Dicas do que fazer em Nazaré, Portugal

Muita gente me perguntou o que fazer em Nazaré, além de ver as ondas gigantes. Então vamos lá… Situada na costa portuguesa, a vila de Nazaré é uma parada imperdível para quem gosta de praia, cultura e tradição. A cidade conhecida por suas ondas gigantes e moradoras que usam 7 saias, possui cerca de 15.000 habitantes e tem no turismo sua principal atividade.

A antiga vila de pescadores é repleta de casinhas brancas pitorescas, restaurantes, lojas de souvenirs e muita beleza natural. É composta por 3 antigos povoados: Sítio de Nazaré, Pederneira e Praia de Nazaré.

o que fazer em Nazaré

O que fazer em Nazaré

Além das ondas gigantes sobre as quais falamos no final do post, passear pela vila observando a arquitetura das casas e o modo de vida, andar pelo calçadão de pedras portuguesas (ora, pois) e subir o funicular da Praia da Vila até a parte alta não podem faltar.

o que fazer em Nazaré

Como chegar em Nazaré

Antes de tudo, vale dizer que Nazaré é uma cidade imperdível para quem  estiver fazendo um roteiro de carro por Portugal. Uma dica importante é já sair do Brasil com o carro alugado para percorrer o país de Norte a Sul. Além de ser bem mais fácil e prático, você ainda economiza em Euros.

Partindo do Porto o trajeto leva 2:00 h pelas rodovias A1 e A17 e, de Lisboa, o trajeto de carro até Nazaré dura 1:30 h pela rodovia A8. O ideal é aproveitar para combinar a visita à Nazaré com outras cidades centrais de Portugal como Óbidos, Batalha e Fátima.

Alugue seu carro agora pagando em Reais, sem IOF e parcelando em até 12x!

Existe ônibus partindo das principais cidades mas, de trem, o trajeto não é viável. Aliás, a melhor forma de conhecer o centro de Portugal é mesmo de carro. #ficaadica

o que fazer em Nazaré

Sítio de Nazaré

A parte alta da cidade, ou Sítio de Nazaré, é o bairro onde começou a história da cidade. Teria sido ali onde Nossa Senhora de Nazaré apareceu, sendo um local de culto e peregrinação.

É possível subir de escada, mas o funicular é o meio ideal, já que a montanha é bem íngreme. O custo da viagem é de €1,20 e o trajeto dura cerca de 15 minutos.

o que fazer em Nazaré

Alguns pontos turísticos na parte alta são: Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Miradouro do Suberco, Ermida da Memória, Forte de São Miguel Arcanjo e Farol de Nazaré.

Desse ponto é onde se veem as maiores ondas no mundo e o campeonato de surf da World Surf League.

o que fazer em Nazaré

A 110 metros de altura, o Miradouro do Suberco tem vista para praia de Nazaré e para a vila. O pôr-do-sol cria um espetáculo lindo e é um ponto imperdível deste passeio.

No local também fica o Farol de Nazaré, que aparece nas clássicas fotos das ondas gigantes.

o que fazer em Nazaréo que fazer em Nazaré

O farol de Nazaré data de 1903 e auxilia a navegação dos marinheiros. Este ponto é, sem dúvida, o mais alto e de onde se tem a melhor vista das Praias de Nazaré e do Norte.

É uma infinitude de mar… e ao entardecer tudo fica ainda mais bonito.

o que fazer em Nazaréo que fazer em Nazaré

Saindo do Miradouro descemos até o Forte de São Miguel Arcanjo, que foi erguido para proteger a cidade dos ataques dos piratas marroquinos e argelinos.

No interior do farol há um museu com pranchas e depoimentos dos maiores surfistas do mundo.

o que fazer em Nazaré

Praia do Norte

Para quem gosta de praia e caminhada Nazaré também é uma ótima cidade. E a Praia do Norte é a mais extensa da região, quase inexplorada, com vegetação rasteira.

Pela manhã, é ideal para caminhar e é muito usada para prática de surf, kitesurf e windsurfe por conta do vento.

o que fazer em Nazaré

Uma curiosidade da cidade são as nazarenas, senhoras portuguesas que usam 7 saias, meias altas e tamancos. No passado, elas tinham o hábito de esperar marido e filhos na praia, na volta da pesca.

Passavam horas em vigília e, por isso, usavam várias saias para se cobrirem e se protegerem. Hoje, mantêm a tradição e seguem conversando nas calçadas ou portas de casa, enquanto levam suas sacolas de pães.

Devido a uma antiga tradição, algumas vestem-se inteiramente de preto, da cabeça aos pés, por serem viúvas.

Claro que também não posso deixar de mencionar uma das melhores atrações da vila de pescadores: a gastronomia. Os restaurantes servem peixes e frutos do mar

Onde ficar hospedado em Nazaré

Nossa dica de hospedagem é o Miramar Hotel & Spa, com ótimos custo-benefício. O hotel 4 estrelas oferece vista para a cidade e para o mar, piscina, spa e restaurante também com vista.

Os quartos são simples, mas bastante confortáveis. O spa é excelente e o preço está abaixo da média para um hotel 4 estrelas. Reserve agora seu hotel e viaje tranquilo.

Aproveitando bastante a piscina, o spa e restaurante do hotel automaticamente você já saberá o que fazer em Nazaré.

o que fazer em Nazaré
Dica do que fazer em Nazaré: hospedar-se no Miramar Hotel e Spa

Ondas Gigantes de Nazaré

Dez entre dez visitantes em Nazaré estão em busca de sentir a força da natureza e ver as famosas ondas gigantes. E essa é uma das maiores dicas do que fazer em Nazaré, mas esse encontro depende de uma pitada de sorte. E do período da viagem.

A temporada geralmente acontece de Outubro a Março, estendendo-se até Abril em alguns anos.

Assim, apesar de a janela ser grande, somente por alguns dias a onda gigante quebra no Farol e na Praia do Norte. Por isso, para aumentar a probabilidade de ver as ondas gigantes, recomenda-se que seja programada uma estadia de 2 a 3 semanas pela região.

Historicamente, os grandes swells acontecem de 1 a 6 vezes por mês, sendo na Praia do Norte que acontece o campeonato da WSL de Ondas Gigantes.

o que fazer em Nazaréo que fazer em Nazaréo que fazer em Nazaré

Pois bem, os brasileiros estão se destacando e ganhando cada vez mais respeito na modalidade de ondas gigantes. Lucas Chianca, Pedro Calado, Pedro Scooby, Carlos Burle e Maia Gabeira (nova moradora da cidade) são nossos principais representantes.

E em 2017, Rodrigo Koxa bateu o recorde mundial de maior onda gigante surfada, com 24,38 metros.

Ao mesmo tempo em que a sorte é uma variável importante para encontrar as gigantes de Nazaré, é fato que esse pequeno vilarejo de pescadores é um dos lugares imperdíveis de Portugal, com ou sem elas!

Enfim, seu lado religioso, gastronômico e tradicional fazem valer cada minuto da visita.

Gostou das dicas do que fazer em Nazaré?

Se estiver planejando um Roteiro completo por Portugal não deixe de ler também:

ÉVORA- ONDE FICAR HOSPEDADO

SINTRAbate e volta a partir de Lisboa

CASCAIS – o que fazer – passeio de 1 dia a partir de Lisboa

CABO DA ROCA – como ir e o que fazer

GUIMARÃES– aqui nasceu Portugal

PORTO – onde se hospedar no Porto

Roteiro de 2 dias no PORTO – o que fazer

2 dias em COIMBRA – o que fazer além de visitar a Universidade

Onde ficar em Coimbra – dica de hospedagem 3 estrelas

AVEIRO – o que fazer na Veneza Portuguesa

One comment on “Dicas do que fazer em Nazaré, Portugal

  1. Show! Dicas bem oportunas para o viajante encontrar conforto na estada em Nazaré não perdendo os eventos obrigatorios que a cidade oferece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *