Não há dúvida de que Miami é a mais latina de todas as cidades norte-americanas e aonde quer que você vá, encontrará alguém falando espanhol. A proximidade, o clima ameno e a atmosfera descontraída de South Beach fazem com que ela seja uma das cidades mais visitadas pelos brasileiros nos Estados Unidos, junto de Orlando e Nova York.
Vale a observação de que Miami e Miami Beach são duas cidades distintas, mas na prática é como se fossem uma só. Para quem está só de passagem, pode nem perceber.
Como toda grande cidade, oferece muitas atividades e atende a todos os gostos, mas sem dúvida os destaques ficam para as praias e o mar azul-turquesa, as compras em malls e outlets, além do fato de possuir um porto de onde parte a maioria dos cruzeiros para o Caribe. Aliás, janeiro é o cruise month, tamanha a quantidade de cruzeiros partindo de lá.
O clima em Miami é sempre ameno, e mesmo no inverno é possível ir à praia com um lindo céu azul e temperaturas na casa dos 28ºC. No verão a temperatura sobe, mas, em compensação, começa a temporada de furacões que vêm do Caribe.
South Beach é um must go…
A parte mais charmosa e badalada de Miami —ou mais especificamente de Miami Beach— é South Beach: de dia, por causa das praias e do estonteante mar azul-turquesa; de noite, em razão dos restaurantes e das festas que rolam na Ocean Drive. Também por isso, é a região mais cara para se hospedar, mas não se assuste com os preços, pois compensa se não alugar carro nem pagar estacionamento e gasolina.
A praia (especialmente da 15th street para baixo) é super-organizada. Placas estabelecendo regras, tais como proibição de animais, bebidas alcoólicas, garrafas de vidro, armas de fogo e menores de 12 anos desacompanhados garantem o clima de tranquilidade e segurança que os americanos adoram. E nada de improviso!
Além de naturalmente maravilhosa, a praia também dispõe de uma ótima infra-estrutura: cadeiras e barracas para alugar, banheiros e chuveiros grandes, novos e limpos, locais para comprar comes-e-bebes, guardas salva-vidas, passeios de jet-ski… em um dia lindo de sol, dá vontade de não sair de lá!
A organização é tanta que, na altura da 12th street, foi fincada a bandeira gay, deixando bem claro que a praia é de todos e para todos. Essa é uma área gay friendly, mas liberada para todos. Mais ao norte de Miami Beach ainda há outras praias, como a Haulover Beach, onde é permitida a prática do nudismo.
O bairro, famoso por preservar a arquitetura art-déco, é cheio de prédios baixinhos e coloridos, típicos da década de 1920, e consegue preservar essa atmosfera mais tranquila e acolhedora. O bairro possui três avenidas principais que não podem deixar de ser vistas: a Ocean Drive, a Collins Avenue e a Lincoln Road.
Na Ocean Drive, a famosa avenida à beira-mar, ficam localizados hotéis, restaurantes e bares, e é onde à noite rolam as festas mais animadas da cidade. Também à noite, o policiamento aumenta, por causa de alguns “elementos suspeitos” que ficam rondando a região, de olho nos turistas.
De todo modo, é aqui que desfilam os tipos mais característicos e estilosos de Miami, seja à pé, de patins, skate e bike, ou em carrões reluzentes de centenas de dólares.
Também na Ocean Drive fica o Lummus Park, um parque entre a avenida e a praia, perfeito para quem curte caminhar e andar de bicicleta no calçadão ou relaxar no gramado, repleto de coqueiros que completam a beleza e a atmosfera dessa área de South Beach.
Outra avenida superimportante de South Beach é a Collins Avenue, a primeira depois da rua da praia, e onde ficamos hospedados. Recomendo bastante essa localização, mas tente ficar da rua 16th street para baixo: assim fica mais perto da praia e demais atrações, possibilitando fazer tudo a pé. Se ficar acima da rua 16, também não há problema: o ônibus circular 123 pode ajudar. Na Collins Avenue ficam os maiores hotéis, várias lojas de souvenirs, farmácias, mercados e boates.
No número 1.666 da Collins Avenue fica uma padaria italiana, a Rosetta Bakery, que foi uma agradável surpresa. Sabe aquele lugar que te agrada instantaneamente? Pois é! Como eu amo pão, doces e padarias charmosas… Tudo por lá é uma delícia, de verdade!
Se estiver pensando em compras sem sair de South Beach e sem se preocupar com o preço, uma opção é outra das três principais Avenidas: a Lincoln Road, uma espécie de shopping a céu aberto com várias lojas e restaurantes, e onde os turistas adoram passear, olhar as vitrines, sentar para tomar um café ou mesmo almoçar e jantar em um dos restaurantes disponíveis. Aliás, uma filial do Shake Shack, o mais novo sucesso no ramo dos hambúrgueres, está no número 1.111 da Lincoln Road (com entrada pela Lenox Avenue). Fomos conferir: o hambúrguer é realmente bem gostoso e o preço é justo.
Além dessa avenidas, há também a Española Way. A rua, reservada para pedestres no trecho dos restaurantes, é uma ótima opção para quem gosta de experimentar novos sabores e busca um clima animado e descontraído, sobretudo à noite. Lá você encontra diversos tipos de cozinha, como mexicana, brasileira, italiana, cubana, entre outras.
Não deixe de conhecer também, no sul da ilha, o South Pointe Park e seu pier. O maravilhoso parque à beira-mar, onde moradores e turistas passeiam, andam de bicicleta ou levam as crianças para brincar, oferece um calçadão para caminhadas, restaurante, além de parquinhos, banheiros e chuveiros públicos (uma delícia depois da praia), e um pier de onde se tem uma linda vista do mar. Se der, vá no final da tarde para apreciar o pôr-do-sol.
O melhor é que em South Beach quase tudo é de graça, sim, gratuito! Passear pelas praias, parques, ruas e avenidas é totalmente livre e você não precisa gastar nenhum centavo, a menos que queira fazer compras.
Depois de explorar Miami Beach vale conhecer as atrações de Miami (continente) e, para isso, o ideal é alugar um carro. Porém, quem deseja economizar pode utilizar shuttles, táxis ou a excelente rede de transporte público oferecida.
Se a intenção for curtir as praias e não fazer muitas baldeações para o continente, recomendo ficar hospedado em South Beach e, nesse caso, como dissemos acima, dá pra fazer tudo a pé, de bicicleta ou utilizando a linha circular 123 do ônibus (cujo bilhete custa apenas 0,25 centavos).
Miami e Miami Beach não acabam por aqui! Se quiser, leia mais sobre outras atrações, compras, aluguel de carro e transporte na cidade.
Compras em Miami – Outras atrações de Miami – Circulando em Miami – Aluguel de carro em Miami
0 comments on “Onde ficar em Miami – South Beach e o bairro Art Deco”
3 Pings/Trackbacks for "Onde ficar em Miami – South Beach e o bairro Art Deco"
[…] para a próxima (e breve!) volta a Miami. Se quiser, leia mais sobre Miami Beach, compras, aluguel de carro e transporte na […]
[…] dissemos no post sobre Miami Beach, esta e Miami são cidades distintas, mas na prática nem se percebe. A maior diferença é em […]
[…] de comer. Comprei a passagem da Copa e o Cruzeiro da Royal. E de quebra ainda passei 4 dias em Miami. No fim das contas acho que valeu muito a […]