Depois de alguns anos de espera, finalmente está chegando a hora: as Olimpíadas de 2016 (ou Rio 2016) vão começar! O maior evento esportivo do mundo vai acontecer na cidade do Rio de Janeiro, que receberá milhares de turistas doidos para conhecer a Cidade Maravilhosa e ávidos, é claro, por assistir aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em suas diversas modalidades.
Pensando nisso, eu e outras blogueiras de viagem vamos sugerir locais a serem visitados durante (e depois) das Olimpíadas. Se você estiver vindo ao Rio, se liga em nossas dicas.
Copacabana é um dos bairros mais turísticos da Cidade e vai receber as provas de vôlei de praia e as maratonas aquáticas. Como é impossível um turista não passar por lá, aproveite e não deixe de ir ao Forte de Copacabana, um local muito agradável, de grande importância histórica e com uma vista deslumbrante!
O ideal é combinar o passeio com um almoço, lanche ou café-da-manhã,para poder apreciar com mais tranquilidade a vista da orla de Copacabana ou até mesmo um belo pôr-do-sol.
Lá dentro do Forte, é possível visitar a Fortificação, o Museu Histórico do Exército (onde fazemos uma viagem no tempo, através de fatos da nossa história recontados por meio de objetos, fotos, pinturas e documentos), a lojinha de souvenirs, o Café 18 do Forte e a famosa Confeitaria Colombo, além dos mirantes, de onde se tem vistas maravilhosas para a praia de Copacabana, a Praia do Arpoador e o Oceano Atlântico em toda a sua imensidão.
Já na parte de baixo, onde está a Fortificação propriamente dita, fica a casamata, original e preservada, e lá dentro é possível ver como eram operados os canhões e munições. As paredes dessa incrível estrutura possuem 12 metros de espessura!
No pátio superior estão as cúpulas giratórias dos enormes canhões alemães Krupp, considerados os maiores e mais modernos da América do Sul, ainda hoje.
O Forte de Copacabana funciona de terça a domingo, das 10 às 18h, sendo que os cafés estendem o horário até as 19:30h.
Ingresso: R$ 6,00 (inteira) ou R$ 3,00 (meia entrada).
Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 – Posto 6
Tirando toda a polêmica sobre os custos das obras olímpicas e sobre as reais necessidades dos cariocas, essa é uma grande oportunidade para mostrarmos ao mundo que somos capazes de realizar um evento desse porte e que estamos na briga por sermos os melhores, não apenas no Esporte, mas no Turismo e em tantas outras áreas. Que comecem os Jogos!
Rio 2016: outras opções para visitar na Cidade Olímpica
Esse post faz parte da Blogagem Coletiva #oriopelascariocas e você pode (e deve) conferir outras dicas aqui.
Aterro do Flamengo – Mariana Viaja
Jardim Botânico e Parque Lage – Por aí com os Pires
Niterói – Despachadas
Parque Madureira e Complexo de Deodoro – blog KariDesbrava
Pedra Bonita – Fourtrip
Praça Mauá, MAR e Museu do Amanhã – LolePocket
Praia da Urca, Praia Vermelha e Pista Claudio Coutinho – Uma Senhora Viaja