Como chegar na Gruta de Benagil, no Algarve

Ontem teve post sobre as Melhores Praias do Algarve e é claro que falei sobre a praia de Benagil, uma das mais bonitas e concorridas do sul de Portugal, devido às suas belas grutas e falésias. Hoje vou explicar em detalhes como chegar na Gruta de Benagil, a principal atração do Algarve.

Localizada na cidade de Lagoa, a praia de areia dourada e água morna é rodeada por uma enorme falésia. E nos últimos anos, devido à explosão do turismo em Portugal, o lugar vem sendo cada vez mais procurado por brasileiros.

A verdade é que as fotos não deixam dúvidas: o lugar é realmente paradisíaco.

Gruta de Benagil Gruta de Benagil

Como chegar na Gruta de Benagil

Estando na cidade de Lagoa você pode escolher entre 4 formas para chegar na gruta de Benagil : alugar caiaques ou stand-up paddle, fazer passeio de lancha ou até mesmo fazer uma trilha.

Como chegamos cedo na praia, conseguimos agendar a lancha para a mesma manhã. Era fevereiro, Carnaval, e não estava muito cheio. Porém, no verão é necessário agendar com antecedência maior.

Agora que você já sabe como chegar na famosa gruta de Benagil vou explicar sobre o passeio de lancha, o aluguel de SUP, caiaque e a trilha.

Passeio de Lancha

Por razões de comodidade fizemos o passeio de lancha e escolhemos a Taruga Tours. Eles são super atenciosos, tem embarcações novas e coletes salva-vidas adequados. A lancha sai da praia de Benagil e existem 2 opções de passeio:

1- A visita tradicional percorre de 15 a 20 grutas da região. Este passeio dura 75 minutos e inclui uma parada de 10 minutos para nadar, se a condição da maré permitir; além disso,  entra em algumas grutas e praias.

O valor para adultos é de 30,00 euros e crianças pagam a metade.

2- Já o passeio Expresso percorre de 6 a 8 praias, e grutas, leva cerca de 30 minutos e não possui paradas para mergulhos. O valor para adultos é 15,00 euros e crianças pagam 10,00 euros.

Como chegar na Gruta de Benagil Como chegar na Gruta de Benagil Como chegar na Gruta de Benagil Como chegar na Gruta de Benagil Como chegar na Gruta de BenagilComo chegar na Gruta de Benagil

Aluguel de SUP

Por questão de segurança não é permitido ou aconselhado ir nadando para a gruta. Os meios para se chegar até elas são barco, caiaque, SUP ou trilha.

O aluguel do SUP é livre e você precisa assinar um termo de responsabilidade. O equipamento é alugado na praia e deve ser retornado ao mesmo local.

É importante saber que eles não guardam objetos pessoais então se planeje para deixar guardado no carro ou na areia com algum conhecido. Você deve levar em torno de 10 minutos até a gruta remando e os passeios também dependem das condições da maré para serem autorizados.

O valor para adultos e Crianças é de €30.

Aluguel de caiaque

Assim como no aluguel do SUP, no aluguel do caiaque você também precisa assinar um termo de responsabilidade. O equipamento é alugado na praia e deve ser retornado no mesmo local.

O passeio dura cerca de 45 minutos, o que é tempo suficiente para visitar algumas grutas da região e voltar remando. Os passeios também dependem das condições da maré para serem autorizados.

O valor para o caiaque duplo é de €30 e só é permitido para crianças a partir de 6 anos.
Para agendar com antecedência de uma olhada no site da Taruga Benagil Tours.

Parte II – Como chegar na Gruta de Benagil

Por Trilha

Também é possível fazer a trilha por cima das falésias – é o chamado Percurso dos 7 Vales Suspensos. De lá, tem-se uma vista diferenciada e muito bonita das grutas e de algumas praias paradisíacas.

No estacionamento da praia há uma placa indicando o caminho da trilha.

A trilha é bem sinalizada e protegida com guarda-corpo, apesar de não ser pavimentada e não ter lugares para descanso na sombra… Ao todo são 6 quilômetros de trilha de intensidade moderada.

Ao longo do percurso, você certamente desfrutará de belas paisagens nos mirantes.

Se gosta de caminhar, planeje-se para não perder a experiência de ver as falésias, grutas e praias, do alto. E não esqueça de levar água, chapéu e protetor solar!

Como chegar na Gruta de BenagilComo chegar na Gruta de Benagil

Depois de ver essas fotos tenho certeza de que você já se animou a conhecer o Algarve. Agora é só salvar esse post de como chegar na gruta de Benagil para ter uma experiência perfeita no próximo verão!

Por fim, não esqueça de ler outros posts sobre o Algarve aqui

MELHORES PRAIAS DO ALGARVE: Albufeira, Benagil, Alvor, Carvoeiro

ONDE FICAR EM ALBUFEIRA: KR HOTELS

ONDE FICAR EM LAGOS: HOTEL CARVI

Para TODOS OS POSTS SOBRE Portugal clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *