Importante região vinicultora e turística dos Estados Unidos, o Vale de Santa Ynez (ou Santa Inés), na Califórnia, ficou mundialmente conhecido por ter sido o local onde foi filmado o filme “Sideways: entre umas e outras”, embora o roteiro se passasse em Napa Valley, outra região famosa pela excelente qualidade de seus vinhos, ao Norte do Estado.
O clima ameno, a temperatura e o tipo de solo fazem com que as uvas Pinot Noir, Cabernet Sauvignon e Merlot se desenvolvam muito bem na região, conferindo características únicas aos vinhos lá produzidos e fazendo com que a região ganhe cada vez mais fama e importância no mercado de vinhos.
Para ter um dia perfeito — como aqueles de filmes — basta escolher entre as dezenas de vinícolas e aproveitar seus restaurantes, tasting rooms e parreirais; mas tente se organizar e escolher com antecedência quais vinícolas pretende visitar, já que uma pode ficar a muitos quilômetros da outra. Afinal, em uma região rural (embora tão pertinho da praia), o que prevalecem na paisagem são fazendas e mais fazendas.
Escolhendo vinícolas no Vale de Santa Ynez
Aquela dica se beber não dirija está valendo aqui também! Nem preciso falar como é sério descumprir essa lei nos Estados Unidos, né?! Portanto, se todos quiserem beber, o ideal é visitar as vinícolas em excursões. Existem várias delas e nos sites oficiais de algumas vinícolas é possível reservar shuttles. Também há serviços similares de táxi, motorista e até limosine.
Não sou enóloga, nem grande consumidora, e por isso escolhi três vinícolas com os critérios de estrutura e degustação; mas são apenas sugestões, diante da enorme quantidade e qualidade de fazendas vinícolas da região. Seguem também os endereços para colocar no GPS e não se perder.
De todas, a Sunstone Vineyards (125 Refugio Road) foi a que achei mais agradável e a com maior espaço para os visitantes. Eles oferecem degustação no balcão, mas você pode optar por se sentar em uma das mesas do lado de fora. Também é possível conhecer as caves.
A Firestone Vineyard (5017 Zaca Station Road – Los Olivos) é a maior produtora de vinhos da Região. A vinícola pertence à família Firestone —aquela, sabe? — dona da maior empresa de pneus dos Estados Unidos durante cerca de 80 anos. Definitivamente, o know-how em administração faz essa família brilhante em todas as áreas, da borracha aos vinhos!
A área plantada é bem grande, realmente a maior que vimos, e a área de degustação, climatizada e bastante agradável. Ideal para quem está indo com grupos maiores.
A Brander Vineyard (2401 North Refugio Road) oferece vinhos premiados em uma prédio construído ao estilo francês; Essa vinícola é menor e mais aconchegante, e oferece menos variedade.
A região do Vale de Santa Ynez pode ser visitada a partir de várias cidades, mas para quem estiver fazendo a viagem da costa da Califórnia pela Highway 1, é parada obrigatória por um ou dois dias, no mínimo.
É possível ficar hospedado em várias cidades como Los Olivos, Solvang ou até mesmo em Santa Barbara e dirigir alguns quilômetros até as vinícolas da região. De Los Angeles são aproximadamente 2:40h, o que torna possível um bate-e-volta de um dia, para curtir as vinícolas. O ideal mesmo é ficar hospedado na região.
O Vale é muito desenvolvido e tem uma vocação natural para o turismo: além das vinícolas, que certamente são o principal atrativo, há ranchos, galerias de arte, museus, passeio de balão, compras, praias e muito mais!
Uma das atrações mais importantes da região do Vale de Santa Ynez é a Old Mission Santa Ynez, assim como as demais missiones existentes na Califórnia. Vale a pena parar, entrar e conhecer mais sobre a história do povoamento pelos espanhóis e padres Franciscanos no Estado inteiro.
O prédio em ótimo estado de conservação é datado originalmente de 1804, sofreu grandes danos com o terremoto de 1812 e passou por restaurações ao longo do tempo para manter a história e a cultura dessa Mission, que foi a 19ª entre as 21 instaladas em toda a Califórnia. No museu há muitos objetos originais de índios e jesuítas, como pinturas, vestimentas, manuscritos, armas e utensílios domésticos. Em cada um desses artefatos, a gente encontra um pedacinho da fonte dessa rica cultura, que hoje une um pouco de cada um.
Outra atração que surpreende quem está dirigindo pela estrada é o Cachuma Lake, a caminho de Santa Ynez. É preciso estar atento à pequena placa que indica o local; caso contrário, passa direto e nem percebe.
O lago Cachuma surgiu artificialmente com a construção da represa em 1953. Os moradores da região e os turistas locais gostam de realizar atividades no lago e no parque que há no entorno, tais como camping, recreação, trilhas e diversos esportes mas para isso, deve-se ir preparado com protetor solar, repelente de insetos, sapatos e roupas apropriadas.Parece ótimo, mas estávamos só de passagem mesmo…
Além da perfeita combinação entre vinhos e praias, uma das melhores surpresas da viagem foi passar pela cidade de Solvang, um pedacinho da Europa nos Estados Unidos. A cidade de colonização dinamarquesa recria uma cidade típica, utilizando até mesmo nomes de Dinamarqueses ilustres para as ruas e atrações.
Depois de lerem os posts sobre Santa Barbara e Solvang, e agora este, sobre o Vale de Santa Ynez, será difícil não querer visitar essa região da Califórnia. E mais: ainda terá que saber lidar com a vontade de voltar várias vezes.
Vai Viajar? Não esqueça de fazer seu Seguro Viagem!
Gostei muito do comentário.
Estou pensando visitar.
Ja passei por Santa Barbara e Solvang porem só de passagem quando estavamos indo a São Francisco. Pernoitamos e tomamos café com as panquecas maravilhosas de solvang.
como estou procurando um passeio para o periodo do Natal gostaria de saber se as viniculas ficam abertas nesta época. Vou estar la no final de semana, dia 23 e 24 de dezembro. Será que é um bom programa?