As 10 melhores atrações de Gênova

Cidade portuária localizada na região italiana da Ligúria, turisticamente muito importante, a duas horas de Milão e de Pisa, Gênova possui bens considerados patrimônio cultural pela UNESCO, o que a torna um atrativo a parte.

Devido a sua localização geográfica, a história e cultura da cidade sempre esteve associada ao mar, o que fez com que fosse o centro comercial mais importante do mundo, rivalizando com Veneza durante séculos. Até hoje é considerada uma importante cidade portuária na Europa, competindo pelo título de maior porto do Mar Mediterrâneo.

Gênova é uma cidade muito antiga e, à medida que foi crescendo, as construções tomaram conta dos montes, e o que se vê hoje é um “amontoado” de construções, no bom sentido. Em razão disso, é  importante observar a localização de sua hospedagem, pois muitos hotéis estão localizados no alto das montanhas, sendo um fator que dificulta o passeio, pois o ônibus é o único transporte público que chega até lá. Uma opção de hospedagem boa e muito econômica é o albergue da rede HI Hostel, mas acredito que haja opções que compensem muito mais pela melhor localização, já que ele fica lá no alto, com opções limitadas de ônibus (sendo preciso controlar os horários).

As 10 melhores e imperdíveis atrações de Gênova

1- O antigo porto de Gênova, às margens do Mar Mediterrâneo, é uma área revitalizada que atrai muitos turistas em razão de seus restaurantes, lojas, museus, áreas de eventos e entretenimentos, e também por seus prédios antigos, que possuem uma arquitetura admirável. Para além dessa parte turística, vale dizer que esse continua sendo um dos principais portos da Europa em termos de comércio, e um dos principais para chegadas e saídas de cruzeiros da Itália.

area do aquario genova (Small)

Nessa enorme área do porto antigo foi construída uma grande praça para abrigar todos os pontos de maior interesse, sendo o mais importante deles o Aquário de Gênova, localizado na Via Gramsci (indo pela Via della Fontane).

2- Aquário de Gênova. Este aquário foi projetado e planejado para estar nessa nova área revitalizada e ser uma atração da cidade, sendo considerado o melhor aquário da Europa, não apenas em tamanho, mas também por abrigar a maior biodiversidade aquática do Velho Continente e possuir uma didática não só recreativa mas também educativa. Sobretudo para quem está viajando com crianças, o aquário é uma ótima atividade.

3- Porta Soprana é um portão medieval, que já serviu como entrada da cidade, localizado na região onde se acredita que o navegador Cristóvão Colombo tenha passado sua infância.

4- Casa onde nasceu Cristóvão Colombo. A morada onde o desbravador Cristóvão Colombo teria nascido e passado sua infância está sinalizada e em bom estado de conservação, sendo motivo de muito orgulho para os genoveses e  todos os italianos, embora ainda haja dúvidas sobre sua real origem.

5- Chiostro di Sant’Andrea são as ruínas de um claustro que data do século XII. Suas colunas ainda estão bem preservadas e vale apreciar e imaginar como era a vida naquela época! Bem perto dali fica a casa de Cristóvão Colombo.

cristovao colombo

6- Piazza Ferrari. A praça é lindíssima e vale ser visitada para apreciar a maravilhosa arquitetura de seus prédios. No centro da praça,há uma bela uma fonte de água em movimento. Observe também as galeiras de lojas que se formam embaixo dos prédios, com as melhores grifes italianas como Gucci, Armani, Versace, entre outras.

Gênova Itália mar mediterrâneo aquário europa

galerias genova

7- Via Garibaldi. É a via mais famosa da cidade e, se estiver com pouco tempo, não deixe de visitá-la pois ela traduz bem a Gênova da época em que as ricas famílias dominavam o comércio marítimo do mundo. A via Garibaldi já foi conhecida como rua Dourada e nela se encontram palácios de uma ponta à outra, sendo os mais famosos o Palazzo Bianco e o Palazzo Rosso, de antigas famílias mercantes, muito ricas, que dominaram o comércio marítimo de todo o continente.

 8- Palazzo Rosso. A melhor tradução seria simplesmente construção ou prédio vermelho. É um típico palácio genovês, com afrescos, móveis e objetos decorativos da época, escadarias, espelhos, lustres… Na mesma rua fica o Palazzo Bianco, que abriga uma pinacoteca.

palazzo rosso (Small)

9- Palazzo Reale. Neste é possível visitar apenas o pátio térreo, mas dá para observar a arquitetura do prédio, o piso, a escadaria e a parte externa do edifício, esculturas e suas muitas janelas.

 10- Por fim, o Palazzo del Principe.

Outras atrações importantes da cidade são a Chieza del Gesù, a Piazza Caricamento, o Duomo San Lorenzo (com fachada em estilo gótico), o Palazzo Ducale e a Piazza San Matteo, onde está a igreja de São Mateus.

Assim como em Veneza ou outras cidades italianas, o bom é passear por seus becos e ruelas sem pressa, observando a arquitetura, aprendendo sobre a história de cada lugar e sobre o modo de vida italiano.

Está indo para a Itália? Não deixe de ler nossas dicas sobre Florença, Veneza, Roma, Vaticano.

0 comments on “As 10 melhores atrações de Gênova

1 Pings/Trackbacks for "As 10 melhores atrações de Gênova"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *