Por que passar um dia em Versalhes

Muitas pessoas quando vão a Paris pela primeira vez não conseguem tempo para visitar outras cidades próximas, como Versalhes, Giverny ou a região do Vale do Loire, pois a cidade tem tantas atrações que é quase impossível completar o roteiro em uma só viagem. Olhando pelo lado bom, essa é a graça: você fica com uma lista de “desculpas” pra voltar à Cidade Luz!

Considerado símbolo da monarquia absolutista e do Ancien Régime, Versalhes é um local de grande importância histórica. O Palácio de Versalhes foi tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, e esse fato acaba por atrair ainda mais turistas, durante o ano todo; por outro lado, na alta temporada, multidões de turistas se aglomeram no palácio principal.

Dicas para conhecer o Palácio de Versalhes

Sendo assim, é muito importante você já chegar ao Palácio de Versalhes com seu ticket na mão; caso contrário, prepare-se para enfrentar uma fila enorme! É possível comprar o ingresso no site oficial do Palácio, nos Ofícios de Turismo de Paris ou, o que pode ser mais vantajoso, utilizar o Paris Museum Pass, e nesse caso não pagar nada. Vale lembrar que o ingresso também é gratuito no 1º domingo do mês (de novembro a março).

Pode acreditar: a fila é muito grande mesmo. Quando fui a Versalhes em agosto de 2010 fiquei aproximadamente uma hora só para comprar o ticket. Depois ainda tem a fila para a entrada e revista de bolsas. E uma informação importante para os mais distraídos que acham que nada vai acontecer, só porque está na França: a administração do Palácio de Versalhes pedem alto e bom som que todos tenham cuidado com os pickpockets (batedores de carteira) que aproveitam o tumulto para agirem. Então, bolsas e mochilas devem ser colocadas à frente do corpo.

O palácio principal é incrivelmente lindo e grande (sendo um dos maiores palácios do mundo)! O tempo todo eu ficava tentando imaginar como era a vida da Família Real e da Corte francesa que também vivia no palácio. Algo meio surreal nos dias de hoje, né?! Imagina só colocar todos os parentes, amigos e políticos (!!) dentro de sua sua casa!

Embora o palácio tenha sido saqueado durante sua invasão na Revolução Francesa e muitos objetos e mobília tenham sido levados embora, o trabalho de recuperação é impecável e os cômodos recriam perfeitamente a atmosfera da realeza francesa. É interessante observar o luxo e a pompa que caracteriza toda a construção, especialmente a Galeria dos Espelhos, os apartamentos do Rei e da Rainha (sim, eram separados), a Capela Real e a galeria de História do Castelo.

Ainda falando sobre a multidão de turistas, é importante saber que o ideal é dedicar um dia inteiro para conhecer todo o complexo: o Castelo, o Petit e o Grand Trianon, e os Jardins Musicais. Para se ter uma idéia, o lugar é tão grande que são alugados carros elétricos para os turistas que desejam se locomover de forma mais rápida.

O próprio site oficial informa os melhores e piores horários para visita. Vale conferir, de acordo com a época do ano em que estiver indo. O melhor seria seguir o fluxo contrário ao dos turistas que chegam ávidos, como revolucionários, para invadir e conhecer o palácio, em torno das 10 horas da manhã. Então, comece pelos jardins, depois vá ao Petit e ao Grand Trianon, e deixe o palácio principal para o final, depois das 15 horas. Gente, vocês não sabem como essa dica é valiosa e torna muito mais agradável o passeio.

Para ir de Paris a Versalhes, a melhor opção é pegar o trem RER C5, que passa por várias estações de Paris, até a estação Versailles Rive Gauche, que é a mais próxima do Palácio. A jornada dura aproximadamente 50 minutos. É possível também ir de carro, de ônibus ou com excursões saindo de Paris.

Sempre me interessei pelos temas relacionados à Revolução Francesa, marco da história da civilização, o que me levou a ler, muitos anos depois, a maravilhosa biografia sobre Maria Antonieta, de Stefan Zweig, que desenha todo o panorama do movimento revolucionário e retrata bem a Rainha da França até sua morte na Guilhotina. Por causa desse livro tive muito mais vontade de conhecer Versalhes e entender exatamente como a vida acontecia ali dentro do Palácio, onde eram as festas frequentadas pela Corte, como eram os jardins, onde passavam seu tempo, e a diferença que havia entre o palácio principal e o Petit Trianon, onde Maria Antonieta gostava de ficar, inclusive para se afastar da Corte.

A maioria dos visitantes só vai ao palácio principal e aos jardins, deixando de lado o Petit e o Grand Trianon, e, consequentemente, toda aquela atmosfera da realeza francesa. Mas para quem tem interesse (e até fascínio) por esses assuntos, vale a pena ficar o dia inteiro e conhecer tudo.

Por que não aproveitar todo o complexo se você vai levar 1:40h (mais ou menos) só para ir e voltar de Paris, e depois gastar 18 euros no ingresso para ficar algumas horas em Versalhes e conhecer o Palácio, almoçar etc.?! Faça valer a pena e visite tudooooo!!!

Além de voltar com muito mais cultura, ainda vai vivenciar um dia de Rei ou Rainha…

Não deixe de ler nossas outras dicas sobre Paris:

Montmartre, do Sacré Coeur ao Moulin Rouge

Do Arco do Triunfo ao Museu do Louvre

Quartier Latin e Île de la Cité

Quando ir e quantos dias ficar

11 atrações gratuitas em Paris

Torre Eiffel e arredores

Paris Museum Pass 

E não esqueça de fazer seu Seguro Viagem. Comprando aqui no site você não paga nada a mais e ainda ajuda a manter o blog.

alta temporadaAncien Regimeapartamentos do rei e da rainhabatedores de carteirabiografia de Maria AntonietaCapela Realcarrocarros elétricoscomplexocorte francesadia inteiro em Versalhesdica valiosaépoca do anoEuropaexcursãofilafila enormefila muito grandeFrançagaleria de História do Castelogaleria dos espelhosGivernyGrand Trianongratuito no 1º domingo do mêsingressojardinsmaiores palácios do mundoMaria Antonietamelhor opçãomelhores e piores horários para visitarmonarquia absolutistamundoNa dúvida embarqueOfícios de Turismo de Parisônibuspaláciopalácio de VersalhesParisParis Museum Passpatrimonio da humanidadepatrimônio da UNESCOPetit Trianonpickpocketsrainharainha da Françarealeza francesareiRER C5siteStefan SweigtickettremtudoUnescoVale do LoireVersailleVersailles Rive GaucheVersalhesvisitevisite tudo
Comentários (0)
Adicionar Comentário