Roteiro pela França: melhores cidades e regiões

Procurado um roteiro pela França com dicas das melhores cidades e regiões para conhecer? Nesse post trago dicas do que fazer nas principais cidades, onde ficar hospedado e por quanto tempo — em cada região do paísque já visitei.

A França sempre cativou os visitantes através de sua história, arquitetura, gastronomia e bons vinhos. Não à toa, é o país mais visitado do mundo, possuindo atrações para todos os gostos e épocas do ano.

Das praias às montanhas, dos campos de lavanda às pistas de esqui, do vinho à champanhe… tudo cai bem quando assunto é o savoir vivre francês.

roteiro pela França

Roteiro pela França – parte I

Separei o roteiro de acordo com as 13 regiões da França, indicando cidades, hotéis e quanto tempo ficar. Para mais detalhes de cada cidade, basta clicar sobre o nome dela.

Região Île-de-France

Île de France é uma das regiões mais visitadas da França afinal, Paris, Versalhes, a Eurodisney e outras cidades no entorno movimentam bastante o turismo local.

Aqui você encontra várias dicas sobre PARIS.

PROVINS – Há apenas 1:20 de Paris a cidade medieval de Provins oferece uma viagem no tempo. É uma verdadeira aula de história a céu aberto e a gente se sente dentro de um burgo. O ideal é ficar 1 dia ou fazer um bate-e-volta desde Paris.

roteiro pela França

Onde ficar: a dica é o charmoso e acolhedor Hotel Relais du Silence, mas o Le César Hotel é uma opção mais em conta. Ambos são confortáveis e bem localizados.

VERSALHES – Imprescindível para entender o desenrolar da Revolução Francesa, o Castelo de Versalhes e seus jardins são o maior e mais belo exemplar de como vivia a Monarquia Francesa. É fácil chegar em Versalhes e o passeio pode ser feito como um bate-e-volta saindo de Paris ou, para ver tudo com calma, o ideal seria dormir um dia na cidade.

Onde ficar: a dica são os sempre agradáveis e impecáveis Mercure Versailles Château e Novotel Château de Versailles.

Eurodisney – 45 minutos ligam Paris ao mundo encantado da Disneylândia. Por isso é um passeio imperdível para quem viaja com crianças ou amigos em busca de diversão.

Região Centre Val de Loire

Considerada uma das regiões mais lindas do mundo, o Vale do Loire é reconhecido por sua beleza excepcional que mescla paisagens naturais com imponentes construções seculares. 300 castelos enfeitam a região, sendo um destino imperdível para quem vai à França.

É possível conhecer a região de trem, mas o ideal mesmo é percorrer o Vale do Loire de carro. Isso porque em algumas cidades é preciso fazer baldeação: descer do trem e pegar um ônibus ou van. Em outras cidades é preciso caminhar bastante da estação até o centro, onde ficam a maioria dos hotéis e restaurantes da cidade.

RESERVE SEU CARRO: pague em Reais, sem IOF e divida em 12x no cartão.

Aqui nesse post você encontra uma lista dos principais Castelos do Vale do Loire, para ajudar a escolher qual visitar.

AMBOISE – cidade que abrigou por muitos anos o gênio Leonardo da Vincci. Lá ficam localizados 2 dos castelos mais importantes da região. O Castelo de Amboise tem uma vista deslumbrante para o rio Loire, enquanto o Clos Lucé guarda os engenhos do gênio Leonardo da Vincci.

As principais cidades são Amboise, Tours, Blois, Chambord, Villandry e Chenonceau.

Recomendo 1 dia por cidade, 5 dias na região, pelo menos.

roteiro pela França

Onde ficar hospedado em Amboise a dica é ficar hospedado no Les Clos D’Amboise, Inter-Hotel Amboise ou o Novotel Amboise.

Região da Provence, Alpes-Côte d’ Azur

Praias, campos de lavanda e o glamaour de uma das regiões mais charmosas da França! Assim é  a região da Provence, Alpes-Côte d’ Azur.

Para aproveitar o auge da floração das lavandas julho e agosto são os meses recomendados. Aliás, nessa época é verão e o clima é ideal para aproveitar o famoso Gorges du Verdon, e outras cidades como Nice e Aix-em-Provence.

MARSELHA -Nessa região eu conheci apenas Marselha, segunda cidade mais populosa da França e de profundas raízes histórico- culturais.  Sem dúvida as calanques vão fazer você querer voltar para a Provence e explorar muito mais. Talvez essa seja a região que eu mais tenho vontade de voltar e explorar na França.

Quanto tempo: 2 a 3 dias em Marselha, 1 semana na região.

roteiro pela França

Onde se hospedar: a melhor região para ficar hospedado em Marselha é no Vieux Port. É o ponto ideal para ir a restaurantes e conhecer atrações. Mas por ser uma região mais badalada, os preços costumam ser um pouco mais elevados. As indicações são o Novotel Vieux-Port, o Escale Oceania e o Newhotel Vieux-Port.

Região da Alsace e Champagne-Ardenne e Lorraine

Localizada há 1 hora de TGV de Paris, a região da Alsácia e Champagne-Ardenne é uma das regiões mais agradáveis para explorar a França. Em meio a vinhedos, taças de vinho e champanhe, encontram-se algumas das principais cidades turísticas da França: Estrasburgo, Reims, Metz, Nancy, Colmar e Épernay.

Essa também é uma região ideal para ser explorada de carro, parando em cidades menores como.

RESERVE SEU CARRO: pague em Reais, sem IOF e divida em 12x no cartão.

REIMS – famosa pela produção da Champagne, Reims é uma cidade com uma grande importância histórica e alguns patrimônios da humanidade declarados pela UNESCO. É uma cidade razoavelmente pequena, cujos principais pontos turísticos podem ser visitados em um dia.

Quantos tempo: 1 a 2 dias, mas se a ideia for explorar algumas caves e vinícolas, o ideal mesmo é reservar pelo menos 3 dias inteiros entre Reims e Épernay.

roteiro pela França
Reims também não pode faltar no roteiro pela França

Onde ficar hospedado em Reims: minha sugestão fica entre o Best Western Premier, Mercure Reims Centre e Holiday Inn. Os 3 são excelentes pelo conforto, localização e custo benefício.

ESTRASBOURGO – cidade na fronteira com Alemanha e com uma arquitetura típica bem interessante. Às vezes a gente até esquece que está na França… Não deixem de incluir Estrasburgo ao roteiro (e de ler nossas dicas do que fazer por lá). Dois dias são suficientes, mas vale emendar com a região acima.

roteiro pela França

Onde ficar hospedado: Hotel Gutenberg, Hotel Cathédrale ou Hotel Hannong. Excelentes!

Roteiro pela França – parte II

Região da Bretanha

Terra dos celtas e bretões, essa é uma das regiões mais surpreendentes de toda a França. Além de ser um dos poucos lugares onde se fala dois idiomas, o francês e o bretão, a Bretanha também é a terra dos deliciosos crêpes e galettes.

Na última viagem pelo país incluí a visita a duas cidades: Rennes e Saint Malo. e não posso deixar de recomendar que você as inclua no seu roteiro pela França.

RENNES – capital da Bretanha e cidade universitária com características peculiares, Rennes é uma cidade agradável para passear e observar o modo de vida dos franceses. A arquitetura típica é um charme e rende lindas fotos.

roteiro pela França

Onde ficar hospedado: para ficar bem próximo da maioria das atrações, Hotel de Nemours ou o Mercure Rennes Place Bretagne.

SAINT MALO – a cidade murada dos piratas e corsários tem praias e grandes variações de maré. Gostei tanto de lá que recomendo ficar pelo menos 2 dias inteiros — ainda que seja possível percorrer seu centro histórico em algumas horas. Expliquei tudo aqui no post sobre Saint-Malo.

roteiro pela França

Onde ficar hospedado em Saint- Malo: sem dúvida a melhor localização é intramuros. O Hotel de l’Univers e Hotel Chateaubriand são 2 ótimas opções.

Leia aqui um post especial sobre onde ficar em Saint Malo

Região da Normandia

A região que entrou para a história por conta do Dia D durante a Segunda Guerra Mundial continua atraindo interessados no assunto, mas tem como principal atração turística o Mont Saint Michel – aliás, um dos pontos turísticos mais visitados do país.

Se vocês é do time que já foi a Paris mas nunca visitou o Mont Saint Michel… não perca tempo! Vá o quanto antes, mas não sem antes ler esse post.

Além do monte, outras cidades interessantes na Normandia são Le Havre, cujo centro histórico é patrimônio da UNESCO, Rouen, Caen e Èvreux.

Não deixe de visitar GIVERNY, a cidade imortalizada por Monet em várias de suas telas. Fica tão pertinho de Paris e merece um bate-e-volta.

roteiro pela França
Próxima de Paris, Giverny é certeza em um roteiro pela França

Região de Auvergne-Rhône-Alpes

Lyon, Grenoble, Annecy, Clermont Ferrand, Cichy e Annemasse são algumas das cidades mais importantes da região. Situada na fronteira com a Suíça e como o nome diz, os Alpes marcam o lugar. Aliás, quem gosta de frio, neve e montanha precisa ler esse post sobre VAL D’ISÈRE.

No post tem dicas de hotéis bem bacanas para ficar hospedado.

roteiro pela França
Esquiar é sem dúvida uma atração imperdível de um roteiro pela França

Roteiro pela França – parte III

Pois bem, além dessas há outras 6 regiões que valem a visita, claro! Mas ainda não tive oportunidade de conhecer. Assim que eu for, volto aqui pra completar esse roteiro pela França.

Mas espero já ter falado das principais cidades visitadas pelos brasileiros.

Bourgogne e sua capital Dijon.

Pays de la Loire, cuja capital Nantes é a sexta maior cidade da França.

Occitanie. Toulouse, a quarta maior cidade da França possui 2 patrimônios da Unesco: o canal do midi e a basílica de Saint-Sernin. A região tem os Pirineus, o rio Ródano e também a oitava maior cidade do país, Montpellier.

Hauts de France com Lille, principal cidade do Norte do país.

com Bordeaux, Limoge, Poitier, La Rochelle, cidades mais turísticas.

Córsega, quarta maior ilha do mediterrâneo, separada da Sardenha por alguns poucos km.

Então, se gostou desse roteiro pela França deixe um comentário, dúvida ou sugestão aqui. E siga a gente no Instagram do @naduvidaembarque!

Bisous e au revoir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *