clique aqui para mais informações sobre Windsor.

Ingresso: 20,50£ / gratuito com o London Pass.

Funcionamento: diariamente, das 9:30 as 16:00 (última entrada).

8- Bath

Há 2 horas de Londres se encontra a única fonte de água termal de toda a Grã Bretanha. Essa descoberta fantástica feita por romanos transformou Bath em uma cidade spa, tradição que se mantem até hoje. Sem dúvida, essa é a principal atração da cidade, mas há muito mais para ver em uma cidade milenar… 

No século XVIII houve uma “redescoberta” da cidade, com um boom de novas construções; foi quando Bath ganhou a atual configuração. A Abadia, as Praças The Circus e Royal Crescent não podem ficar de fora da visita.

9- Stonehenge

A 9ª ideia é visitar Stonehenge.  Você pode fazer um tour no mesmo dia que visitar Bath, ou em dias separados.  Mas esse é um passeio para quem gosta de admirar os mistérios e a capacidade da Humanidade. Para todas as dicas de como chegar e como fazer o tour até BATH E STONEHENGE confira esse post.

Segunda vez em Londres? Veja mais dicas da Inglaterra e Escócia

Londres: 3 dias na Terra da Rainha

Good Hotel London + Holliday Inn Kensignton

Roteiro de 12 dias pela Grã Bretanha

Conheça Bath e Stonehenge – bate e volta a partir de Londres

O que fazer em York

Hospedagem no Novotel York Centre

Edimburgo, a capital da Escócia durante o Festival

Highlands e Lago Ness

Edimburgh Capital Hotel, opção de hospedagem

British museumEuropaGrã BretanhaGreenwichGreenwich MarketGreenwich Vintage MarketInglaterraLondresMadame TussaudmuseusNational GalleryNational Portrait GalleryNotting hillObservatório RealPalácio de KensingrtonPortobello Marketpress tripprincesa DianaRoyal Victoria Dockssegunda vez em Londres
Comentários (1)
Adicionar Comentário
  • Oliveirabachi

    Curti imensamente esse “tour” passeando e admirando os campos, as ruas, os castelos dessa terra tão admirável e cativante. A narrativa é excelente e nos instruí bastante para melhor aproveitarmos o tempo, as ocasiões e muitas atrações oferecidas. Parabéns. Show !