Situada às margens do rio Loire, no coração da França, Amboise é uma das cidades que integra a região dos castelos reais, listada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Suas principais atrações são o Castelo Real de Amboise, o Castelo de Clos Lucé, seu Centro Histórico com a Torre do Relógio, a Igreja de Saint-Dennis e o prédio da Prefeitura.
Chegada em Amboise
É possível chegar a Amboise a partir de Paris em aproximadamente 1:40h, de trem. É uma boa opção para um bate-e-volta, mas se já estiver hospedado em Tours, melhor ainda: o trajeto de trem demora apenas 20 minutos. Descendo na estação de Amboise, siga as placas, atravesse a ponte sobre o rio Loire e lá estará o Castelo de Amboise, imponente na paisagem!
O Castelo Real de Amboise, sólida construção majestosa no alto de uma colina, seu gramado impecável e a vista sobre a cidade e o rio Loire, conseguem recriar a atmosfera da realeza e nos fazem viajar no tempo… O prédio foi uma fortaleza medieval que se transformou em residência real no final do século XV.
A convite do Rei da França, muitos artistas e intelectuais se juntaram à Corte de Amboise, como o gênio Leonardo da Vinci, que viveu no Castelo de Clos Lucé e cujo túmulo está na capela deste castelo. Passeio imperdível!
Lá do alto da colina, na área do castelo, é possível avistar, de um lado, o rio Loire e, do outro lado, a cidade de Amboise, com suas construções padronizadas e estilosas.
Depois de conhecer todo o castelo e fazer uma pausa para almoçar, siga para o Castelo de Clos Lucé, também chamado de Parque Leonardo da Vinci, batizado em homenagem a seu ilustre morador. Há placas indicando o caminho, que leva no máximo uns dez minutos, em um agradável passeio pelas ruas da cidade. Como dissemos, a convite do Rei Francisco I, da Vinci se instalou no castelo e passou a trabalhar e viver durante os três últimos anos de sua vida.
É possível visitar seu quarto, sua cozinha (a curiosidade é que ele era vegetariano) e as salas de exposições com suas fabulosas máquinas. No parque e jardins estão espalhadas algumas das maiores criações artísticas e invenções do gênio italiano.
Mas o ponto alto é a sala das maquetes que são, na verdade, 4 salas no subsolo do palácio, inteiramente dedicadas às invenções de Leonardo. A IBM decidiu que 40 de suas invenções seriam tiradas do papel e recriadas, em tamanho natural. O impressionante é sua capacidade de criação 400 anos antes de outras pessoas pensarem nos mesmos equipamentos. Considerado um engenheiro à frente de seu tempo, Leonardo conseguiu projetar carro, tanque de guerra, metralhadora, helicóptero, paraquedas, asa-delta, ponte elevadiça, dentre muitos outros inventos.
Uma curiosidade sobre Leonardo da Vinci: quando aceitou o convite para morar na França, mudando-se para o Clos Lucé, ele levou consigo 3 de suas telas principais: La Gioconda (a famosa Monalisa, hoje no Museu do Louvre), La Sante-Ane e Le Saint-Jean-Baptiste; todas já estiveram penduradas nas paredes daquele maravilhoso e tranquilo castelo.
Considero esse um dos castelos mais interessantes de toda a região do Vale do Loire — se quiser saber mais sobre ela leia nosso post— pois exalta, como poucos lugares, a grandiosidade e genialidade do artista e inventor italiano.
Depois de conhecer esses dois castelos, perca-se pelas agradáveis ruas dessa típica cidade francesa. O centro, repleto de lojas, restaurantes e cafés, é um convite a uma pause-café… Observe também como o símbolo da flor-de-lis está presente por toda a cidade, principalmente nas lojas onde são vendidos diversos tipos de souvenirs que remetem à realeza francesa.
Vai Viajar? Então faça seu Seguro Viagem!
0 comments on “Amboise- Invenção e arte no Vale do Loire”
1 Pings/Trackbacks for "Amboise- Invenção e arte no Vale do Loire"
[…] Amboise […]