Melhores praias do Algarve: Albufeira, Benagil, Alvor, Carvoeiro

Quer saber quais as melhores praias do Algarve, como chegar, o que fazer e em quais cidades se hospedar? Fizemos um post completo para você conhecer a região Sul de Portugal.

Considerado um dos melhores destinos de praia da Europa, o Algarve possui praias, falésias, água azul- turquesa e cristalina, muito sol, diversão e uma mescla de arquitetura romana, árabe e portuguesa.

As praias e a natureza ainda são bem rústicas e preservadas. E a história do Algarve é realmente interessante:por 5 séculos a região se manteve sob domínio árabe e enfrentou diversas guerras pela reconquista.

Aliás, o nome Algarve vem do árabe (Al-Gharb), assim como muitos dos castelos da região, a cal branca que pinta as casas e o antigo mercado de escravos, em Lagos.

Essa foi a última região a ser incorporada ao território português.  Após a reconquista do território formou-se o Reino de Portugal e Algarve e, então, o país ganhou a geografia pela qual é conhecido hoje.

melhores praias do algarve Albufeira

Melhores praias do Algarve, como chegar, onde ficar hospedado, o que fazer nas cidades

Como chegar nas melhores praias do Algarve

Carro

De Lisboa a Lagos, leva-se cerca de 2:45 minutos pela estrada A2. Para Faro, Albufeira ou Sagres leva-se aproximadamente o mesmo tempo, sempre pela A2.

O ideal é sair de Lisboa com o carro alugado para percorrer as várias praias do Algarve. Por isso, para alugar o carro, indicamos a empresa RentCars, com ótimas opções em Portugal. Até porque o pagamento é feito em Reais, sem IOF e pode parcelar no cartão! Grande vantagem!

Trem

O trajeto leva cerca de 3 horas e há opções para Albufeira, Faro, Lagos, Portimão. Para consultar passagens de trem, veja o site da empresa Comboios de Portugal.

Avião

O trajeto leva cerca de 1 hora, mais os deslocamentos. A TAP faz 4 voos por dia para o aeroporto de Faro, capital do Algarve.

Roteiro das melhores praias do Algarve

Ao fazer o roteiro, primeiro defina quais praias ou pontos turísticos gostaria de visitar (esse post serve justamente para facilitar sua vida) ;). Afinal, são muitas cidades, cada uma com suas praias, coladas umas nas outras.

Nós optamos pelo trajeto Sagres – Albufeira. Assim, percorremos metade da costa do Algarve, e conhecemos as praias mais concorridas pelos turistas. Ficamos hospedados em Albufeira e em Lagos. Confira aqui as dicas de hotéis nessas cidades.

Como tudo é bem pertinho, não é necessário se hospedar em cada cidade visitada. Para ter ideia, de ponta a ponta no mapa do Algarve (Sagres até V.R. Santo Antônio) leva-se 1:45 de carro, sem paradas. Por isso, com os destinos escolhidos, reserve o hotel e faça passeios para as cidades próximas.

Segue a lista das cidades e praias visitadas, no carnaval de 2019 . A ideia era relaxar e aproveitar as praias. E foi exatamente o que fizemos!

Cidade: Albufeira

Praia de Albufeira

A cidade de Albufeira é a mais famosa do Algarve. Fica em um ponto central para quem deseja explorar a região.

A primeira cidade em que decidimos ficar hospedados foi Albufeira. O KR hotel é muito bom, como contamos em detalhes no post Onde ficar hospedado em Albufeira. Não deixe de conferir! Reservando através desse link você ajuda a manter o blog e não paga nada a mais por isso! Obrigada 🙂

A antiga vila de pescadores hoje recebe turistas em busca de praias e de uma badalada vida noturna. Além disso, A cidade possui uma marina construída em estilo art-déco bem colorida, que é o ponto de partida de alguns passeios de mergulho e onde, à noite, há opção de bares e restaurantes.

Bem, a dica é tomar o café- da- manhã na marina ou no centrinho, curtir as praias, caminhar pelas ruazinhas estreitas da cidade, apreciar as casinhas pintadas de branco, ver o pôr do sol na Praia do Peneco e, à noite, aproveitar a gastronomia.

Aliás, do Miradouro do Pau da Bandeira tem-se uma linda vista para as praias e a cidade.

melhores praias do algarve Albufeira

Já quem prefere agito, a Rua da Oura é imperdível com muitos bares, boates e esquisitices. Tem quem ame Albufeira, mas como é uma cidade “grande”, com 40.000 habitantes, com muitas praias e com uma vida noturna agitada, elegemos outras praias no Algarve como as nossas preferidas, por serem mais calmas.

melhores praias do algarve Albufeira melhores praias do Algarve Albufeira

Cidade: Lagoa

Praia de Benagil

A praia de Benagil é uma das mais bonitas e concorridas do Algarve, devido às suas belas grutas e falésias.

A pequena vila de pescadores fica situada entre a Praia de Carvoeiro e Armação da Pera, duas atrações para quem gosta de explorar grutas.

É de lá que sai o passeio para a gruta Algar de Benagil, a principal atração para se visitar no Algarve, que está no top das “melhores praias do Algarve”. Realmente é de uma beleza exuberante.

Sua pequena praia é rodeada por uma enorme falésia, areia dourada e água morna. É possível alugar caiaques, stand-up e fazer passeios de lancha para chegar até as grutas. Além disso, também há um snack bar e banheiro público.

Fomos no Carnaval (inverno em Portugal) e ótima época para conhecer o Algarve, já que no verão tudo fica lotado! Chegamos cedo na praia e conseguimos agendar a lancha para a mesma manhã. Porém, no verão é necessário agendar com mais antecedência.

Para saber qual é a melhor forma de chegar até a Gruta do Algar de Benagil leia esse post detalhado sobre o passeio mais famoso do Algarve.

melhores praias do algarve Benagil melhores praias do algarve Benagil melhores praias do algarve Benagil

Praia do Carvoeiro  melhores praias do algarve

O Algarve é a região mais procurada pelos aposentados, que buscam desfrutar da temperatura agradável durante o ano inteiro. A praia do Carvoeiro é sempre mostrada nas propagandas, tendo sido eleita a melhor praia do Algarve, em 2018, pela European Best Destination.

Carvoeiro é uma antiga vila de pescadores. Sua praia fica entre duas falésias, possui águas cristalinas e seu centro histórico tem muitas opções de restaurantes, lojinhas e sorveterias. Uma delícia de lugar para passear…

Como a praia não é extensa e a procura é alta, então prepare-se para encontrá-la repleta de turistas no verão. Nessa praia dá pra alugar barcos que fazem passeios para outras praias e grutas, incluindo a famosa Gruta de Benagil, sobre a qual contamos todos os detalhes aqui nesse post.

A praia possui estrutura com banheiros, chuveiros, acesso para cadeirantes e salva-vidas.

Após o almoço, outra atração é caminhar pelo centrinho e ver a paisagem de cima da falésia. Caminhar pelo passadiço de Carvoeiro também rende belas fotos.

melhores praias do algarve Carvoeiromelhores praias do algarve Carvoeiromelhores praias do algarve

Cidade: Portimão

Praia de Alvor melhores praias do Algarve

Uma das praias mais indicadas a visitar em Portimão é Alvor. A pequena vila rodeada de praia é o lugar ideal para quem quer relaxar.

Visitamos a praia do Alvor Nascente. Sua faixa de areia é bem grande, possui um enorme passadiço para se caminhar à beira-mar, além dos restaurantes.  Se você gosta de estender a toalha na areia e relaxar, este local é bem indicado.

A praia possui cerca de 4km de extensão e, no verão, é muito procurada. Mas a vantagem é que a larga extensão de areia faz com que a praia não fique lotada e dê pra aproveitar com mais tranquilidade.

melhores praias do algarve Alvormelhores praias do algarve Alvor

Na busca pelas melhores praias do Algarve com certeza Alvor está na lista.

Praia Três Irmãos

Localizada no canto esquerdo da praia de Alvor fica a praia Três Irmãos, com suas falésias, algares e 3 rochas em destaque, no mar.

Bem ao lado fica a prainha, menor e mais calma, ideal para famílias. Aliás, nessa praia existe uma pequena gruta que rende ótimas fotos.

Em dias de maré cheia, para atravessar até a praia Três Irmãos é preciso ter cautela na parte mais estreita, caso as ondas estejam fortes.

A praia, como a maioria das praias do Algarve, é bandeira azul e possui chuveiros, salva-vidas, posto de primeiros socorros, banheiros e acesso para cadeirantes na areia.

melhores praias do algarve 3 Irmaosmelhores praias do algarve 3 irmaos

Cidade: Lagos

Praia Ponta da Piedade

Localizada em Lagos, a Ponta da Piedade é um pedacinho do paraíso. Um encontro de falésias e algares em águas cristalinas. Rochas esculpidas pelo vento criaram grutas e um cenário encantador naquela pontinha de Lagos.

A segunda cidade onde ficamos hospedados foi Lagos. O hotel Carvi Beach Hotel é maravilhoso, como contamos em detalhes no post Onde ficar hospedado em Lagos. Não deixe de conferir! Reservando através desse link você ajuda a manter o blog e não paga nada a mais por isso! Obrigada 🙂

Conhecemos a região em uma tarde, caminhando. Há quem conheça de barco, caiaque ou SUP. Para isto, basta alugar os equipamentos na Praia do Barranco do Martilho.

Para assistir ao pôr-do-sol basta descer a escadaria até a praia ou, se preferir,  tem-se uma vista igualmente bonita da parte alta das falésias.

Na Marina de Lagos escolha o passeio de barco que inclui a Ponta da Piedade. Existem opções com paradas para mergulhos, outras visitando outras formações rochosas como grutas, falésias e praias na região. O importante é colocar esse pedacinho de paraíso no roteiro!

melhores praias do algarve melhores praias do algarve Lagosmelhores praias do algarve Lagos

Mercado de Escravos de Lagos

Em Lagos, uma atração imperdível e comovente é o Mercado de Escravos, que virou museu e galeria de arte. Faz parte do Núcleo da Rota da Escravatura.

Primeiro e mais importante mercado de escravos da Europa (século XV), é classificado como monumento de interesse nacional. Ali, os escravos eram recebidos para, depois, serem enviados para outros lugares da Europa. Claro que é impossível não refletir sobre a crueldade dos tempos da escravidão.

O prédio histórico fica localizado na Rua da Graça e Praça de Infante D. Henrique 8600, Lagos. Funciona de segunda a sábado, das 10h00 às 18h00.

melhores praias do algarvemelhores praias do algarve

Cidade: Vila do Bispo

Praia de Sagres

Ora, ora. Impossível não lembrar dos tempos da escola ao falar da Escola de Navegação de Sagres. A cidade, localizada no extremo sul de Portugal foi o berço das navegações portuguesas, de onde vieram muitas conquistas.

A Vila de Sagres é o ponto mais sudoeste da Europa Continental, ou seja, o ponto mais próximo do Brasil.

Sagres é conhecida por suas ondas, sendo rota dos surfistas em busca de excelentes condições de ondas. Sem dúvida não pode faltar em um roteiro pelas melhores praias do Algarve.

Fortaleza de Sagres

A Fortaleza de Sagres, localizada em uma posição estratégica, foi erguida no século XV (1450) por ordem de Dom Afonso V, com o intuito de dar suporte às navegações que partiam e chegavam à costa algarvia.

A Fortaleza está localizada sob uma falésia onde o vento é constante e muito forte. É uma característica do local. Prepare o casaco, pois mesmo no verão, venta muito. As falésias que circundam 3 lados do espaço foram usadas como proteção natural da Fortaleza.

O visitante pode percorrer sua grande extensão em um caminho demarcado e protegido por guarda-corpo para observar a imensidão do Oceano Atlântico, as enseadas de Sagres e o Cabo de São Vicente. Reserve uma manhã para passear pelo local com calma e observar sua beleza espetacular. A imensidão impressiona a todos…

Outra atração dentro Fortaleza é uma enorme Rosa dos Ventos, descoberta debaixo de uma igreja em 1921. Acredita-se que a Rosa dos Ventos servia para medir a direção do vento, apesar de ela ter uma marcação diferente das atuais.

É possível também visitar a Capela da Nossa Senhora da Graça do tempo do Infante Henrique (século XV), além de uma loja e café.

No local há um marco comemorativo à criação da Escola de Sagres e ao Infante Henrique. Sagres foi o núcleo da expansão marítima, onde estudiosos e navegadores se reuniam na conhecida Escola de Sagres. Porém, nunca foi encontrada nenhuma escola, propriamente dita.

Por isso, os historiadores acreditam que a Escola de Sagres foi, na realidade, uma filosofia sobre as navegações e não um espaço físico. Ou seja, uma escola de pensamento.

Porém, a importância histórica de Sagres é incontestável na primeira fase dos Descobrimentos e por ter sido ponto de passagem obrigatório das navegações que cruzavam do Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico, e vice-versa.

Vale a pena alugar carro para conhecer o Algarve?

Sim! Para viajar pelo Algarve é indispensável alugar um carro, a não ser que esteja em uma excursão, de ônibus.
As praias são perto uma das outras, mas em percursos não confortáveis para se fazer a pé.

Por isso o carro é o ideal para circular pela região. Até porque também não há trens que circulem e acessem as principais praias.

É possível ir de trem de Lisboa ao Algarve (Albufeira ou Faro) ou de Avião até Faro, mas de lá é necessário alugar um carro.

Nós sempre alugamos o carro no site da RentCars e indicamos! O pagamento é feito em Reais, sem IOF e pode parcelar no cartão!

Poder percorrer uma das regiões mais bonitas da Europa de carro e parar nos miradouros é realmente uma experiencia incrível. E é até difícil definir essa região tão peculiar e agradável de Portugal!

Bem, se você gostou desse post sobre as melhores praias do Algarve deixe sua opinião aqui nos comentários.

Por fim, para mais informações de Portugal:

ÉVORA- ONDE FICAR HOSPEDADO

SINTRAbate e volta a partir de Lisboa

CASCAIS – o que fazer – passeio de 1 dia a partir de Lisboa

CABO DA ROCA – como ir e o que fazer

GUIMARÃES– aqui nasceu Portugal

PORTO – onde se hospedar no Porto

Roteiro de 2 dias no PORTO – o que fazer

2 dias em COIMBRA – o que fazer além de visitar a Universidade

Onde ficar em Coimbra – dica de hospedagem 3 estrelas

AVEIRO – o que fazer na Veneza Portuguesa

Então, depois me conta o que achou desse roteiro pelas melhores praias do Algarve, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *