Saint Malo, o que fazer na Bretanha

Aqui você encontra dicas de como chegar, onde ficar hospedado e o que fazer em Saint Malo, cidade localizada na região da Bretanha, França, e a uma hora de carro do icônico Mont Saint-Michel. Vale demais fazer um roteiro por essa região da França!

A cidade murada de Saint Malo parece ter saído das páginas de um livro, daqueles que contam histórias de  piratas e corsários, falam sobre o mar e as variações de maré. Aliás, por causa dessa variação é possível ver paisagens bem diferentes, dependendo do dia e da hora em que você estiver em Saint Malo.

A parte murada da cidade é pequena e pode ser percorrida a pé, em 3 ou 4 horas, mas vale incluir pelo menos 1 noite na cidade, para observar a variação da maré.

Saint Malo o que fazer na Bretanha

Saint Malo

Como chegar a Saint Malo

Saint Malo é uma boa cidade para explorar a região da Bretanha e também visitar o Mont Saint-Michel, na Normandia. Antes de tudo vamos ver como chegar até lá.

De Paris há um TGV que faz o trajeto em 2:30 horas. De carro o trajeto é mais demorado: 4 horas de estrada!

Já para quem já estiver na região da Bretanha, as distâncias são menores. De Rennes, o trajeto em TGV leva 1:00 hora ( o mesmo tempo de carro) e, saindo de Nantes, o trajeto leva 2:35  horas, no TGV, e 2 horas de carro.

A maioria dos turistas não sabe, mas Saint Malo também é base para conhecer o sul da Inglaterra. Isso mesmo! Existem ferries saindo diariamente de/para Portsmouth e enquanto estive na cidade vi muitos ingleses passeando por lá.

Muralha da cidade

Datada do século XII, a muralha circunda toda a cidade, sendo possível caminhar sobre ela. De pontos em pontos há escadas para subir e descer às ramparts, como são chamadas.

Dentre as atrações e opções do que fazer em Saint Malo, talvez esse seja o passeio mais agradável e que garante bons ângulos, tanto para a cidade quanto para o mar. É o que diferencia a cidade de todas as outras que conheci na França.

Saint Malo o que fazer na Bretanha Saint Malo o que fazer na Bretanha

Percorri toda a muralha duas vezes: à tarde, quando a maré estava alta e de manhã, com a maré baixa. Vi duas cidades diferentes e por isso digo que é interessante ficar hospedado pelo menos 1 noite na cidade. Aliás, a mesma dica vale para o Mont Saint Michel!

No primeiro dia, com a maré alta, não era possível atravessar até a Grand Bé, nem mesmo avistar a piscina construída dentro do mar. No dia seguinte, quando a maré baixou, a piscina ficou visível e atravessei até a ilha Grand Bé para visitar o Forte de Saint Malo.

Saint Malo o que fazer na Bretanha Saint Malo o que fazer na BretanhaSaint Malo o que fazer na Bretanha

Praias

Como todo balneário de verão que se preze, Saint Malo possui ótimas praias, banhadas pelo Oceano Atlântico e localizadas de 15 a 25 minutos de caminhada da cidade murada. O verão é a melhor época, sendo também a época mais cheia, quando a população da cidade chega a triplicar.

Se tiver com pouco tempo e quiser curtir uma praia próxima da muralha, a praia do Bom Secours é a melhor opção.

Aliás, nessa praia foi construída uma piscina para manter os banhistas seguros da variação da maré. Todos os dias a água salgada da piscina é renovada naturalmente.

Saint Malo o que fazer na Bretanha Saint Malo o que fazer na Bretanha

A piscina foi construída justamente para dar mais segurança às pessoas que queriam entrar no mar. Então, por isso, há um trampolim e salva-vidas tomando conta do espaço durante o dia.

Praça Chateaubriand

Na Praça Chateaubriand é onde ficam vários restaurantes, hotéis e artistas de rua se apresentando. Esse é o point de Saint Malo, sendo também a entrada principal da cidade  murada.

Nessa Praça também fica localizado o Hotel de Ville, prédio da Prefeitura que funcionava como antigo castelo e, hoje, abriga o Museu de História da cidade.

Saint Malo o que fazer na Bretanha Saint Malo o que fazer na Bretanha

Ruas da cidade murada

As ruas internas da cidade murada são ótimas para caminhar e sentir a joie de vivre francesa. Ente um crepe e outro, vale observar a arquitetura, o modo de vida e as lojas que vendem produtos típicos da Bretanha.

Essa é uma região cheia de características peculiares e por isso os bretões se orgulham muito de sua história!

Saint Malo o que fazer na BretanhaSaint Malo o que fazer na Bretanha

Catedral Saint Vicent de Saragosse

Observe também a Catedral de Saint Vicent de Saragosse, construída a partir do século XII, mesma época da construção da muralha. Sua arquitetura mescla os estilos românico e gótico e constitui monumento histórico da França.

Em seu interior está o túmulo de Jacques Cartier, que descobriu o Canadá, e foi o mais célebre cidadão de Saint Malo. A igreja sofreu ataques durante a 2ª Guerra e foi completamente restaurada.

Saint Malo o que fazer na Bretanha

Compras

Impossível visitar Saint Malo sem comprar ao menos um produto local, seja uma simples blusinha listrada ao estilo navy da Brise-Lames (você vai se sentir quase obrigado a usar uma roupa nesse estilo… rsrs A minha blusa listrada eu já tinha e, claro, tive que usar), um casaco corta-vento da loja Esprit de la Mer ou algumas das bolsas da Vent de Voyage, feitas de material de vela, super resistentes e lindas.

Saint Malo o que fazer na Bretanha

A primeira vez que conheci essas bolsas foi em Portland, no Maine, mas eram de outra marca. Na verdade, foram criadas em Saint Malo.

Além de blusas, casacos e bolsas, há várias lojas de produtos regionais da Bretanha como biscoitos amanteigados, geleias e as famosas balas de caramelo com manteiga salgada.

Maison du Québec

A Maison du Québec é um espaço criado pelo Governo de Quebec (Canadá) para integrar e estreitar os laços entre os países de língua francesa. Saint Malo foi a cidade escolhida por ser a cidade natal do navegador Jacques Cartier, que descobriu o Canadá.

Pois bem, o espaço conta com exposições, concertos e conferências e oferece suporte aos interessados em saber mais detalhes sobre estudo e trabalho no Canadá.

Saint Malo o que fazer na Bretanha Saint Malo o que fazer na Bretanha

Fora da muralha de Saint Malo

Saindo da área intramuros, pela saída principal, logo vemos a marina repleta de barcos e um cassino. No Centro da cidade, há o Aquário de Saint Malo, conhecido por ser um dos melhores da Europa. Para chegar lá é preciso pegar um transporte público e o ingresso custa €16,50.

Saint Malo o que fazer na BretanhaSaint Malo o que fazer na Bretanha

Trem turístico

Também há um trenzinho que faz um percurso por dentro e por fora da cidade murada. Tirando alguns detalhes interessantes que são narrados ao longo do percurso, não é possível ter uma boa vista sentado no trem. Isso porque as ruas são estreitas e não há muita perspectiva. Então… é melhor mesmo caminhar pela cidade.

De qualquer forma, se você quiser fazer esse passeio, sente na ponta, do lado esquerdo, e nunca virado de costas. O bilhete custa € 6,50.

Saint Malo o que fazer na Bretanha

Talvez e antes de tudo, a dica mais importante de todas seja onde ficar hospedado em Saint Malo. Isso porque é dentro da cidade murada que rola o agito turístico e onde está concentrado todo o charme de Saint-Malo, com restaurantes, creperias e lojas de produtos típicos da Bretanha. Ou seja: fique hospedado intramuros!

Onde ficar hospedado em Saint Malo

Em qualquer lugar dentro da cidade murada você estará bem localizado, mas quanto mais próximo à Praça Chateaubriand  melhor, pois é ali que fica o principal portão de entrada da cidade.

Nessa praça há 2 hotéis, o Hotel de L’Univers e o Hotel Chateaubriand, considerado um dos melhores hotéis de Saint-Malo. FAÇA SUA RESERVA AQUI

Saint Malo o que fazer na Bretanha
Hotel de l’ Univers e Hotel Chateaubriand ao fundo

Outras opções intramuros são o 3 estrelas Ibis Styles e o Hotel de la Cité além do 4 estrelas Golden Tulip.

A vantagem de ficar dentro da cidade murada é economizar tempo e dinheiro nos deslocamentos. Em compensação, a hospedagem nessa área é um pouco mais cara. Mas como o ideal é ficar só uma ou das noites, compensa o investimento.

GARANTA SUA HOSPEDAGEM AQUI

Saint Malo o que fazer na Bretanha
Hotel Ibis Styles, ótimo preço e localização

Onde comer em Saint Malo

Sem dúvida, comer é uma das melhores partes dessa viagem. Como uma cidade banhada pelo mar, é natural que os frutos do mar sejam abundantes e por aqui as ostras dominam.

O crepe também é um prato originário da Bretanha, feito com farinha de trigo escura. Mas também há crepes feitos com farinha de trigo branca (como estamos acostumados).

Bem, se você estiver hospedado dentro da cidade murada não será difícil encontrar restaurantes, hamburguerias, cafés e creperias. Há muitos espalhados por toda a cidade, literalmente um ao lado do outro.

Como sobremesa, não deixe de provar as balas de caramelo com manteiga salgada, outro produto típico da Bretanha.

Saint Malo o que fazer na BretanhaSaint Malo o que fazer na Bretanha

Por fim, se você gosta da França e pretende explorar mais o país, não deixe de ler esses posts

PARIS

VERSALHES

REIMS

ESTRASBURGO

GIVERNY

PROVINS

AMBOISE

VALE DO LOIRE

MARSELHA

Saint Malo o que fazer na Bretanha
Ruas da cidade muralha de Saint Malo 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *