Os castelos do Vale do Loire, o coração da França

A região do Vale do Loire, na parte central da França — ou, como eles orgulhosamente dizem, no coração da França —, impressiona não apenas pela magnitude e quantidade de castelos (sendo ao todo mais de 100) mas, principalmente, pela tranquilidade, beleza e capacidade de recriar a atmosfera da Realeza. A região inteira é intitulada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO que abrange desde a cidade de Sully-sur-Loire até Chalonnes-sur-Loire. Então, vamos conhecer um a um os castelos do Vale do Loire?

Os castelos, com seus gramados impecáveis, os rios que os acolhem há tantos séculos, a história que os envolve e a atmosfera real fazem dessa uma das regiões mais visitadas da França.

Castelos do Vale do Loire

A apenas duas a três horas de carro saindo de Paris, a região apresenta muitas opções de hotéis, restaurantes e, claro, castelos! Alguns se transformaram em hotéis e recebem os hóspedes como verdadeiros reis, como o Domainde des Hauts de Loire.

Esse hotel está indicado como um dos 1.000 lugares para conhecer antes de morrer, sendo uma ótima escolha para quem procura um destination wedding. Já pensou se casar em um castelo da realeza francesa? Muito chique e romântico, né?!

castelos do vale do loire

castelos do vale do loire

Pois bem, diante de tamanha diversidade, a dúvida mais frequente é saber quais castelos e cidades visitar, e quanto tempo ficar. Fiz um resumo sobre 18 dos mais importantes castelos. Pense na logística de locomoção entre as cidades e quantos dias você pretende permanecer, antes de escolher onde se hospedar.

Assim, para conhecer bem a região, o ideal é alugar um carro e se hospedar em pelo menos 2 ou 3 cidades (sendo Tours, Blois Amboise  as melhores).

Já se a intenção for conhecer apenas os mais famosos recomendo a hospedagem na cidade de Tours, uma das mais centrais para conhecer o Vale, e de onde saem trens para os castelos de Chambord, Chenonceau e Amboise.

Sempre alugo carro pelo site da Rentcars – dá pra pagar em Reais, sem IOF e ainda dividir em até 12x no cartão.

Para saber mais sobre cada castelo, clique em seu nome e seja redirecionado para os respectivos sites oficiais.

Castelo de Sully-sur-Loire

Construído no século XIV às margens do Loire, esse castelo é a porta de entrada para a região do Vale do Loire. Antes fortaleza medieval, foi erguido sobre o rio, literalmente dentro da água. Um espetáculo arquitetônico.

castelos do vale do loire

Castelo de Valençay

Napoleão adquiriu o castelo em 1803 para seu famoso ministro de assuntos estrangeiros, Talleyrand. Tudo para que ele pudesse receber com pompa todas as pessoas importantes do Império.

Situado na cidade de Berry, o castelo de Valençay apresenta dois estilos arquitetônicos (renascentista e clássico), sendo totalmente mobiliado e agraciado com magníficos jardins franceses e um parque ao estilo inglês.

Castelo de Chambord

maior e um dos mais visitados castelos do Vale do Loire possui 282 chaminés, 77 escadarias e 440 cômodos, dos quais 90 estão abertos a visitação. É um símbolo e modelo da Renascença.

Castelo de Cheverny

Localiza-se próximo aos castelos de Blois e Chambord e é considerado o castelo mais maravilhosamente mobiliado do Vale. A decoração é muito bonita, além de robusta. Foi o primeiro castelo a ser aberto ao público, em 1922.

castelos do vale do loire

Castelo Real de Blois

Residência favorita dos Reis e Rainhas da França, na Renascença, esse castelo é um verdadeiro panorama da arquitetura e história do Vale de Loire.

Os apartamentos reais, mobiliados e restaurados, apresentam magníficas decorações e evocam a vida cotidiana da Corte.

Castelo de Chaumont-sur-Loire

O que chama mais atenção nesse castelo, na verdade, é sua área externa, pois seus jardins, plantados com árvores centenárias, formam um lindo belvedere. Lá ocorre o Festival Internacional de Jardins —por isso, imperdível para todos que trabalham ou apreciam paisagismo.

Castelo de Chenonceau

É um lugar excepcional pela riqueza de sua história e arquitetura única no mundo. Ricamente mobiliado e decorado, o castelo possui uma coleção de pinturas e tapeçaria dignas dos grandes museus.

É, depois de Versalhes, um dos castelos do Vale do Loire mais visitados e um dos mais bonitos, por sua arquitetura diferenciada, que se estende sobre o rio.

castelos do vale do loire

castelos do vale do loire

Castelo Real de Amboise

A fortaleza medieval de Amboise se transformou em residência real durante o Reino de Carlos VIII e Francisco I (do final do século XV ao começo do século XVI).

Muitos artistas e intelectuais se juntaram à Corte de Amboise a convite do Rei, como Leonardo da Vinci, que viveu no castelo de Clos Lucé e cujo túmulo está na capela do Castelo de Amboise.

castelos do vale do loire

castelos do vale do loire

Castelo de Clos Lucé

Também chamado de parque Leonardo da Vinci. A convite do Rei Francisco I, o gênio italiano se instalou no castelo e passou a trabalhar e viver durante os três últimos anos de sua vida.

É possível visitar seu quarto, cozinha e as salas de exposições com suas fabulosas máquinas. No parque e jardins estão espalhadas algumas criações artísticas e invenções do gênio italiano.

castelos do vale do loire

castelos do vale do loire

Talvez esses já fossem suficientes, mas ainda tem muitos castelos do Vale do Loire para conhecer. E, na verdade, tudo vai depender do seu interesse e tempo disponíveis.

Castelo de Villandry

Último castelo renascentista construído às margens do rio Loire, é conhecido pela beleza e por seus seis jardins em quatro níveis que aliam estética, diversidade e harmonia.

Castelo D’Azay-le-Rideau

Construído sobre uma ilha em Indre, o castelo concilia inovações italianas com a arte de construir francesa. O edifício exprime todo o refinamento de uma castelo da Primeira Renascença.

Castelo de Saumur

O castelo construído no final do século XI, proporciona uma das mais lindas vistas sobre o rio Loire.

Castelo de Angers

No centro da cidade de Angers esta enorme fortaleza medieval construída com 17 torres, no século XIII, abriga jardins e construções residenciais. Lá está o maior tapete medieval da Europa, com 100 metros de comprimento.

castelos do vale do loire chateau_d'angers
Como não se apaixonar pelos castelos do Vale do Loire?

Castelo dos Duques da Bretanha de Nantes

Testemunha da história de Nantes e da Bretanha, o castelo situado no centro da cidade foi construído no século XV. A fortaleza construída pelo Duque Francisco I, encerra a residência ducal do mesmo século, com inspiração renascentista. No interior do castelo está o Museu de História de Nantes.

Castelo de Langeais

Residência real entre a Idade Média e a Renascença, o local serviu de palco para o casamento de Charles VIII e Ana de Bretanha, em 1491. Construído no século X, possui 1000 anos de historias. Esse é um dos castelos do Vale do Loire mais incríveis para visitar, mas infelizmente não consegui ir.

Fortaleza Real de Chinon

A fortaleza, no topo da cidade, evoca a época em que as histórias da França e da Inglaterra se misturavam. Em 1429 ocorreu o encontro histórico entre Joana D’Arc e o delfim, futuro Charles VII.

Abadia de Fontevraud

Considerada uma das maiores cidades monásticas da Europa, a abadia se destaca pelo tamanho e originalidade. Napoleão a transformou em prisão, e assim continuou até 1963. Hoje o espaço foi transformado em Centro Cultural, onde ocorrem concertos e exposições artísticas.

Para além dos castelos do Vale do Loire oferece cidades tranquilas e agradáveis, com muita qualidade de vida. Cidades perfeitas para passear sem compromisso, parar em um café e apenas observar a vida passar.

Por seu charme e romantismo, a região é procurada por casais em busca de um destination wedding ou uma viagem de lua-de-mel. Ou, simplesmente, por quem deseja fazer um passeio de balão e sobrevoar a região.

Por isso mesmo a região é tombada pela UNESCO e atrai milhões de turistas todos os anos. Não espere mais para viver essa atmosfera real! Aliás, para mais dicas sobre a França acesse todos os nossos post aqui!

Enfim, se você gostou do post sobre os castelos do Vale do Loire, espere até chegar lá. Certamente irá se apaixonar e querer voltar para explorar todos eles.

0 comments on “Os castelos do Vale do Loire, o coração da França

2 Pings/Trackbacks for "Os castelos do Vale do Loire, o coração da França"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *