Lagunas Altiplanicas e Piedras Rojas – Deserto do Atacama

Depois do passeio ao Salar de Tara e do tour astronômico na noite anterior, acordei as 5 da manhã para aproveitar o último dia no Atacama: Piedras Rojas e Lagunas Altiplanicas. Eu, que achava que já tinha visto todas as belezas do Atacama, me deparei com outra paisagem surpreendente.

Dessa vez, os tons amarelos e esverdeados da vegetação, o branco dos salares e dos picos nevados apareciam espelhados na água, a 4.200 metros de altitude.

Assim como o Salar de Tara, as lagunas Miñiques e Miscanti fazem parte da Reserva Nacional Los Flamencos, uma área com sítios arqueológicos administrada pela comunidade indígena de Socaire.

Piedras Rojas

Como tinha feito o tour astronômico na noite anterior e fui dormir quase as 2 h, estava cansada e aproveitei para dormir durante o caminho. Foram quase duas horas de estrada até a primeira parada, em Piedras Rojas.

Chegamos pouco depois do sol nascer e, enquanto o guia preparava a mesa para o café da manhã, o grupo foi apreciar a paisagem e tirar fotos. E que fotos! No nosso INSTAGRAM as fotos mais curtidas foram desse dia. A alta concentração de sal desse salar deixa a água branquinha e o reflexo do entorno fica lindo.

Fazia frio, a temperatura estava em torno de 10º C mas não ventava, o que é ótimo para as fotos de espelho d’água.

Lagunas Altiplanicas Deserto do Atacama

Lagunas Altiplanicas Deserto do Atacama

Depois do café da manhã delicioso, com direito a croissant, Nutella, frutas e até ovos mexidos seguimos para as Lagunas Altiplanicas. Apesar de estar em uma altitude elevada, no último dia o corpo estava acostumado e não senti mal estar.

Lagunas Altiplanicas

As lagoas Miñiques e Miscanti são separadas por uma faixa de terra e o plano de fundo dessa paisagem é a Cordilheira dos Andes. Aqui, apesar da concentração de sal (e diferentemente das Piedras Rojas), a água não parece branca e as lagoas refletem a cor azul.

Só é possível andar por uma trilha determinada, até chegar bem perto da lagoa. Alias, em todos os passeios pelo Atacama há trilhas determinadas para os turistas. Isso é ótimo para ajudar a manter o equilíbrio nos lugares.

Esse é um dos passeios mais tranquilos em relação ao número de paradas e atividades. É um passeio para contemplar a natureza, observar a fauna e a flora e “ouvir” o silêncio do deserto. Às vezes, entramos no automático de tirar fotos, começamos a conversar e esquecemos de ver o que está diante de nós.

Lagunas Altiplanicas Deserto do Atacama

Lagunas Altiplanicas Deserto do Atacama

Lagunas Altiplanicas Deserto do Atacama

A Estrada, Trópico de Capricórnio e Cactos Gigantes

Na estrada de volta, pedi para o guia parar pois queria fazer fotos no meio da estrada. A paisagem é incrível e a sensação de ter o deserto só pra gente é boa demais!!!

Também paramos na placa por onde passa o Trópico de Capricórnio, uma linha imaginária que divide a zona tropical da zona temperada e está localizado na 23° 26′ 14″ latitude sul.

Lagunas Altiplanicas Deserto do Atacama

Lagunas Altiplanicas Deserto do Atacama

Tropico de Capricórnio Deserto do Atacama

Pra terminar, passamos pelo povoado de Socaire, onde há alguns cactos gigantes. Esses cactos podem chegar a 3 metros de altura! O interessante é que crescem em média um centímetro por ano. Logo… para ele ter esse tamanho significa que têm uns 300 anos!

Além do uso medicinal, os cactos também são usados na construção, como na Igrejinha de San Pedro de Atacama. Para ver mais cactos como esses, e até maiores, basta ir ao vale dos cactos.

Chegamos de volta na agência por volta das 14:30 e almoçamos no restaurante Ayllu (almoço incluído no passeio).

Socaire Deserto do Atacama

Passeios no Deserto do Atacama

LAGUNA CEJAR

SALAR DE TARA

GEISERS DEL TATIO

VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE

Outras dicas e informações

Se estiver indo ao Deserto do Atacama confira um GUIA COMPLETO com todas as informações necessárias ara sua viagem. Dicas e informações de quando ir, onde ficar hospedado, quais passeios fazer, o que levar na mala, e quanto custa a viagem.

As Lagunas Altiplanicas estão a 4100 metros de altitude. O passeio sai da agência às 5:30h e volta as 14:30h.

Valor do tour com a agência Ayllu Atacama: CLP 95.000

Valor da entrada no parque: CLP 3.000

Não esqueça de levar: protetor solar, óculos de sol, água, calça comprida e casaco corta vento.

Aclimatação: fiquei 24 horas em San Pedro de Atacama me aclimatando à altitude, antes de começar os passeios. Mesmo assim, quando realizei o primeiro passeio ainda estava sentindo dor de cabeça, cansaço e um leve enjoo. Claro que cada organismo é um, mas procure descansar bastante e se dê um dia para não fazer nada. Procure não consumir bebida alcoólica ou comer muito na noite anterior aos passeios.

* O blog Na Dúvida, Embarque teve apoio da agência Ayllu Atacama e expressa aqui a verdadeira experiência vivida durante a viagem ao Deserto do Atacama, em abril de 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *