Foi em Kuta onde presenciei um dos rituais mais interessantes da viagem pela Indonésia. Foi estranho, e meio sem querer, mas antes de contar sobre esse acontecimento vamos às dicas práticas: o que fazer em Kuta e onde ficar hospedado.
Kuta e Seminyak ficam próximas (apenas 20 minutos de carro), mas são cidades bem diferentes. Kuta é maior, mais agitada e bagunçada. É para quem curte baladas. Tem desde McDonald’s a várias marcas internacionais. Já Seminyak é menor, mais organizada e tranquila. Gostei das duas e recomendo visitar ambas, mesmo que seja em um bate-e-volta.
Uma ideia é ficar hospedado em SEMINYAK por 2 ou 3 dias, fazer um bate-e-volta até Kuta e, na volta, assistir ao pôr-do-sol em Double Six Beach.
Kuta Beach
A praia em si? Nos dias em que estive em Kuta o tempo não ajudou. Estava bem nublado, choveu, o mar estava agitado, a água e areia estavam sujas. Mas os surfistas estavam adorando. E parece que a praia costuma ser sempre assim mesmo. Então, o ideal é sempre reservar hotel com piscina pra se refrescar do calorão da Indonésia.
Ahh e depois de ler sobre a cerimônia você talvez nem queira entrar na água…
Em novembro, o tempo na Indonésia é instável. Sempre quente e úmido, mas o céu varia bastante ao longo do dia. De manhã cedo o céu abre, mas ao meio-dia já nublou e às 14 horas começa a chover. Pode ser uma chuva rápida, de menos de 5 minutos; ou uma chuva forte que dura o resto do dia.
Fiquei hospedada no MERCURE KUTA BALI e a localização não poderia ser melhor. De frente para a praia, em uma das ruas mais importantes da cidade. Próximo a restaurantes, bares, cafés, Starbucks, Hard Rock Café, e do principal shopping de Kuta.
Quarto confortável, bom café da manhã, piscina mara!
O que fazer em Kuta além da praia
Parque Aquático Waterbom Bali
Se a praia não agradar e o hotel não tiver piscina, você também tem a opção de conhecer o Parque Aquático Waterbom Bali (infelizmente não consegui visitar pois choveu muito no dia programado). O parque é bem avaliado no Trip Advisor, acho que vale a visita, se tiver tempo disponível. E ainda mais se estiver viajando com crianças.
Uma opção interessante e prática para quem viaja com crianças é o Hard Rock Hotel Bali, que possui a maior piscina ao ar livre de Kuta, com ilha de areia, além de parede de escalada, spa, restaurante, estacionamento e quartos grandes e bem confortáveis.
Kuta Square
Essa é uma área com muitas lojas, bares e restaurantes. Ali você encontra várias marcas internacionais (Polo Ralph Lauren, Adidas e até a brasileira Havaianas) e redes de fast food como Mc Donald’s, Burger King e Wendy’s. É bem comercial mesmo. Também há as lojinhas vendendo souvenirs e produtos locais.
Shopping BeachWalk
Fiquei só 1 dia e meio por lá e o tempo não ajudou mesmo. Choveu a tarde inteira e o jeito foi correr pro shopping BeachWalk, que fica na rua da praia e tem uma boa estrutura.
Shopping grande, com lojas interessantes e ótimos restaurantes. Outra opção para é o Discovery Shopping Mall (na rua do parque aquático).
Kuta é basicamente isso. Praia (que não é limpa), piscina, shopping e restaurantes. Por isso muita gente prefere Seminyak. À noite também há opção de baladas, mas nesse quesito não posso opinar. Não fui a nenhuma.
Leia também Dicas das Melhores Praias em Bali.
Uma cerimônia diferente em Kuta
Depois de ter assistido à três danças típicas da Indonésia (Legong Dance, Kekak Dance e Caci Dance) ainda fui surpreendida, ao meio-dia, com uma cerimônia fúnebre na praia! Definitivamente não estava nos meus planos do que o que fazer em Kuta, mas…
Sozinha, andava pelas ruas observando lojas e procurando um restaurante para almoçar. De repente, uma música começou a tocar e apareceram várias pessoas andando no meio da rua vestidas com roupas coloridas, com instrumentos e oferendas.
Demorei para entender que se tratava de uma cerimônia fúnebre pois ninguém chorava. Até riam e brincavam. Parecia uma festa. Tãaao diferente da nossa experiência ocidental onde a morte é vista como algo triste e ruim que fui acompanhando o cortejo até a porta do cemitério.
Eles entraram. Mas algo me conteve por uns segundos. Fiquei olhando e me perguntando: como será que termina essa cerimônia? Vi o mar no horizonte e no impulso decidi seguir o cortejo pra confirmar se a cerimônia se passava mesmo na praia.
E assim eu presenciei dois ou três cortejos e suas respectiva cerimônias. Cada família de um jeito, mas sempre aparentando tranquilidade em relação à morte. Ninguém chorava. Embora achando tudo muito diferente, permaneci ali.
Conversei bastante tempo com um local que explicou que na religião hindu a morte é apenas uma etapa para a reencarnação. E como eles acreditam que não termina aqui, não há o que lamentar.
De acordo com o hinduísmo de Bali, os mortos podem ser enterrados no chão, sob uma árvore, ou podem ser cremados sendo, em seguida, as cinzas colocadas no mar.
Onde? A entrada fica em frente ao Kuta Station Hotel, na rua Jl; Kartika Plaza
Me deixei levar por uma experiência profundamente religiosa. E fiquei ali, pensando, observando e concluindo que se é assim que tudo acabará um dia, vamos aproveitar para curtir cada dia como se fosse o último!
E eu achando que não teria muito o que fazer em Kuta…